Ah, o que era ruim… tá pra piorar… e muito. Só dá uma olhada o que o “imposto do pecado” também pode afetar: bicicleta, moto, smartphone, notebook, tvs, etc…
País que não cria nem produz nada, só importa, o resultado é esse.
Se da mesma forma que tivemos uma Embraer e uma Embrapa, tivéssemos tido empresas de tecnologia genuinamente locais, talvez o resultado fosse diferente.
E o governo só quer arrecadar cada vez mais com zero retorno para a população em geral.
Não compro mais eletronicos no BR
prefiro juntar a grana e ir comprar no Paraguai , pago mais barato, viajo e ainda mando um chupa pra esse governo
Isso não verdade, o imposto incidiria sobre produtos que fazem mal à saúde e ao meio ambiente
Isso, vai acreditando nisso, vai… Essa é a histórinha que o governo tá contando para enfeitar a lei. Esse imposto já tem previsão de ser enfiado em muito mais item e item que “não faz mal”…
Tipo o nosso querido Remessa Conforme que prometia “apenas” 60% de imposto, mas que na pratica dobra o valor do produto… e que deveria isentar compras abaixo de 50… (e que agora, com as empresas caindo na armadilha, tão querendo taxar até as abaixo de 50…)
Tá bom então
assim como disseram que a Reforma Tributária iria eliminar a reincidência de imposto sobre imposto, e ontem fizeram emendas no texto e vai continuar acumulando.
E vai, mas com a alteração do texto isso não vai valer para a regra de transição, que ainda terá a vigência do ICMS e ISS.
Óbvio que isso também pode mudar se a regulamentação, de caráter infraconstitucional (e mais fácil de aprovar), voltar com a regra que acaba com a incidência desde já.
Triste verdade. Perfeito.
O comodismo de sempre, infelizmente. Isso é resultado do protecionismo exagerado, como o próprio Higa citou no podcast.
É mais fácil taxar os carros elétricos importados, perpetuando o comodismo das montadoras brasileiras, do que atacar o real problema das baixas vendas de nacionais: os altos impostos e preços de carros.
Que no caso, é o que o governo da vez quiser falar que causa mal a saúde ou ao meio ambiente. Ficou uma coisa genérica. Nem a lista numa lei complementar a emenda a constituição exige.