O limite na banda larga fixa ataca novamente

Lembro que na última vez que teve esse burburinho de limite na banda larga fixa, eles alegaram “a América do Norte já pratica esses limites”. Pois bem, moro no Canadá e nunca vi nenhuma provedora de banda larga fixa ter limite. Inclusive a fibra daqui funciona muito melhor que a do Brasil, caindo bem menos (tive apenas 1 problema nos últimos 12 meses).

Colocar limite em banda larga fixa é andar pra trás. Em pleno 2023…

4 curtidas

vcs podiam colocar um resumo em texto do que foi falado no podcast :slight_smile:

9 curtidas

Essa quantidade de dados só será ultrapassada por alguns usuários. Se a operadora prefere literalmente perder o cliente, então é porque não é vantajoso para ela essa pessoa utilizando sua rede, pois, com certeza, ela dá prejuízo.

NĂŁo me considero heavy user —meu consumo Ă© basicamente streaming e home office, Ă s vezes alguns downloads grandes, como SOs (macOS hoje está em >12 GB, por exemplo)—, assino 700 Mbps e o consumo dos Ăşltimos 30 dias foi 1,71 TB, imagina o consumo de quem assina 2 Gbps?!

4 curtidas

29-30 de setembro ( ͡° ͜ʖ ͡°)

2 curtidas

Eu vou repetir o que eu disse na outra thread:

5 curtidas

Não faz sentido a Tim alegar que o uso da internet vai afetar os outros. É ela que não tá sabendo dimensionar sua infraestrutura.

Pelo que entendi, a Vivo cobra quatro vezes mais pelo plano de 1Gbps em relação ao de 500Mbps porque provavelmente ao invés de dividir a porta GPON em 64, divide em 8 clientes, então não terá congestionamento na rede mesmo que algum usuário abuse da internet.

A Tim quis dar uma de internet com bom custo x beneficio, só que a tecnologia não suporta isso. É óbvio que se um cliente de 2Gbps use muito a internet, vai afetar a dos que usam 300 ou 400 Mbps e estão entre os 64 usuários daquela porta. Mas também é obvio que quem assina uma internet nessa velocidade, vai usar mais banda, caso contrário ele pagaria menos pelas velocidades menores. A 2Gbps, da pra baixar os 2TB em duas horas e meia. É muito pouco.

Das duas uma, ou dimensiona direito a fibra pra que os usuários de velocidades altas não interfiram nos de velocidades menores, ou não vende o plano. É muito simples. Não faz sentido vender uma internet com tamanha velocidade e não deixar o cliente usar alegando um suposto abuso.

8 curtidas

Que app Ă© esse? :eyes:

É o app que controla redes UniFi, no meu caso um UDM-Pro e vários access points, entre outros equipamentos.

1 curtida

1,71 Tb? Pra operadora tu é 171…

Isso nem deveria ser assunto hoje em dia. Bastam duas tvs passando conteúdo em 4k durante horas do dia e alguém baixando e jogando online que facilmente estes valores são alcançados. Se for pra ser desse jeito, então é melhor tarifar pelo consumo assim como energia elétrica, água e gás.

2 curtidas

Nem acho que ela tá sabendo dimensionar, acho que ela tá priorizando outras partes da infra.

O que falta mesmo é uma boa multa da Anatel e Anatel cobrar essa multa em dinheiro em vez de “multa/investimento”

3 curtidas

Acho que seria interessante se governo obrigasse todas as operadoras liberassem os dados de uso médio da população (ie. quantos porcento da população usa xGB de dados por mês).

Ai SE fossem impor um limite que seja algo que atenda estatisticamente 70-80% da população, se alguem precisasse de algo além disso é pq está fora da curva. Agora os caras quererem definir franquia com dados tirados do cool é fda.

2 curtidas

Ta aĂ­ algo realmente Ăştil que a IA pode fazer.

@mobilon será que da pra lansar a brava?

2 curtidas

A pessoa pode usar a internet pra ve video do youtube e netflix, e nunca ter tido um game pass pra baixar 50 jogos avontade numa semana, eu sigo falando mal dessa timultralixo pra geral. no grupo do condominio mesmo eu ja mandei por causa que uma moradora tinha assinado a internet dessa empresa patetica.

"nao recomendo esse lixo pra ngm, eles desligam sua internet se vc usar mais de 2tb por “uso” “excessivo”.

Isso aqui me parece igual no começo das dlcs, “- olha gente esse cavalinho aqui do skyrim por 1USD que bonitinho” e agora os games estao esse lixo, jogo 60USD, com dlc, loja com microtransaçao, season pass e o K a 4.

A empresa pode simplesmente NAO ACEITAR NOVOS USUARIOS PRA MANTER A QUALIDADE DA REDE ENQUANTO CONSTITUI UMA NOVA PARA OS FUTUROS ASSINANTES ponto final

ja que nao querem novos nodos, e soca todo mundo num sö e f-se os atuais e novos assinantes,

Faz o seguinte entao, para de oferecer 2gb e bota a internet de 1gb pra 960mb e pronto.

Franquia ilimitada seria perfeitamente aceitavel e os nodos nao ficariam estrangulados pela mä gerencia da empresa, se continua ruim anoite ? diminui pra 800mb(è quase 1gb na hora de baixar), continua ruim? diminui pra 768(ta proximo de 1gb), continua ruim, diminui pra 700mb.

Nao oferecem franquia ilimitada por que NAO QUEREM.

1 curtida

Bom dia
A coisa brasileiro é Fda quer ter mais compre a Prr de equipamento mais potente a não ser que esteja fazendo M em casa , que ver ex: eu não uso essa M Facebook em celular, e na Rua não usar rede móvel no tipo fazer PIX entro num bar , salão copio senha , PQP internet só teve no país 1980 liberada ao publico 1992 ,sistema politico do país é foda M L P mudança nas leis do país necessário e urgente …

Olha, realmente tem (pelo menos nos eua), tanto a verigon quanto a at&t praticam, mas é algo a nivel de 10 TB, bem mais do que a maioria dos usuários precisam, dito isso, pnc de quem apoia este limite

2 curtidas

800 megabits nĂŁo Ă© igual a 1 gigabyte, mas sim 100 megabytes.

Mas concordo, eu consideraria até a Claro HFC —não é meu caso, no meu endereço já está disponível Claro FTTH— antes da TIM “Ultrafibra” se precisasse trocar de operadora.

1 curtida