O fim dos planos com apps ilimitados

O Mobilon conta o caso em que durante uma viagem acabaram os créditos dele e ao tentar fazer a recarga pelo app do banco, o app não usufruía do zero rating. Pois bem, um dos modelos de negócios do início do zero rating era justamente de cobrar de algumas empresas o tráfego com destino aos IPs delas, análogo à “ligação à cobrar” do STFC/SMP. Vocês citaram no final do episódio, mas na linha do tempo isso para mim está colado com o zero rating.

Se não me falha a memória, somente o Bradesco pagou pelo serviço por alguns anos e um dos públicos-alvo dessa oferta eram justamente os bancos, sob o raciocínio que qualquer transação online era mais barato do que uma transação na agência presencialmente, mesmo que por caixa automático. Isso fazia parte do discurso de venda das operadoras.

Então não dariam zero rating de mão beijada para justamente o público-alvo deles. Se não me falha a memória, dentre os bancos, somente o Bradesco aderiu à oferta. E também se não me falha a memória, o valor do MB no atacado oferecido a eles não era tão longe do valor do varejo cobrado do usuário final.

Eu imagino que pras ofertas de apps de redes sociais e vídeos o custo por MB seja bem menor para as operadoras, já que existem caches, CDNs e tal nas redes delas. Até me lembro que para o “Extra Play” (a franquia adicional para certos apps) da Claro existia uma página no site oferecendo para outras empresas entrarem no “programa”, fornecendo CDN.

1 curtida

usuarios que usam wpp, twitter, instagram geralmente precisam de no maximo 15mb pra acessar tudo(atè o YT, se usar em 480-720p)

Decisao puramente e exclusivamente comercial.

1 curtida

“Alô, é de 2002?”
Hoje um site moderno deve consumir quase isso nos primeiros segundos só de CSS e JS.
Concordo que o conteúdo em sí pode ser pequeno porém todo site hoje carrega uma caralhada de conteúdo irrelevante, só de imagens e vídeos autoplay de publicidade já come algumas dezenas de Mb.

Acho q ela quis dizer 15 GB. EU mesmo tenho essa franquia e não uso a metade.
Mas tb não fico assistindo muito streaming de video no 4G/5G.

Meu plano tem os 25GB pra videos e redes sociais ilimitadas, além de 45GB pra uso geral.

Só por curiosidade, fui ver nas configurações do próprio aparelho quanto usei nesses apps. Uso, em média, 25GB (!). Eu mesmo fiquei surpreso. Não imaginava que usava tanto. Nem os 25GB pra vídeo eu consigo estourar, e olha que uso meu celular como se tivesse no Wi-fi, sem se preocupar com consumo nem nada. Basicamente só uso Wi-fi em casa.

Teoricamente, consigo conviver só com os 45GB da franquia principal, já que meu consumo total fica na casa dos 40GB.

Por fim, o Mobilin disse que o zero rating poderia prejudicar apps que estão fora da regra, já que manteria acesso aos escolhidos após consumo da franquia principal. Mas, não, todo o acesso é cortado após consumo da franquia principal, pelo menos na Claro. Mesmo que tenha internet disponível pra vídeos ou acesso ilimitado a alguns aplicativos, o único que funciona sem franquia principal ativa é o da própria Claro, nem Whatsapp funciona.

Fui ver o meu consumo no Whatsapp aqui, deu 4,9GB mês passado… :man_shrugging:t3:

1 curtida

Uma vez me colocaram em um grupo do WhatsApp que só tinha homens e eles passavam o dia inteiro mandando vídeos XXX.
Não fazia sentido pra mim o fato das pessoas ficarem enchendo o celular desse tipo de vídeo, sendo que é só abrir qualquer site adulto e pesquisar pelo tipo de vídeo que quer assistir.

Aí me explicaram que algumas pessoas só tem WhatsApp ilimitado e por isso só conseguiam consumir esse tipo de conteúdo sem gastar dados móveis se fosse pelo WhatsApp.

