O que é AV1? Tudo sobre a próxima geração de compressão de vídeo

1 curtida

Felipe Ventura + Paulo Higa = ótimo conteúdo.
Além do Emerson Alecrim

1 curtida

Curiosamente a Intel tá levando vantagem no mercado de GPUs com o AV1. Apesar do desempenho ruim em jogos, em compressão AV1 em tempo real eles deixam a AMD e a nVidia pra trás por muito.

O que muito streamer está fazendo, aliás, é usar GPU Intel pra streaming enquanto usa nVidia ou AMD pra jogatina.

E o melhor: GPU Intel tem um valor bem baixo considerando os seus concorrentes.

a GPU de entrada da Intel, a Arc 380 já têm decode e encod do AV1

pelo jeito, foi somente a intel que levou realmente a sério o AV1

Pena que os artigos deles estão cada vez mais raros.

TVs da Samsung tem AV1 desde 2020. Não sei como tá as da LG e outras.

Inclusive, Netflix em TV Samsung 2020+ usa AV1 por padrão faz um bom tempo já.

Usar AV1 é muito diferente de ter codificação e decodificação via hardware.

Decodificação de AV1 acelerada por hardware, de fato, já existe faz um bom tempo. A novidade tá sendo codificação por hardware, que só recentemente começaram a surgir dispositivos compatíveis…

Mas TV Samsung tem exatamente decodificação via hardware desde 2020 do AV1. É exatamente disso que estou falando.

LG tb têm, pelos a única que fui olhar, a C2

O que falei da Intel, é dela já colocar nas gpus, tanto codificar quando decodificar

Nvidia e amd por serem mais focadas em GPUs, colocaram por partes, o mesmo sendo feito por outros fabricantes de hardware

Apple se recusarem colocar

As placas de vídeo da Intel são capazes de compactar em AV1 nativamente via hardware. E isso está se mostrando vantajoso porque os serviços de streaming (Twitch principalmente) se tornaram compatíveis com o protocolo.

As vantagens? Como o protocolo consegue mais compressão sem perda de qualidade, a quantidade de tráfego que o serviço é capaz de comportar aumenta. Fora que como o protocolo é livre de royalties, os custos diminuem ainda mais.

Quando ela lançou as placas, eram as únicas que faziam isso via hardware, mas foi um produto tão mal otimizado, que acabou passando batido (principalmente pra brasileiros).
Na gringa, teve alguns que chegaram a utilizar 2 placas, sendo uma delas as Intel, só pra fazer o streaming.

Mas aí a Nvidia lançou a RTX 4000 e a AMD com as RX 7000 e trouxe o mesmo benefício, algumas vezes até superando a Intel (e chocando zero pessoas).

A Intel flopou no quesito 3D em games (apesar que já melhoraram bastante as coisas, mas ainda longe de ser ameaça pros concorrentes).

A propósito: existem testes disso? Será que uma RTX 4xxx ou um RX 7xxx são capazes de fazer streaming e ao mesmo tempo rodarem jogos em qualidade superior sem perda de performance? Porque o normal é ter uma placa exclusiva só pro streaming ou os “exagerados com dinheiro pra jogar pro alto no meio da rua” usam uma máquina só pra isso.

tem uns streamers que meu primo acompanha que eu vi que a performance era boa, não deu para ver se tinha perda ou algo do tipo, mas não era qualquer placa, era uma 4090

não vejo como uma 4090 ter uma perda considerável por jogar no ultra e fazer streaming ao mesmo tempo

Streaming geralmente é somente até 1080p60, e até a 4060 ti já tem desempenho pra rodar os jogos com folga nesta resolução (principalmente com DLSS3 ativo).
É só travar nos 60fps e usar o restante pras outras tarefas (o NVENC geralmente reduzia em 10% apenas a taxa de quadros).

1 curtida