O fim dos planos com apps ilimitados

O Mobilon conta o caso em que durante uma viagem acabaram os cr√©ditos dele e ao tentar fazer a recarga pelo app do banco, o app n√£o usufru√≠a do zero rating. Pois bem, um dos modelos de neg√≥cios do in√≠cio do zero rating era justamente de cobrar de algumas empresas o tr√°fego com destino aos IPs delas, an√°logo √† ‚Äúliga√ß√£o √† cobrar‚ÄĚ do STFC/SMP. Voc√™s citaram no final do epis√≥dio, mas na linha do tempo isso para mim est√° colado com o zero rating.

Se n√£o me falha a mem√≥ria, somente o Bradesco pagou pelo servi√ßo por alguns anos e um dos p√ļblicos-alvo dessa oferta eram justamente os bancos, sob o racioc√≠nio que qualquer transa√ß√£o online era mais barato do que uma transa√ß√£o na ag√™ncia presencialmente, mesmo que por caixa autom√°tico. Isso fazia parte do discurso de venda das operadoras.

Ent√£o n√£o dariam zero rating de m√£o beijada para justamente o p√ļblico-alvo deles. Se n√£o me falha a mem√≥ria, dentre os bancos, somente o Bradesco aderiu √† oferta. E tamb√©m se n√£o me falha a mem√≥ria, o valor do MB no atacado oferecido a eles n√£o era t√£o longe do valor do varejo cobrado do usu√°rio final.

Eu imagino que pras ofertas de apps de redes sociais e v√≠deos o custo por MB seja bem menor para as operadoras, j√° que existem caches, CDNs e tal nas redes delas. At√© me lembro que para o ‚ÄúExtra Play‚ÄĚ (a franquia adicional para certos apps) da Claro existia uma p√°gina no site oferecendo para outras empresas entrarem no ‚Äúprograma‚ÄĚ, fornecendo CDN.

1 Like

usuarios que usam wpp, twitter, instagram geralmente precisam de no maximo 15mb pra acessar tudo(atè o YT, se usar em 480-720p)

Decisao puramente e exclusivamente comercial.

1 Like

‚ÄúAl√ī, √© de 2002?‚ÄĚ
Hoje um site moderno deve consumir quase isso nos primeiros segundos só de CSS e JS.
Concordo que o conte√ļdo em s√≠ pode ser pequeno por√©m todo site hoje carrega uma caralhada de conte√ļdo irrelevante, s√≥ de imagens e v√≠deos autoplay de publicidade j√° come algumas dezenas de Mb.

1 Like

Acho q ela quis dizer 15 GB. EU mesmo tenho essa franquia e n√£o uso a metade.
Mas tb n√£o fico assistindo muito streaming de video no 4G/5G.

Meu plano tem os 25GB pra videos e redes sociais ilimitadas, além de 45GB pra uso geral.

S√≥ por curiosidade, fui ver nas configura√ß√Ķes do pr√≥prio aparelho quanto usei nesses apps. Uso, em m√©dia, 25GB (!). Eu mesmo fiquei surpreso. N√£o imaginava que usava tanto. Nem os 25GB pra v√≠deo eu consigo estourar, e olha que uso meu celular como se tivesse no Wi-fi, sem se preocupar com consumo nem nada. Basicamente s√≥ uso Wi-fi em casa.

Teoricamente, consigo conviver só com os 45GB da franquia principal, já que meu consumo total fica na casa dos 40GB.

Por fim, o Mobilin disse que o zero rating poderia prejudicar apps que est√£o fora da regra, j√° que manteria acesso aos escolhidos ap√≥s consumo da franquia principal. Mas, n√£o, todo o acesso √© cortado ap√≥s consumo da franquia principal, pelo menos na Claro. Mesmo que tenha internet dispon√≠vel pra v√≠deos ou acesso ilimitado a alguns aplicativos, o √ļnico que funciona sem franquia principal ativa √© o da pr√≥pria Claro, nem Whatsapp funciona.

Fui ver o meu consumo no Whatsapp aqui, deu 4,9GB mês passado… :man_shrugging:t3:

1 Like

Uma vez me colocaram em um grupo do WhatsApp que só tinha homens e eles passavam o dia inteiro mandando vídeos XXX.
Não fazia sentido pra mim o fato das pessoas ficarem enchendo o celular desse tipo de vídeo, sendo que é só abrir qualquer site adulto e pesquisar pelo tipo de vídeo que quer assistir.