Eu até tive uma ideia de criar uma operadora MVNO com dados ilimitados para o Xv1de0s, mas nunca fui atrás de validar essa ideia pra saber se é viável.

2 curtidas

Fora ter que lidar com a Surf Telecom, credo

1 curtida

:man_shrugging:t2:

Ta ai um nicho de grupo equecido plea sociedade, se criar um dia me avisa so pra eu avisar o @Jefferson_Rodrigues rsrs

1 curtida

Escutei esse episódio ontem. Em um momento, foi falado sobre quando a TIM lançou as ligações ilimitadas por volta de 2009.

Na verdade, não era ilimitado de verdade. Eram 10 mil minutos, porém a TIM só divulgava isso no contrato, mas, na propaganda, era utilizada a palavra ILIMITADO(A).

Nessa época, o próprio Tecnoblog postou uma matéria falando sobre esse falso ilimitado intitulada “Presidente da Anatel quer tirar “infinito” e “ilimitado” do vocabulário das operadoras”.

Uma outra coisa é que eu pensei que iria falar, mas não foi falado é sobre que não é a primeira vez que as operadoras removem o acesso ilimitado às redes sociais.

Em 2015,a Claro removeu WhatsApp, FB e Twitter do acesso ilimitado do pré-pago e substituiu por 5MB extra de franquia de dados (mesma estratégia o adotada atualmente), porém voltou atrás na decisão meses depois daquele ano.

Que dá quase uma semana. Eu continuo concordando que não deviam chamar de ilimitado, mas, honestamente, se você extrapola esse limite, você deve ter grana pra pagar um plano PJ.

Ah os vai e volta… A diferença é que dessa vez a concorrência é menor :confused:

Todos os planos que se dizem ilimitados possuem um limite. Quando trabalhava na Vivo, o sistema mostrava a quantidade de minutos “ilimitados”.

2 curtidas

Desculpa. engoli algumas palavras :slight_smile:

15mb de download*

Você acredita que houve uma vez em que estava navegando com o brave na internet pelo celular e acabei tocando em um link que não deveria (fui idiota e achei que por estar usando brave teria mais proteção), 4 segundos depois recebi a mensagem de que havia consumidor toda minha internet (e eu tinha MAIS DE 1GB DISPONÍVEIS AINDA)…

Uso o samsumg max VPN para compreimir os dados e economizar internet e o youtube uso totalmente em modo de economia de dados, posso dizer que você está certíssimo!

Se eu ficar 1 hora no app do youtube o consumo total nem chega a 1GB agora se eu ficar esse mesmo tempo no navegador acessando vários sites o consumo poderá superar os 2GB em menos de 2 horas…

A exemplo, o site do fandom agora está com um recurso horrível de um pop up com um vídeo ao vídeo aparecendo (video que com certeza está todo forçado nos 1080p) que provavelmente se você ficar muito tempo alí ele vai sair drenando sua internet :pouting_cat:

Anúncios que ficam rodando vídeo em 4K se pá em sites, redirecionamentos se você sem querer acabar esbarrando seu dedo um uns deles; pois é, casos onde se torna ético usar bloqueador de anúncios cada vez mais frequentes, há redes de anúncios que são horrorosas e ficam colocando vídeos totalmente inúteis e sem nada a ver com o que você está lendo…

Se for no youtube e com a economia de dados você pode passar quase o dia todo assistindo que não vai esgotar nem metade da franquia, ainda mais agora que há um recurso excelente que já mostra o tanto de dados que o vídeo irá em cada qualidade consumir antes mesmo de você abrir e lhe pede para selecionar a que você quer…

Youtube melhorou muito

2 curtidas

Uma vez vi escrito que até mesmo wi-fi tem limite mensal mas é na casa dos 5 TB por mês ou algo do tipo, fiquei tipo, então se eu instalar uns 30 jogos de mais de 300 GB em um pc de 10TB de armazenamento meu acesso a internet será interrompido?

:face_with_raised_eyebrow: