O Office morreu, mas passa bem

1 curtida

√ďtimo epis√≥dio!

Usei o OpenOffice quando abri minha primeira empresa, pois não tinha grana pra comprar várias licenças do Office e nem iria piratear em ambiente profissional.

Funcionou muito bem, até que anos depois, empresa consolidada, comecei a ter problemas em compartilhamento com clientes. Foi uma decisão simples migrar, na época, para o Office 2007 (sim, tivemos uma curva de aprendizado com o menu ribbon).

Tamb√©m fui e em certas ocasi√Ķes ainda sou contra o modelo de assinatura. Mas hoje vejo que para o Office funciona bem, apesar de provavelmente n√£o usar muitos dos novos recursos que costumam vir com as atualiza√ß√Ķes.

Hoje, poder salvar automaticamente no OneDrive, evitando perdas de arquivos não salvos (coisa comum antigamente), é uma das coisas mais interessantes pra mim.

Para o meu trabalho, o Google Docs é muito simples e carece de recursos que eu uso. Mas pra muita gente funciona e eu recomendo fortemente.

Falando de PowerPoint, hoje temos o menu que sugere designs interessantes para seus slides. Acredito que com a IA isso deve melhorar bastante e fazer com que pessoas comuns fa√ßam apresenta√ß√Ķes mais profissionais, algo bem diferente da √©poca do WordArt.

No Word, acho que a IA pode ajudar em vários pontos como legendas automáticas de figuras e tabelas (ainda insiro legendas da mesma forma que no Office 95). Também pode ajudar na formatação de modo geral, especialmente qd vc cola um texto de outro lugar sem usar o Colar Especial e traz um monte de lixo de formatação para o seu documento.

Acho também que os estilos para títulos podem evoluir. Uso super bem, mas acho que ainda hoje é complicado pra muita gente.

12 curtidas

7 curtidas

Tamb√©m j√° usei bastante o OpenOffice/LibreOffice. Durante toda a faculdade, inclusive, todos os trabalhos foram feitos no Writer. Para o uso pessoal, onde a gente s√≥ precisa do b√°sico, era muito bom. Mas a√≠ o Google Docs apareceu e agora praticamente s√≥ uso ele. Algo ali me parece mais ‚Äúflu√≠do‚ÄĚ do que no Libre, n√£o sei explicar.

1 curtida

Quase caí pra trás aqui. Well played, sir.

1 curtida

kkkkkk @Nahame admirar que é utilizável depois de 20 anos

eu não sei se foi porque comecei no 98, mas acho o design antigo mais fácil de usar e até mais da hora.

as interfaces de hoje são tudo parecidas ou quase parecidas, pode mudar o sistema operacional, mas fica a mesma coisa sem graça

1 curtida

Aqui é libre office + wps office, resolve tudo que é formato, só não tem as macros do Excel.

1 curtida

Também. Já usei o OpenOffice/BrOffice/LibreOffice por um bom tempo. Os problemas de compatibilidades já foram bem maiores. Hoje o LibreOffice para o básico atende muito bem. Sobre a questão da compatibilidade, hoje eu acho bem inconveniente enviar e receber arquivos .docx. Sempre que vou mandar algo para alguém em 99% das vezes vai em .pdf com a formatação totalmente imutável.

Sei l√°, hoje mandar um .docx para uma pessoa √© como mandar o c√≥digo-fonte do documento pra ela ‚Äúcompilar‚ÄĚ na pr√≥pria m√°quina e o resultado ser√° indeterminado.

Nesse sentido, se pudermos enviar o resultado sempre em .pdf, os problemas entre suite praticamente n√£o existem.

1 curtida

O Google Docs at√© √© bom para trabalho em equipe, mas para trabalhar bases grandes √© absurdamente ruim. Ele trava pra sempre e simplesmente n√£o completa a√ß√Ķes se tiver alguns milhares de linhas.

No Excel é pá-pum, pode ter 50 mil linhas que é na hora. Faço os tratamentos de bases grandes tudo no Excel, forever and ever Excel.

5 curtidas

Que saudades do Netscape…

J√Ā PASSOU, J√Ā PASSOU!

1 curtida

Lotus Word Pro e Lotus 1-2-3…

Sendo honesto aqui… Já tem quase 1 ano que eu estou usando exclusivamente o LibreOffice, e eu não sinto nenhuma falta do Office da Microsoft. Muda uma ou outra coisa, mas eles são essencialmente iguais.

√Č engra√ßado isso‚Ķ Por muito tempo o Linux tentou ser um substituto para o Windows nos PCs‚Ķ E ele conseguiu s√≥ depois que parou de tentar. Hoje em dia vc consegue ter uma m√°quina de escrit√≥rio completa, sem perder nada pra um Windows, sem gastar um √ļnico real com software.

2 curtidas

365 significa os 365 dias que vc usar√° o pacote.

1 curtida

√ďtimo epis√≥dio, gostei muito.

Primeira vez que escrevo aqui por aqui.
Acredito que estou ficando muito velho com meus 38 anos, quando vcs falaram do WordART na hora me veio na mente o velho e antigo BANNER MANIA, n√£o sei se j√° viram ele, era em MSDOS, quem usava muito era meu pai mas me lembro de ter usado bastante em impressoras matriciais, dava pra fazer uns banners legais para festa de anivers√°rio.

Achei um video no youtube mostrando como era ele.

Abraço a todos.

4 curtidas

POuuurrraaammm que memória você despertou. Usava isso para imprimir trabalhos de escola na impressora matricial! Kkkkk

1 curtida

Entendo que o google docs e o LibreOffice são ferramentas gratuitas e bem práticas porém, pra trabalhar com grandes volumes de dados a solução pra desktop da microsoft não tem igual. Já cansei de ter que refazer um relatório gigante com várias imagens no LibreOffice por que o software travava e corrompia o arquivo. O Word e Excel são muito otimizados, rápidos e seguro de trabalhar.

1 curtida

Kkkkkkk fazia igual, e era s√≥ mudar o wordart e j√° era ‚Äúoutro‚ÄĚ trabalho para mais seis pessoas

1 curtida

Professora idignada ‚ÄúComo assim, voc√™ tem computador em casa?‚ÄĚ.

kkkkkkkkkkkkkk

eu usava o da escola mesmo e imprimia na secretaria (2002/2003) só que demoraram um ano e meio para perceber que usavam o mesmo trabalho vindo da wikipedia kkkkkkkk

Sei, quando a internet cair o google docs já era, mas vou continuar usando o LibreOffice aqui tranquilo… e apesar d num ter caído a internet, fiquei 2 dias sem internet no laptop, então isso num é raro d acontecer…