O open banking pode ser desvantajoso neste caso?

Os bancos já começaram a enviar convites para o pré-cadastro no open banking, que é o compartilhamento de informações dos clientes, a fim de gerar mais concorrência entre as instituições, que teriam acesso ao perfil dos clientes dos concorrentes e assim poderiam oferecer serviços personalizados.

Até aí tudo bem, mas me veio uma dúvida, quando consegui meu primeiro emprego, o banco onde eu recebia o salário logo me ofereceu um cartão com o limite maior que minha capacidade de pagar. Eu, inexperiente, logo me enterrei em dívidas e acabei sujando meu nome com este bendito cartão. Meses depois quitei a dívida, com desconto, o que me fez ficar com a chamada restrição interna na instituição. Hoje não cometo mais esse tipo de erro, tenho conta em outros bancos, tenho cartões de crédito, etc. Mas não no banco onde tenho essa restrição.

Neste caso o open banking não poderia ser prejudicial? Os bancos onde eu tenho boa relação recebendo informações do meu passado “inconsequente” não poderiam de repente colocar uma tatuagem de vacilão na minha testa?

3 curtidas

No caso o openbank vai te ajudar, se o seu medo é esse, é só não querer que o banco acesse os dados do banco que você deva, ou vice-versa

2 curtidas

Até onde eu sei vc vai poder escolher quais e com quem vai querer compartilhar.

Nesse sentido, ao meu ver não cabe ao open banking ser bom ou ruim, mas sim honesto e transparente. Mas como eu disse, vc vai poder escolher o que compartilhar, logo, acabe a vc usar essa transparência como lhe convier.

2 curtidas

Passado inconsequente quase todo mundo tem.
Já contei aqui - fiquei devendo cheque especial no banco Real (hoje Santander) e entrei pra lista negra, mesmo pagando a dívida com desconto.
10 anos depois o Santander me procurou pra abrir conta e eu paguei pra ver. A restrição estava lá, claro, mas como eu estava num bom momento profissional (leia-se com dinheiro), retiraram a restrição numa boa.

Não existe nada definitivo nesse mundo. E se vc tem o nome limpo, não há porque ser discriminado. Claro q os bancos ainda podem falar de desinteresse comercial (desculpa pra não dizer q não te querem como cliente), mas acho q isso não vai te impedir de continuar a ter o seu crédito na praça.

Fora q o OB vc escolhe quando e q tipo de informação quer fornecer para um terceiro.

2 curtidas

kkkkkkk banco e honestidade não existe, transparente até que possa existir algum em algum dia, mas honesto, ai não vai ser banco

1 curtida

A transparência estava falando em relação a gente mesmo.
E em relação a deles basta ler o contrato :slight_smile:

1 curtida

Então, a transparência até que pode existir.

2 curtidas

Eu discordo… O contrato está aí para ser lido; abrange praticamente tudo. Se a pessoa aceita sem ler, bem… Que arque com as consequências auhsuahshuah

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.