O navegador perfeito não exis…

Existem alguns bons navegadores consolidados há décadas e nisso diversos outros navegadores lutam para conquistar algum espaço neste mundo cruel onde os gigantes reinam. Aqui vale tudo para ter algum destaque dos navegantes, tais como: apelo para recursos mirabolantes, promessas milagrosas ou até mesmo um “navegador-suíço”, com tantos botões e recursos que a gente não tem tempo para aprender a usar.

Nesse mar de navegadores vira e mexe eu testo algo novo porque por mais que os navegadores padrões atendam muito bem, todos eles me incomodam em algum ponto aqui ou ali. Mas no final do dia, após testar um novo navegador, cá eu estou novamente dentre algum dos principais navegadores.

Eis que hoje chegou meu convite para o Arc. E poucas horas após a instalação o Arc já se tornou meu navegador principal. Simplesmente gostei demais da proposta do navegador, ele encaixa exatamente para o meu perfil de uso, ele entrega tudo e um pouco mais e, principalmente, sem excessos!!!

Antes de continuar vale deixar claro que este não é um navegador com ultras inovações e a grande maioria dos seus recursos temos acesso em outros navegadores via extensões.

Começando pelo princípio

Ele te convida criar uma nova conta e escolher de quais navegadores você quer importar suas preferências. O brilho já começa nesta parte, ele conseguiu importar simplesmente TUDO! Até mesmo a sessão de alguns sites ele conseguiu manter, então não doeu começar a usar porque já tá tudo aqui! Pronto!

Prato principal

O que me conquistou e me fez tornar meu navegador padrão é a forma como ele lida com multi-perfis. A principal proposta do Arc é trabalhar com Espaços, então você cria um pessoal, outro pra trabalho e se quiser pode dividir mais como bem entender. Atualmente uso dois: Pessoal e Trabalho. No Espaço Pessoal configurei minhas contas pessoais de Gmail, Firebase, Spotify e etc… E no espaço Trabalho configurei minhas contas da empresa, Gmail, Firebase, Figma e etc…

Neste momento que o Arc me pegou de jeito, com apenas um arrastar de dedo eu alterno entre estes 2 ambientes, estes ambientes persistem dentro de uma mesma janela!!!

Isto acabou com minha dor de ficar procurando a janela correta do navegador para aí sim procurar a aba.

Screen Recording 2023-06-03 at 01.23.24

O segundo ponto que me conquistou é a forma como ele abre links. Ao invés de abrir um link diretamente em algum espaço o navegador irá exibir uma pequena janela com o link que você clicou, chamado do Little Arc, muitas vezes isto é o suficiente, você irá ver o link, ler o que quer ler e fechar a mini janela, mas caso queira, há opção de escolher em qual Espaço você irá abrir este link.

Isto acabou com minha outra dor, abrir um link que ia pro perfil errado, aí teria que copiar o link, ir na outra janela com o perfil correto e colar o link.

Screen Recording 2023-06-03 at 01.36.35

Outros recursos

Se ainda não te convenci a pelo menos testar o Arc, aqui vai outras funcionalidades que curti:

É possível splitar uma aba em 2, 3, 4 sites…

E mais, dá pra salvar estes sites numa única aba:
Screenshot 2023-06-03 at 01.14.32

Ele tem um player de música charmoso e discreto:
Screenshot 2023-06-03 at 01.04.04

Dá pra dar um Zap! e ocultar botões/sessões de um site. É possível também customizar outras coisas visuais como cores, estilo e tamanho da fonte.

É bonito, muito bonito! Foco no site… É rápido… É clean!! :slight_smile:


Lembrando, não tem nada exclusivo aqui, mas é mais o fritar dos ovos e como tá tudo sendo entregue.


A versão beta do Arc tá disponível para macOS e iPhone, em breve sai para o Windows, talvez Linux e Android.

9 curtidas

Já tinha visto o projeto, mas no fim, pra mim, cai naquela mesmice de sempre que todo navegador faz a mesma coisa com roupagens diferentes.

Mudar de programa só fará algum sentido pra mim quando talvez alguém invente um novo motor para renderizar tudo magicamente veloz ou tenha algum recurso de privacidade muito avançado.

De resto, vai Chrome mesmo e um Firefox de vez em nunca quando algo der errado no app vizinho.

2 curtidas

Prefiro o Firefox por me deixar escutar música, no YouTube, com a tela desligada e também em 2o plano no meu smartphone

1 curtida

Eu concordaria com vc até esta semana, de todos os navegadores que usei, no fim eu acabava voltando pros clássicos pq n sentia a necessidade, n via diferencial. Até que alguém chegue pra copiar o Arc, sinceramente, vale a pena dar uma chance pra ele.

Óbvio q nenhum software é pra todo mundo, mas acho muito difícil alguém conseguir algum bom motivo para não gostar da proposta de organização do Arc (entenda q n tô falando de adotar o navegador, mas não gostar da forma como ele trabalha com abas).

O lance é que no final do dia a gente tem 50 abas abertas e sobram 2 opções: viver neste caos de não encontrar nada rapidamente ou botão direito > fechar tudo e começar a acumular abas novamente.


Quando eu percebi que no Arc a gente não tem uma lista de favoritos separada de uma lista de abas, que tudo é uma coisa só… foi muito :exploding_head:. E isto é uma daquelas coisas óbvias q a gente se pergunta depois: pq n pensei nisso antes?!

