O que a Microsoft poderia fazer na minha opinião (que ninguém perguntou)

Windows 11 pra cá, Sun Valley pra lá, ninguém sabe ao certo qual é a próxima geração do Windows (pra mim, é um Windows Update onde ele só vai se chamar Windows ou Windows Sun Valley)
Tem uma coisa que seria legal se a Microsoft fizesse, que é focar no Windows 10 (ou mudar o nome dele) e tirar coisas inúteis, melhorar o desempenho e também melhorar o Windows Update pra ficar menos insuportável.
No Windows 10, tem coisas do Windows 7 ainda e que foram substituídas por algo do W10, mas que está lá, abandonado, por exemplo.
Muitas funções desorganizadas, falta mais brilho no Windows 10 e mais organização, faz medo usar o Windows 10, prefiro ficar no meu 8.1 no momento.
o Windows 10x seria o sistema que eu amaria usar, as coisas que eu vi nele encaixava com o que eu faço, além de ser um sistema bem leve e organizado.

Qual seu palpite sobre o que a Microsoft deveria fazer no W10 ou em gerações futuras?

2 curtidas

Coisas que eu queria que a Microsoft fizesse mas que ela nunca fará:

  • parar de destruir a interface gráfica
  • devolver o Aero
  • transformar em OpenSource (OpenSource não significa necessáriamente GPL)
  • arrumar a desgraça do painel de controle
  • arrumar a desgraça do novo painel de controle
  • organizar de forma coerente as configurações do microfone
  • fazer as permissões funcionarem para todos os apps não só os no formato da loja
  • socar o Office Home completo dentro do Windows Home com preço reduzido no combo (claro, com a opção de não ter para não configurar venda casada)
  • tirar aquele Windows Media Player
  • tirar o Internet Explorer 2
  • vir com o Chrome pré-instalado
  • tirar o maldito Windows Defender
  • tornar o Windows Firewall menos problemático
  • ser compatível com todos os drivers desde os drivers do 95/XP
  • permitir a remoção completa do Cortana
  • desabilitar os Metrics
  • parar de enfiar 600 serviços inúteis para iniciar com o Windows
  • integrar o kernel Linux num subkernel Windows (não aquele WSL, algo que rode nativamente)
  • voltar com a instalação tipo do WIndows 9x (aonde tu escolhia ANTES o que queria ou não instalar)

Ah… tem muita coisa que a Microsoft poderia mudar mas não muda… umas porque não são racionais, outras porque afastariam as pessoas… mas enfim.

6 curtidas

Concordo com tudo ditado nessa citação e acima, menos o chrome pré instalado.
Mas seria legal se fosse possivel escolher qual navegador deseja usar ao usar pela primeira vez, seria legal

3 curtidas

Isso é o que mais me irrita no W10.
O painel de controle do Windows 7 tinha defeitos, mas até que era organizado. No Windows 10 eles estragaram o painel de controle antigo e criaram um novo que é bem limitado.
Existem coisas que você só pode configurar no painel de controle novo, outras no antigo. Tem itens que estão nas categorias erradas, tem ícones do Windows XP, do 7 e do 10 misturados…

A Cortana é de longe a pior assistente que já testei, ela perde até pra Siri e Bixby. Você pede pra ela abrir algo no sistema ou pede pra ela realizar alguma alteração, aí ela pega o que você digitou, pesquisa no Bing e te mostra os resultados.

2 curtidas

Já deu uma chance pro Edge? Se sim, o que achou em comparação com o Chrome?

3 curtidas

Esse é exatamente o motivo desse item estar listado… O Edge é o novo Chrome downloader. (Se bem que eu uso mais o SRWare Iron e o Brave que o próprio Chrome)

Perguntei isso porque eu era usuário do Chrome e não o trocava por nada. Resolvi dar uma chance pro Edge e nunca mais voltei. Hoje ele é mais do que só um Chrome downloader. Ele é basicamente o Chrome, só que usando a conta da Microsoft pra sincronizar os dados. Todas as funções estão lá e ainda é possível usar as extensões do navegador do Google.

3 curtidas

Fora que ele tem um Bloqueador de Rastreadores (e no modo estrito é poderoso até demais, anúncios somem) e um monte de coisa, além de comer pouca RAM que o Chrome e ter funções de suspender guias inativas por X tempo e tem o startup boost

2 curtidas

Eu simplesmente não aguento os frufrus, bugs e noticias irrelevantes desse navegador inútil. Se tu gosta dessa desgraça, bom pra tu. hahaha

menos RAM que o Chrome? Sei lá heim… Mas eu teria usado “menos RAM que” no lugar de “pouca RAM que”

Isso é uma das desgraças que eu odeio… meu FX-6300 nem sofre com falta de processamento, pra que eu preciso disso? Meh. Ah sim, para ter de esperar as abas que eu deixei carregadas recarregarem… (Eu deixo umas 50 abas abertas pré carregadas para poder procurar as informações direto, mas não uso toda hora. Quando eu quero, tá lá. Mas se elas se descarregam, toda hora tem de recarregar e isso é um porre imenso…)

Edit: esqueci de mencionar o fato que essa desgraça não pode mais ser desinstalada do sistema… assim como o Internet Explorer não podia. Ou seja, pra mim é só mais um bloatware que eu não uso e não posso desinstalar. :I

Comigo foi muito pouco recurso usado com as mesmas coisas que eu sempre uso, o Chrome comeu mais que ele

1 curtida

Mas aí o objetivo não é reduzir processamento apenas, mas fazer isso pra reduzir o consumo de energia focado em dispositivos móveis (ultrabooks principalmente). O número de usuários de desktop é bem menor que de outros tipos de dispositivos

1 curtida

Então… para que EU preciso disso? Esse recurso só me atrapalha. :I

Entra a segunda parte do comentário, usuários desktop são o de menor número, então não se dão o trabalho

1 curtida

Custa enfiar uma opção fácil de encontrar para desativar esses bugs? hahaha Sério… só enfiar uma desgraça de switch on/off nas configurações que eu paro de reclamar do recurso.

Melhor tirar o Groove que aquele app é uma ■■■■■ de lento

3 curtidas

Dá para tirar o Groove tbm. Que seja, tirando o WMP tbm tá ótimo. hahaha

Você tem noção de quantas mudanças ocorreram nas APIs de drivers do Windows durante todos esses anos? Só no tempo de vida do Windows 10 já foram umas 5 ou 6 reescritas por debaixo dos panos.

Mesmo que você limitasse o suporte só do Windows XP pra frente (eliminando as versões baseadas em DOS), seria praticamente impossível manter essa compatibilidade, nem se a Microsoft quisesse eles conseguiriam…

2 curtidas

Em minha honesta opinião o WMP sempre foi uma bosta

Sim, dá uma olhada no ultimo parágrafo daquele comentário. hahaha

1 curtida

Trabalho com consultoria de TI e administração de servidores, hoje em dia prefiro cuidar de 10 servidores Linux a 1 Windows Server principalmente por conta do Windows Update! Eu no Linux consigo atualizar todos os servidores com um downtime de 5min no máximo (tempo apenas do reboot do servidor para pegar o novo Kernel), o Windows é sempre um parto, gasto pelo menos 30min pra aplicar o update e reiniciar e fico sempre com o c* na mão esperando qual o novo bug que pode vir com a atualização…

Em desktop é ainda pior a cada 6 meses um novo update que só traz um tema novo e pra meus usuários que só usam o Windows para abrir ERP, navegador e office tanto faz. Só me trazendo novos bugs e dores de cabeça. =(

Ao meu ver a Microsoft precisa:

1 - Matar update a cada 6 meses, lançar no máximo 1 update por ano, ou liberar a opção LTSC para quem usa a versão Pro, não apenas para a Enterprise, onde se tem os updates de segurança por 5 anos ou mais.

2 - Começar a otimizar o uso de disco do Windows 10 para resolver esse problema de HD 100% o tempo todo e reduzir as chances de um SSD morrer rápido por uso demasiado de disco! Tenho um SSD Samsung 830 que comprei em 2013 que de 2013 a 2019 tinha escrito 8TB de dados no máximo, de 2019 até agora está com 23TB de dados escrito, sendo que desde o início o SSD era só pra o SO, todos os arquivos são salvos no HD e a única coisa que mudou foi trocar o Linux e 7 em dual boot para o 10.

3 - Ter uma versão sem loja e demais lixos! Em ambiente empresarial isso é um inferno de trabalhar! Só serve para usuário residencial e olhe lá.

4 - Separação do Windows em modulos, assim como o Linux tem pacotes, para que o Windows Update seja apenas trocar o link simbolico de um módulo pelo outro no boot, fazendo com que ele demore apenas o tempo do reboot pra aplicar e não o inferno que é hoje.

4 curtidas