O que é H.264? Entenda o formato Advanced Video Coding (AVC)

Estou usando o OBS Studio para conversão de fitas VHS para MP4 ele usa compactação por hardware H.264 porém vem me gerando arquivos muito grandes (em torno de 2.5Gb/hora em 768x432px @29.97fps), alguém conhece um software que eu consiga fazer isso com um arquivo menor?
Antes eu usava o PowerCaptura que ocupa menos de 1Gb/hora porém a qualidade da imagem fica péssima em comparação ao OBS.

Lembro que a vários anos a briga era entre o h264 e o mkv que veio antes, porém era menos compatível e só rodava em PC. Realmente foi uma boa disputa, hoje o h264 é o padrão, apesar de ainda achar muito vídeo mvk por aí.

Acredito no seu caso que o problema é que VHS a qualidade não era boa e tem muita variação de um quadro para o outro, dando pra poupar bem menos espaço do que da pra fazer em vídeos mais novos em qualidade melhor.

Pelo menos isso é o que me vem a mente quando penso em casos como esse seu.

1 curtida

Precisaria ver todas as variáveis, pois não dá pra bater o martelo no que está causando arquivos grandes.

Até a qualidade da filmagem dos VHS entra nessa lista, pois se tiver muito ruído, gera muitos dados para serem gravados.
Outro item é em qual bitrate que está gravando, talvez está com um muito alto e o arquivo tenha a qualidade tão ruim que nem valha a pena.
Mais um fator é a qualidade do equipamento que está lendo o VHS e a qualidade da própria fita.

Não sei em que nível você está fazendo isso (profissional ou apenas arquivo pessoal), mas vejo 2 alternativas:

  1. reduzir o bitrate até um ponto onde não se note diferença visual (analisado quadro a quadro).
  2. usar o H265 e verificar se teve melhoria significativa.

Caso seja algo profissional, aí teria uma série de outras etapas pra entregar um arquivo mais “econômico”.

1 curtida

Que briga? MKV é só um container, você pode colocar vídeos codificados em diversos formatos dentro dele (incluindo o já mencionado H.264)…

Realmente @Tacioandrade e @xavier a qualidade dos originais tem muitos ruídos e por isso praticamente não deve estar havendo compactação, reparei que em fitas boas os arquivos estão bem menores.
Uso uma boa placa de captura da Dazzle e sempre mantenho os videocassete limpos e revisados, porém as fitas já venceram o prazo a uns bons anos então acho que não tem muito o que fazer.
Vou fazer ajustes na resolução e bitrate pra conseguir um equilíbrio melhor, obrigado pelas dicas.

Não sei qual o seu workflow, mas se for algo recorrente, experimente o Neat Video. É o denoiser mais consistente atualmente.

2 curtidas

não era MKV com MP4? e com mais tempo, com AVI, MPG-4, WMA e RMVB

a “discussões” que eu vi, qual player era melhor, VLC ou K-lite

Tenta usar compressão via software, que você consegue ajustar melhor os parâmetros.

1 curtida

A briga era ter vídeos no formato mp4 e no formato mkv e na época que lançou, nem todos os players passavam mkv, já o mp4 todos os que eu usava funcionavam.

1 curtida