O que acontece com números de celulares cancelados? O que a operadora faz com eles?

Tenho / tinha um numero de MG que era da TIM, mas ja tive nele VIVO e Claro.
Esse numero volta para a operadora de origem? a operadora reaproveita ele para um outro cliente? quando eu usava ele, direto eu recebia muita ligaçao indesejada. pois ele foi de uma pessoa que estava aparentemente com dividas.

O número é do CPF/CNPJ não da operadora.

Sim.

Infelizmente reaproveita e passa para outra pessoa, hoje em dia está muito difícil quando compro chip e este chip já não tenha sido de alguém.
Já peguei casos do número já ter WhatsApp cadastrado ou uma infinidade de mensagens procurando o titular anterior, é bem triste

@xavier
Quando morava em MG, fui cliente de quase todas as operadoras. Fui da TIM,vivo e por ultimo claro. com o mesmo numero.
Acontece que esse numero veio com uns BOs, SMS sendo recebidos procurando o antigo dono da linha,ligaçao engano procurando a pessoa,ligaçao de whatsapp procurando outra pessoa… ligaçao automatica procurando uma pessoa que estava devendo (recuperadora de credito) mas eu fui me livrando dessas coisas. era bem incomodo, mas eu reclamei de quase todas as empresas que procuravam esse numero pedindo para remover do cadastro deles. inclusive cadastrei esse numero no procon de MG, mas nao adianta. por mais que eu tivesse o bloqueio de ligacao, as empreas nao respeitam o cadastro. eu tinha uma colega de trabalho (aposentada pelo INSS, mas trabalhando normalmente) que vivia recebendo ligacao de banco e financeiras oferecendo emprestimo. esse e o mal de quem se aposenta pelo INSS. O celular dela vive tocando direto!! com chamada SPAM. o meu pai acabou de se aoosentar e comecou a receber ligaoes incomodas no celular. Mas depois disso tudo passei a recusar ligaçao que era incomoda para mim. so atendo ligaçao dos meus contatos. e bloquear no celular ligaçao do tipo SPAM. tanto que uma vez o banco itau tentou entrar em contato comigo e eu estava com o bloqueio de chamadas ativo. tiveram que ligar outro dia. mas demorou tanto que pedi que nao ligassem mais.
E por fim, mudei de estado, e resolvi dar um basta nisso!! peguei um numero do meu novo estado. e segundo o atendente da loja da vivo esse numero e zero. pois a VIVO e lider no estado de MG. e toda vez que eu resolvia comprar um numero novo da vivo vinha com BO ja de cara (acaba de ativar, ja tem ligacao de empresa procurando devedor…)
Eu sei que eles reaproveitam o numero para outra pessoa!!

@anon2367736
As empresas de telemarketing ou de cobrança nao verificam se aquela linha realmente pertence ao devedor. pois as pessoas que estao devendo procuram fugir das cobranças. ou perdem o numero por inatividade.
E quando isso acontece, acaba sobrando para o novo dono.

Praticamente isso não existe. Atendentes de loja, infelizmente, tem conhecimento bem limitado.

O que pode acontecer é de um número passar mais tempo sem vínculo, mas um número completamente novo é bem difícil de se afirmar com tanta certeza.

1 Like

Depois que incluíram mais um 9, surgiu a possibilidade de ter números novos. Pode ser isso.

Mas, de fato, números cancelados são reaproveitados depois de um tempo. No caso de portabilidade, voltam para a operadora de origem.

@xavier
Entendi. bom, vamos ver ate onde isso vai. se vai ter algum BO nessa linha.
ate agora tudo bem.
@imhotep
Entendi. pois é, mas parece que a Anatel, lançou umas regras para Call Center onde a empresa que entra em contato tem que verificar se a pessoa que registrou o numero, e o devedor. antes de sair ligando.
E bem incomodo isso. nao sei se eu registro esse numero no procon de Goias para evitar isso. sera que seria bom para evitar esse tipo de problema? o duro sao as empresas respeitarem. porque na pratica isso nao e respeitado pelas empresas de telemarketing. inclusive ja fiz enumeras reclamacoes contra a SKY que me ligava direto no meu outro numero ate eles pararem de fazer isso.

Ah, ja ia me esquecendo… ja recebi PIX na minha conta por engano tabmem. o PIX era o meu numero de celular. devolvi na mesma hora.
Apesar de que se apropriar de $$ que nao lhe pertence e crime.

Não sei na cidade de vocês, mas aqui ainda demora muito para surgir novas possibilidades
Por aqui incluíram o 9 e a muito tempo que não surge números diferentes ou a mais
Exemplo um número da claro por aqui é 991xx-xxxx
Tipo, demorou quase um infinito (ironia) para incluírem 910xx-xxxx
Então ficam renovando números a rodo, quando é necessário comprar um novo número, mesmo que descartável, é um incomodo muito grande
Pois sempre vem um número que passou nas mãos de uns 3 a 4 pessoas que deviam ter uma agenda com mais de 1000 contatos
Que fez dívidas no Brasil inteiro
E que se cadastrou em tudo e qualquer site
E de presente quando compro um novo número ganho ligações ilimitadas (de cobranças e pessoas aleatórias kkkk)

1 Like

Sempre poderia ser pior: imagina se o proprietário antigo da linha era ligado a alguma facção criminosa, ou devedor de alguma? Hahaha

Isso me faz me perguntar: se o proprietário da linha anterior conseguiu, por exemplo, a audácia de ser permanentemente banido (permaban) do WhatsApp ou de qualquer outro serviço online, e o novo proprietário precisa/quer ter conta nesse serviço, como fica?

Pois é. Tenho um número do interior de SP há mais de 5 anos, e outro da região metropolitana (DDD 11) há pouco menos de 5 anos. Daí me mudei de UF recentemente e estou pensando em adquirir um número local. Mas há a possibilidade de essas dores de cabeça acontecerem. Já acontecem com os números que eu tenho, com ligações de robôs (possivelmente da própria operadora) que, quando atendidas, caem. Aí eu deixo em modo avião com Wi-fi ativo, e eventualmente vem mensagem pelo Whatsapp.

Eu já perdi um número que preferi não resgatar e usava whatsapp com PIN. Então se alguém der o azar de ficar com esse número e tentar usar o whatsapp nunca vai conseguir?

Se não me engano a conta reseta depois de 30, 45 ou 90 dias sem inatividade.

1 Like

Reseta sim, confirmo aqui…

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.