Como a gente navega diretamente na lista de favoritos o browser tem q frear nossa mania de abrir abas freneticamente… E ele é eficiente! Basicamente, ao clicar em links ele evita que abas sejam sobrepostas ou novas abas sejam criadas, o que ele faz é criar uma janela “pop-up” dentro da aba atual.

Isto parece pouco, mas é um detalhe e ganho de produtividade q realmente faz diferença no final do dia! Quanto menos abas vc abre e esquece de fechar, são menos abas que vc terá q procurar e fechar depois.

E também, manter multi-perfis independentes numa única janela de forma eficiente salvou meu dia! Desconheço outro navegador que faça isto direito.

2 curtidas

Eu também gostava dessa função, mas em alguma atualização, não sei se do site YouTube ou do Firefox, parou de funcionar. No momento aqui está na versão 113.1.0 do navegador. Qual versão você usa?

Você tem que baixar uma extensão que permite usar o YouTube em 2o plano

Eu uso essa extensão, funcionou durante algum tempo, mas agora o áudio/vídeo fica “picotando o som” e para depois de alguns minutos em segundo plano ou com tela desligada. Notei que não aparece mais naquela barra de notificação um mini player com opção para pausar…

O mini player também não está disponível pra mim. Fora isso, funciona normalmente. O navegador tá na versão 114

Descobri o problema: Sem a notificação persistente que ficava antes (com o mini player do YouTube) o sistema aqui acaba suspendendo/matando o navegador. Vi que tem a opção de “bloquear o aplicativo” no multitarefa, ativei e resolveu!

1 curtida

acha que não está sendo simplista demais

Talvez seja meu pragmatismo, mas fato é que todos os navegadores chegam no mesmo fim: exibir uma página web. Diferente de uma rede social que foca em vídeo (TikTok) e outra em texto (Twitter), com isso tem designs e mecânicas bem singulares, o app dos navegadores sempre terá os mesmos elementos (barra de URL/pesquisa, favoritos, etc), mas em locais ou com estilizações diferentes.

Então pra mim, trocar de navegador só será relevante para alguma característica menos visual ou questão de compatibilidade/segurança.

2 curtidas

O Firefox atualizou para a versão 114.1.0 e o mini player do YouTube, como notificação persistente, voltou a aparecer. A função de escutar o vídeo mesmo em segundo plano ou com tela desligada (Igual em um desktop) funciona como antes. Não preciso mais manter o app bloqueado no multitarefa. (Apenas um feedback para quem enfrenta ou irá enfrentar esse problema)

E esse Arc tem algum bloqueador de anúncios? Ou ao menos suporte a extensão? Hoje em dia em muitos sites é impossível navegar sem um bloqueador.

No Firefox tem algo semelhante que acabei de ver, fiz dois espaços (chamado coleção nesse navegador) para exemplificar, veja no print. Sei que nesse Arc fizeram de uma forma mais polida, mas pode servir para quem gosta dos recursos do Firefox.

1 curtida

Para mim, software que foge do seu objetivo principal vira baderna, dito isso, é por isso que não existe navegador melhor que o firefox, o objetivo dele é unicamente navegar e todos os seus recursos são relacionados à navegação.
O Edge por exemplo me lembra a navegador chinês de tanta bugiganga.

2 curtidas

Sim, o Arc vem com bloqueador por padrão, mas vc pode desativar/mudar. Ele tem chromium como base, então praticamente qualquer extensão funciona nele.

Arc n foge do objetivo principal: navegar, muito pelo contrário, ele é otimizado pra isto, entrega organização, você vai gastar menos tempo caçando abas/favoritos e ficará mais tempo fazendo o q importa: navegar.

Já usei praticamente todos os navegadores do mercado (talvez algum ou outro obscuro q passou batido) e nenhum deles me convenceu trocar, o Arc fez isto em 2 horas de uso! Ele n é só um rostinho bonito e, anota aí, os outros copiarão o Arc. :slight_smile:

Só n consigo recomendar o Arc pra quem é extremamente organizado e gerencia extremamente bem suas abas. Caso contrário, recomendo o Arc, ele ajudará nesse caos de abas q sei que a maioria de nós vivemos hoje em dia.

2 curtidas

Sou desorganizado, ou seja, com certeza darei uma chance por tudo que foi falado, só aguardar chegar nas plataformas mais acessíveis Android e Windows que são as que uso, tenho um déficit de atenção terrível ao trabalhar em home office

1 curtida

Até então ele é apenas para iOS e macOS? Não achei no android e nem versão para windows.

1 curtida

Pode alterar o título então, pois nem o Arc é perfeito.
Eu prezo por integração entre dispositivos e se ele não tem, não é perfeito.
Próximo.

1 curtida

Espero q chegue logo! N vejo a hora de usar no mobile tb.

Isso, só iOS e macOS =/ A versão Windows já deve tá pra sair, eles falaram algumas vezes q já tão mexendo nela.

Já Android… acho q nem cheiro, então seguimos aguardando. Pior q testei a versão do iOS e curti, já q mantém tudo sincronizado instantaneamente, só n mantém as abas q n foram pinadas. Mas normalmente a gente n pina o q n é importante.

:tired_face:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.