A√≠ me explicaram que algumas pessoas s√≥ tem WhatsApp ilimitado e por isso s√≥ conseguiam consumir esse tipo de conte√ļdo sem gastar dados m√≥veis se fosse pelo WhatsApp.

Eu até tive uma ideia de criar uma operadora MVNO com dados ilimitados para o Xv1de0s, mas nunca fui atrás de validar essa ideia pra saber se é viável.

2 Likes

Fora ter que lidar com a Surf Telecom, credo

1 Like

:man_shrugging:t2:…

Ta ai um nicho de grupo equecido plea sociedade, se criar um dia me avisa so pra eu avisar o @anon6806520 rsrs

1 Like

Escutei esse epis√≥dio ontem. Em um momento, foi falado sobre quando a TIM lan√ßou as liga√ß√Ķes ilimitadas por volta de 2009.

Na verdade, não era ilimitado de verdade. Eram 10 mil minutos, porém a TIM só divulgava isso no contrato, mas, na propaganda, era utilizada a palavra ILIMITADO(A).

Nessa √©poca, o pr√≥prio Tecnoblog postou uma mat√©ria falando sobre esse falso ilimitado intitulada ‚ÄúPresidente da Anatel quer tirar ‚Äúinfinito‚ÄĚ e ‚Äúilimitado‚ÄĚ do vocabul√°rio das operadoras‚ÄĚ.

Uma outra coisa é que eu pensei que iria falar, mas não foi falado é sobre que não é a primeira vez que as operadoras removem o acesso ilimitado às redes sociais.

Em 2015,a Claro removeu WhatsApp, FB e Twitter do acesso ilimitado do pré-pago e substituiu por 5MB extra de franquia de dados (mesma estratégia o adotada atualmente), porém voltou atrás na decisão meses depois daquele ano.

Que dá quase uma semana. Eu continuo concordando que não deviam chamar de ilimitado, mas, honestamente, se você extrapola esse limite, você deve ter grana pra pagar um plano PJ.

Ah os vai e volta… A diferença é que dessa vez a concorrência é menor :confused:

Todos os planos que se dizem ilimitados possuem um limite. Quando trabalhava na Vivo, o sistema mostrava a quantidade de minutos ‚Äúilimitados‚ÄĚ.

2 Likes

Desculpa. engoli algumas palavras :slight_smile:

15mb de download*

Voc√™ acredita que houve uma vez em que estava navegando com o brave na internet pelo celular e acabei tocando em um link que n√£o deveria (fui idiota e achei que por estar usando brave teria mais prote√ß√£o), 4 segundos depois recebi a mensagem de que havia consumidor toda minha internet (e eu tinha MAIS DE 1GB DISPON√ćVEIS AINDA)‚Ķ

Uso o samsumg max VPN para compreimir os dados e economizar internet e o youtube uso totalmente em modo de economia de dados, posso dizer que você está certíssimo!

Se eu ficar 1 hora no app do youtube o consumo total nem chega a 1GB agora se eu ficar esse mesmo tempo no navegador acessando vários sites o consumo poderá superar os 2GB em menos de 2 horas…

A exemplo, o site do fandom agora está com um recurso horrível de um pop up com um vídeo ao vídeo aparecendo (video que com certeza está todo forçado nos 1080p) que provavelmente se você ficar muito tempo alí ele vai sair drenando sua internet :pouting_cat:

An√ļncios que ficam rodando v√≠deo em 4K se p√° em sites, redirecionamentos se voc√™ sem querer acabar esbarrando seu dedo um uns deles; pois √©, casos onde se torna √©tico usar bloqueador de an√ļncios cada vez mais frequentes, h√° redes de an√ļncios que s√£o horrorosas e ficam colocando v√≠deos totalmente in√ļteis e sem nada a ver com o que voc√™ est√° lendo‚Ķ

Se for no youtube e com a economia de dados você pode passar quase o dia todo assistindo que não vai esgotar nem metade da franquia, ainda mais agora que há um recurso excelente que já mostra o tanto de dados que o vídeo irá em cada qualidade consumir antes mesmo de você abrir e lhe pede para selecionar a que você quer…

Youtube melhorou muito

2 Likes

Uma vez vi escrito que até mesmo wi-fi tem limite mensal mas é na casa dos 5 TB por mês ou algo do tipo, fiquei tipo, então se eu instalar uns 30 jogos de mais de 300 GB em um pc de 10TB de armazenamento meu acesso a internet será interrompido?

:face_with_raised_eyebrow: