O PIX é superestimado ou WhatsApp Pay será uma realidade no dia-a-dia?

Nós como entusiastas de tecnologia geralmente lidamos muito bem com as novidades.
Sim, o PIX será lançado e tudo que será falado aqui é pura suposição.

Mas, mesmo que o PIX seja fácil de fazer uma transferência oferecendo algumas de suas chaves e receber esse valor em segundos não apaixonará o afegão médio, refiro-me o brasileiro.

A pedra no sapado do Banco Centra é o WhatsApp Pay meus caros!
Tudo infelizmente está lá, agregado, vai das tias do zap ao seu job de dia a dia, e duvido muito na hora de fechar negocio e tendo o WhatsApp Pay você (não) recusando uma facilidade que também possa ser feita em minutos.

Eaí? é pura groselha minha ou o PIX será é um burburinho temporário e o que vai comer grande fatia do mercado de pagamentos é o ZAP PAY? (Sim, prepare… a galera vai falar assim! hahah)

O pix é uma atualização do sistema financeiro do país, mais cedo ou mais tarde ele será integrado ao Ted e Doc, e todo mundo vai usar sem perceber.

Essas chaves são apenas mais uma forma de pagamento que podem ou não vingar.

Só isso. :man_shrugging:

7 curtidas

Sim!
Entendi os motivos no qual o banco central implantou o PIX, mas a mesma forma como é um sistema financeiro para agregar TED e DOC, o PIX serve com uma carteira digital.

Porque meses antes o Banco Central apitou no WhatApp impedindo seu funcionamento do WhatsApp Pay?

Suponho que seja uma fatia de mercado que está toda no WhatsApp, e o Banco Central sabe disso e teve essa agilidade toda em tempo recorde.

Estranho, não?

1 curtida

Acho que vc tá confundindo um pouco. O PIX não é uma carteira, mas sim uma forma de facilitar a movimentação de dinheiro. Ele se integra às carteiras. O objetivo do Banco Central é incentivar a concorrência entre as fintechs. Por isso ele tá obrigando os bancos grandes a se integrarem ao sistema. Se o Whatsapp Pay fosse lançado antes do PIX, a concentração de mercado iria ser tão grande. Que em alguns anos ninguém nem se lembraria mais de PicPay, Mercado Pago, RecargaPay e etc. Com o PIX essas empresas têm pelo menos uma chance. Levando em consideração que 90% dos smartphones do país já tem o Whatsapp instalado.

6 curtidas

Eu não cheguei a ver valores pra pessoa jurídica, mas imagino que as taxas do pix serão mais interessantes pra comerciantes.
O WhatsApp vai provavelmente ser usado de maneira mais informal.
De qualquer forma o Pix deve também ter recursos a mais, como por exemplo o saque em lojas

2 curtidas

O Banco Central planeja o Pix desde 2018: https://www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceira/especialnor/Comunicado32927.pdf

A aparente agilidade é só porque agora está sendo muito noticiado, mas ele já estava concebido antes do Facebook liberar o WhatsApp Pay no Brasil.

5 curtidas

Se não me engano, PF é grátis e PJ (valor do PIX em si, não das instituições) é de R$ 0,01 a cada 10 transações.

Corrigindo:
Para as instituições financeiras que oferecem o Pix, o custo é de R$ 0,01 a cada 10 transações.

Para Pessoas Físicas, o valor tem que ser gratuito, mas de Pessoas Jurídicas, cada instituição pode cobrar.

2 curtidas

Sim!
Compreendo, de fato não é uma carteira digital e sim um meio de movimentação.
Apenas comparo de forma grosseira de como isso será adotado no dia a dia e de novo a comparação grosseira do PIX e o colosso do WhatsApp Pay.

Como assim?
PIX será um excelente meio de enviar dinheiro, eu mesmo me vejo usando isso futuramente.

Mas, quando comparo o PIX (de novo) ao WhatsApp é como seremos refém (de novo) só que com o dinheiro, neste caso a movimentação e (de novo) deixando o PIX um pouquinho de lado.

1 curtida

Nubank já anunciou que PJ vai ser grátis tb, acredito que esse seja o caminho da maioria dos bancos digitais pq como a estrutura de custos é bem baixa, não cobrar do cliente pode ser um incentivo comercial interessante.

4 curtidas

Elas podem cobrar em qualquer um dos casos.

2 curtidas

Creio que a adoção vai ser até rápida.

Tudo que é boleto vai ser pago via Pix. As companhias de celular e muitas de energia já afirmaram que vão migrar, já que o custo do boleto é muito alto. Impostos também serão migrados. O DARF vai ser transformado em PIX. Impostos estaduais e municipais também.

Estabelecimentos físicos também devem migrar rápido, já que o custo, mesmo que exista, vai ser mais barato que receber via débito.

A questão ai é só se a galera vai se acostumar rápido em fazer transferência de um banco pra outro. Hoje transferências entre contas do mesmo banco é comum, mas TED não é, já que os maiores bancos cobram caro por isso.

5 curtidas

Pix ≠ WhatsApp Pay.

Pix é plataforma de pagamento; WhatsApp é uma carteira digital.

Pix é o sistema operacional; WhatsApp Pay é o hardware.

3 curtidas

Usar o PIX também é uma forma de inibir a lavagem de dinheiro, certo?
Já que o “meio” é controlado pelo banco central.

Tô errado?

1 curtida

Sim, ajuda. Mas na maioria dos casos é dinheiro em papel.
Ah, e facilita imposto digital

2 curtidas

Ele será uma ótima forma para a Receita investigar nossas movimentações, que agora se darão em uma plataforma única.
Assim fica mais fácil todos nós cairmos na malha fina rs

2 curtidas

Não, PF é grátis:

3 curtidas

Ajuda realmente a rastrear dinheiro. Por isso eles haviam implicado com o Whatsapp Pay.
Imagina o cidadão injetando dinheiro ali e mandando pro exterior.

(como cidadão eu me refiro a qualquer um, ate mesmo politicos ou traficantes que queiram transferir dinheiro)

2 curtidas

Nada diferente ao que acontece hoje.

2 curtidas

Pra mim o principal contra do Whatsapp pay é a questão da segurança, quem vai prover ela? como vai ser provida? se usarem um cartão meu na conta de outro? se eu receber dinheiro de um cartão clonado, vou perder esse valor ou administradora vai arcar com o prejuízo?
O cartão físico a gente sabe que não é tão simples quem tá recebendo tomar um golpe e perder o valor, e o pix me parece um sistema robusto nesse sentido também, o problema do prejuízo em caso de golpe e do banco de origem, não do cliente de destino.

3 curtidas

O PIX de PF pra PF não vai ter custo pra instituição financeira, mas a instituição pode cobrar do cliente se quiser.

E se o WhatsApp oferecer o WAPay, eles se tornariam uma instituição de pagamento?
Com mais de 500 mil contas ativas?
Daí eles teriam que oferecer o Pix também.

2 curtidas