O que é NFT [non-fungible tokens]?

Originally published at: O que é NFT [non-fungible tokens]? – Internet – Tecnoblog

Saiba o que é NFT, os ativos digitais intangíveis em formato de token não fungíveis que estão movimentando milhões na Internet

Eu ainda acho algo bem ridículo isso aí, talvez com um Tecnocast falando sobre isso por uma hora eu mudasse minha opinião, mas já é a terceira matéria que leio sobre isso tentando entender o que levaria alguém a pagar por isso mas não entra na minha cabeça.
Quando eu vi que o primeiro tuíte tinha sido anunciado, eu achei que o comprador poderia editá-lo e colocar publicidade lá, então quando alguém fosse buscar pelo tuíte mais antigo veria algum link ou imagem, mas não, é simplesmente algo sem sentido que algumas pessoas com dinheiro sobrando estão pagando.

2 curtidas

Algo que pode virar um problema nesse inicio da popularização de NFTs é basicamente o de roubo de autoria.
Eu lembro de ter visto uma discussão no Twitter sobre arte de usuários do Twitter (gente que faz arte e posta no Twitter para divulgar) sendo transformadas em NFTs e vendidos por terceiros. Isso pode gerar um problema de confiança.

É tão ridículo quanto alguém aceitar pagar milhões pela primeira edição de uma carta de Magic ou de Pokemon, ou pagar mais pela edição limitada de alguma coisa.
Pra algumas pessoas essa limitação que torna um item raro (se não único) tem valor e existe um mercado pra isso.
O que o NFT faz é trazer essa limitação para o mundo digital.

Ou seja, é um novo jeito de enganar trouxas.

5 curtidas

Escassez artificial é coisa para enganar otário, sempre foi e sempre será.

2 curtidas

Enquanto tiver uma corrente de supostos otários dispostos a pagar um extra por essa escassez, o mercado vai continuar existindo.

Eu não ligo e não julgo quem vê valor nisso.

Mas a carta é algo que só você tem acesso, ela tem um valor mais alto ou mais baixo de acordo com o estado de conservação. Um tuíte está disponível para todo mundo, se pelo menos você pudesse comprar o tuíte e colocar seu nome como autor do primeiro tuíte, mas não, nem isso.
É quase como eu comprar um relógio raro que tem o nome de uma pessoa gravado nele, mas mesmo depois de comprado o relógio continua com aquela pessoa pra sempre. Eu apenas ganho o direito de dizer que aquele relógio é meu e de vender esse direito caso alguém tenha interesse.

Pelo que eu entendi, o NFT também é único, mas talvez em um sentido diferente.

O que é vendido como NFT seria o equivalente à carta física (com selo de primeira edição ou qualquer coisa que faça ele ter valor) enquanto a cópia do conteúdo do NFT que você e eu temos acesso sem comprar o NFT seria o equivalente a escanear e imprimir a carta fisica em casa.

A diferença entre o exemplo digital e o físico é que a unicidade do item digital está no blockchain enquanto que do item físico está em alguma característica física do item em si (inclusive podendo ser a sua mera existência).

O valor que essa unicidade gera depende basicamente das pessoas envolvidas. Eu e você não damos muito valor, mas parece que tem bastante gente que dá valor (talvez sja só especulativo, mas não deixa de ser valor).

@mobilon @higa um Tecnolcast sobre o assunto seria top hein. Confesso que ainda é muito vaga essa ideia pra mim, ainda não compreendi bem.

Só os boomer de cabeça fechada nos comentários. Quando o bitcoin surgiu falavam a mesma coisa. “Mas quem é o trouxa que vai comprar isso?”

Eu acho que o NFT é UMA solução, não A solução e pode não ser bem aplicável a tudo.

Lógico, como tudo que é novo, tem muita galhofa e animação. Vamos ver isso a longo prazo.

Tenho uma dúvida relacionada a esse caso do primeiro tweet, mas que também se aplica a outras vendas. Pelo que entendi quando a pessoa “compra” esse tweet, na verdade ela passa a ter a posso de um token, mas o que de fato liga esse token ao tweet comprado? O conteúdo ou alguma referência a ele está contida no token ou no blockchain de alguma forma?

A pessoa passa a adquirir o direito de dizer que comprou o primeiro Tweet, mas só isso. Ela não pode alterar, nem nada. Assim como no caso das outras obras, como o meme. Comprou o direito de dizer que comprou um meme, mas não muda o fato dele estar na internet disponível, a não ser que junto tenha a transferência de direitos autorais …

Valeu @Douglas_Knevitz, comecei a entender. Mas continuando nesse exemplo do tweet, ou do meme, se eu ver o token puramente, o dado, há alguma coisa ali (um link, uma referência, texto, qualquer coisa) que o ligue ao bem comprado? Ou é somente o “senso comum” que a posse do bem digital está ligado ao token XYZ?

Imagino que deva ter as informações necessárias pra assegurar a posse. Eu não sei nem por onde essa gente compra esses negócios.

Até agora os exemplos que tiveram foram de coisas que já existiam publicamente, e mesmo as criadas para serem vendidas por NFT também foram divulgadas, como o clip de 36s do DJ.

Sla, quanto mais eu penso nisso, mais me soa como a posse de algo que você não tem posse.

2 curtidas

É basicamente isso mesmo, mas no meio digital é difícil manter a propriedade de algo que não seja um domínio ou uma patente, e o mais próximo de se registrar isso de maneira descentralizada que não seja necessariamente Copyright foram as NFT.

Da uma olhada nos sites: Rarible, Zora, Open sea, Nifty e Gateway. Tem várias NFT lá para comprar usando Cripto

Vc copiou de alguém muito nerd este texto? Porque ninguém, incluindo vc, entendeu alguma coisa.

Quando eu soube dos NFTs, eu achei que rolava na Ethereum, mas acontece que um NFT pode ser criado em qualquer blockchain. O que deve ser uma informação levada em conta se alguém pretende comprar um NFT, uma vez que se criado em uma blockchain meia boca, pode ser que aconteça algum problema mais pra frente.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.