O obstáculo no caminho do WhatsApp Pay pode ser só o hábito

O principal obstaculo que o WhatsApp Pay não vai decolar ou vai demorar muito para decolar é a confiança, WhatsApp não passa isso. Se as pessoas já não confiam em bancos, imagina o WhatsApp Pay

WhatsApp Pay para o Pix, é o mesmo do SMS para o WhatsApp

5 curtidas

Na vdd serão as taxas mesmo. Se tiver mais que Pix, será esquecido em 2 dias.

4 curtidas

Outra dificuldade é a quantidade de cartões participantes. Todas as instituições bancárias tem pix e o whatsapp pay tem poucos cartões aceitos. Se um usuário vencer a desconfiança pra cadastrar o cartão e ver que o banco dele não é aceito. dificilmente volta a tentar

2 curtidas

Taxas tem que ter, isso não tem nem como, Meta pode até não cobrar, mas as taxas do banco e da bandeira vão ter

@Leonardo_Porto esta aumentando desde a penúltima vez que vi, mas está muito lento. Vejo que vão acabar virando nicho aqui no BR ou para fraude

Se não me engano Pix tb tem taxa pra PJ, tem que ver a porcentagem do Whatsapp.

3 curtidas

Qualquer castigo pro WhatsApp na questão da confiança, pra mim é pouco.

Era tão fácil evitar uma boa parcela dos golpes, e simplesmente ignoraram. Tão simples como uma mensagem de 160 caracteres.

A copy do SMS de verificação de 2 etapas, que é a ferramenta usada pelos criminosos para convencer a vítima a informar esse código do SMS, era extremamente simples e direta, não explicava nada para o usuário se precaver. Era tipo “Este é seu código do WhatsApp”, aí a pessoa pensava que tinha a ver com aquele contato que ela tava recebendo daquela pessoa no Whatsapp, se a pessoa é um pouquinho menos informada ou distraída ela cai.

Se não me engano agora até mudaram essa copy, mas já é tarde demais. Zapperson já virou sinônimo de golpistas.

4 curtidas

Esse que é o principal ponto que eu vejo

WhatsApp só serve para enviar o comprovante

Detesto o WhatsApp justamente pelo descaso proposital da Meta quanto à privacidade e segurança.

O que custa deixar o usuário decidir se quer ou não receber chamadas (áudio e vídeo)?

O que custa pagar um influencer pra fazer uma campanha de segurança? Aquelas pra explicar o golpe do código de segurança

Sei lá, as vezes acho que é tudo de propósito mesmo.

Bem mais fácil que fazer PIX! Principalmente para que já está na sua agenda. Só mando mesada prós meus filhos pelo WhatsApp.

1 curtida

@Angelo Sem dúvidas que WAPay é mais fácil e prático devido ao próprio aplicativo, e principalmente para quem envia o dinheiro, pois vai para a fatura do cartão de crédito com vencimento determinado.

O PIX você precisa abrir o app do banco, digitar a conta (caso não salvo, meu caso), digitar a senha, ir para a área PIX, digitar endereço ou escolher se já salvo, digitar o valor e depois confirmar se o endereço está correto, digitar a senha novamente e depois enviar o comprovante. O dinheiro já sai da sua conta, logo você precisa ter dinheiro :rofl:, mesmo para o PIX parcelado que você precisa ter o dinheiro todo na conta e ele só enviará parcelado (isso que eu entendi) :man_shrugging:t4:

Então ao meu ver o WAPay é mais simples, o que facilitaria a vida, mas ainda continuarei só com o PIX :smile:

2 curtidas

O meu só vai no débito (Nubank).

Não é seguro, se o banco o app cai e as pessoas correm pras agencias e ainda enfrentam problemas imagina nesse app.

Outro ponto é que se alguém rouba seu WhatsApp pede dinheiro pros seus parentes, imagina com seu cartão ja no WhatsApp.

E por último é por que você vai colocar um cartão em uma rede social se você ja pode fazer um pix sem intermediários.

Quando o PIX estiver dentro do WhatsApp Pay, aí ele vence.

1 curtida

Bem, no caso de roubo do WhatsApp, se seu WhatsApp tiver senha, mesmo que façam SIM swap não há como acessar. Dito isso, ainda prefiro o PIX. Entro no app do banco com a digital, dou um toque pra abrir a aba do PIX e outra pra poder pagar o QR Code ou digitar a chave. É um processo bem rápido.

Não é assim que funciona.

  1. Precisa reconfigurar o cartão cada vez que faz login em um novo dispositivo.

  2. Precisa da autenticação em dois fatores (se você não tem isso ativado, ative agora).

  3. Precisa da senha ou biometria em cada transação.

  4. Há limite de envio.

  5. Mesmo que tudo isso falhe (mais difícil que ganhar na MegaSena), você ainda pode bloquear o cartão.

E nada impediria que o WAPay utilizasse o OpenFinance para tal. Bastaria implementar a integração com os bancos e o usuário, aceitar os termos.

Faço a mínima de com funciona, mas acredito ser mais complicado porque o WPP Pay não deve ser classificado como instituição financeira, então teria que envolver os bancos pra dentro do WPP também. Ou não também…

Nunca vi sentido em usar o Whatsapp Pay, não é algo tão prático já que a outra pessoa precisa fazer um cadastro para e isso nunca foi algo interessante para o grande público que já tem conta em algum banco, fintech ou plataforma de pagamento e já tem cadastrado nesses lugares o pix.

Só usei uma vez para receber $ porque uma pessoa empolgada por tecnologia me deu um valor de presente de aniversário por lá, depois disso nunca mais.

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.