O que garante que meu provedor não utilize meus dados de forma imprópria?

Sei que meu provedor de internet vê os sites que acesso, mas o que garante que eles não abram esses dados pra terceiros, por exemplo, pra direcionar anúncios ou outros? Funciona igual sigilo telefônico?

Na verdade, nada.

Marco Civil da Internet. Lei 12.965, art. 7º:

VII - não fornecimento a terceiros de seus dados pessoais, inclusive registros de conexão, e de acesso a aplicações de internet, salvo mediante consentimento livre, expresso e informado ou nas hipóteses previstas em lei;

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm

E aí precisa ler o contrato do seu provedor para ver se você deu consentimento. Normalmente não tem nada sobre isso, então em teoria não poderiam fornecer.

3 curtidas

Valeu @higa, sempre rápido nas respostas. Mas aí dá a entender que eles não podem divulgar, já que é um direito do usuário. Você fala isso porque não preveem penalidades?

1 curtida

Eles podem fazer o que eles quiserem com os seus dados caso você tenha consentido.
E pode muito bem ser que você tenha consentido ao aceitar o contrato de serviço deles.

Eles também podem fazer o que quiserem com os seus dados debaixo dos panos. Basta eles não serem pegos.

1 curtida

Entendi agora. Valeu pela tradução do “juridiquês”. Mas se o contrato não fala nada, então, não podem fazer compartilhar.

1 curtida

Legalmente falando, eles não podem se você não deu autorização expressa.

Ilegalmente falando, eles fazem o que for mais lucrativo.
Se a oferta pelos dados dos clientes for maior do que a penalidade pela infração, pode ser que o provedor opte por repassar os dados mesmo correndo os riscos de ser pego e punido.

DoH e DoT, tiram do seu provedor e mandam pra um Cloudflare da vida.

Aquele clássico exemplo do “É proibido, mas se quiser pode”

O que nos garante é que eles juram pela mãe deles que não fazem…

1 curtida

Usei o 1.1.1.1 por algum tempo, mas teve uma vez que ficou fora do ar e tirei. Vou por de volta. Mas só consigo fazer funcionar o DoH, o DoT não funciona. No celular é só usar o app.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.