O que é o Widevine e por que você precisa dele? [DRM]

Originally published at: O que é o Widevine e por que você precisa dele? [DRM] – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Proteção de direitos autorais; saiba o que é Widevine e qual o motivo de utilizá-lo para evitar restrições no streaming

1 curtida

A ausência do suporte ao Widevine é um problema grave no Android x86, e o desenvolvedor já admitiu que não tem solução.
Simplesmente não dá pra usar a Netflix com ele.
Engraçado como várias TV Boxes de origem duvidosa (como as MXQ, MX9 e similares) funcionam a Netflix (não é nenhuma maravilha, mas funciona), e o Android x86 não (embora compreensível, dada a natureza do projeto).

1 curtida

Conseguir a certificação L3 parece ser bem fácil (situação da maioria dessas boxes chinesas desconhecidas), mas limita os vídeos a 480p, ou em alguns casos impede o funcionamento de alguns serviços por completo (Disney+, no início, funcionava somente em dispositivos com certificação L1, por exemplo).

Obter a tal certificação L1, no entanto, é bem mais complicado, lembro até do caso de um aparelho antigo da OnePlus (acho que era OnePlus) que saiu com Widevine L3 de fábrica e um tempo depois, quando obteram a certificação para torná-lo compatível com o L1, você precisava enviar o aparelho para a assistência técnica, pois não era possível ativar o suporte com uma atualização via OTA.

Sobre o Android x86, os processadores mais recentes da AMD (Ryzen pra frente) e Intel (6a geração pra frente) contam com um módulo de segurança TPM integrado, talvez seja possível uma implementação que tire proveito desse módulo para conseguir pelo menos o Widevine L3 futuramente…

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.