O que fazer com a operadora quando nem a Anatel resolve?

Resumindo a história: contratei um plano de Internet pós paga 4G da Claro(pra usar num modem) por R$119,99 em abril, desde então o todo mês vem um valor maior, R$159,99. Ligava no atendimento, diziam que estava errado mesmo e arrumavam. Se repetiu duas vezes, liguei na ouvidoria e consertaram. Após consertarem na ouvidoria no mês seguinte veio errado de novo. Abri reclamação na Anatel, a atendente da Claro entrou em contato comigo reconhecendo o erro e dizendo que agora estava resolvido de vez. Eis que hoje me chega a fatura errada novamente.

Se eu ligar no atendimento vão arrumar a desse mês, mas pelo andar da carruagem mês que vem virá errado de novo. Há mais algum recurso a ser feito? Por que até na Anatel já falei :joy:, já passaram com algo parecido?

Pode tentar no Consumidor.gov.br, meio que um ReclameAqui onde as empresas são obrigadas a solucionar o problema rsrs

4 curtidas

minha irmã passou por isso quando ela e o marido tinham plano pós pago da Oi, nada resolveu, no fim quando deu 1 ano e ela já podia sair sem pagar muita, foi oque fez, e nunca mais voltou para a Oi

1 curtida

@LekyChan Pior que nem tenho fidelidade, o que me prende mesmo é que é a melhor oferta da região, preço razoável e só diminui a velocidade ao término da franquia, ao invés de cortar.

1 curtida

@akahalls não sei seria um órgão mais alto que a Anatel, mas vou tentar por ele sim, valeu. Vai que agora resolve :joy:

Tu sabe que tem direito a estorno em dobro do valor cobrado de forma indevida, minha dica pra ser chato com a operadora é pagar e pedir a devolução em dobro no mês seguinte e seguir fazendo isso, eles vão se obrigar a resolver o problema pra não fica devolvendo o valor em dobro.

2 curtidas

Fácil fácil de resolver, procure um advogado ou, caso no momento não consiga arcar com um, alguma universidade com curso de direito. Eles têm aqueles estágios onde são fornecidos atendimentos gratuitos para a população.

Com ação judicial é bem fácil de encerrar essa lorota toda aí. Converse com quem lhe prestar assessoria, mas é bem provável que caiba, inclusive, pedido de indenização por dano moral (perturbação, cobrança indevida etc.).

consumidor.gov.br

1 curtida

Consumidor.gov.br, pois (ainda) não é manipulado pelas operadoras como na Anatel. Geralmente problema de cobrança indevida não demora muito pra resolver.

+1 pro consumidor.gov.br

Como é questão financeira, pode ser que lá resolva.

1 curtida

Essa é a melhor solução. E complemento: solicite o valor em dobro via Consumidor.gov.br, pois esse sistema é integrado aos PROCONs.

Ocorreu 2 vezes eu cancelo, sei que não vai resolver! Isso ou pago o valor e processo no pequenas causas e ganho o dobro do valor pago + danos morais! Esses caras não aprendem, sempre dão golpes.

1 curtida

Tive um problema desses com a NET: estava me cobrando $ 59,90 a mais todo mês e nunca corrigiram.
Solução: todo mês eu pagava e entrava com a reclamação da Anatel pedindo estorno em dobro. Já tinha separado tudo digitado e só adicionava novos prints.
Passei 1 ano e meio recebendo os estornos em dobro, até corrigirem.

3 curtidas

Cansei, farei isso também. Pelo menos terei esse “desconto”.

Caraca, é muita paciência pra fazer isso todo mês, mesmo que você esteja sendo estornado em dobro. Está sobrando grana pras operadoras ficar pagando 2 vezes o valor indevido ao cliente?

Obrigados não são. Não sei se viu meu post, mas lá não resolveram meu problema. No email após o fechamento da reclamação, fala isso:

No Consumidor.gov.br, o consumidor trata a sua demanda diretamente com o fornecedor reclamado. Não há intermediação de um Órgão de Defesa do Consumidor e, de forma individual, não está prevista nenhuma medida ou sanção direta à empresa que deixar de resolver uma reclamação por meio desta plataforma.

Então, a melhor coisa que se pode fazer é acionar a Justiça, é bom pesquisar melhor, mas acho que esse caso é como o meu: até 20 salários mínimos, não precisa de advogado. Caso o @mr.luizandre queira tirar dúvidas, é só ir à Defensoria Pública ou consultar o advogado particular.

Então, já tinha salvo no Bloco de Notas o texto da reclamação. Só adicionava o pdf da fatura. Gastava 5 minutos. Sim, tava com grana sobrando. Ganhei esse “desconto” por um bom tempo.

O valor a mais vem embutido no valor real do plano ou vem em separado? Se vier embutido, deve ser algum bug sistêmico que está fazendo isso. O correto é a operadora abrir chamado para a área de TI consertar isso.

Por que você não solicita cancelamento desse plano para ganhar 30% de desconto, durante 12 meses? Tem gente que fez isso e deu certo. Fiz isso com o controle da Claro e ganhei 30% de desconto, mas fiquei fidelizado.

Já tive bastante problemas com a Claro. Ainda bem que hoje em dia não a uso mais.