O cenário de tecnologia, fora da nossa bolha

Recentemente fiz uma análise empírica do cenário de reviews e análises de gadgets tecnológicos.

Nós que estamos em uma comunidade de tecnologia tendemos a gostar e esperar nas análises os mínimos detalhes, e tenho notado que essa não é a preocupação do usuário convencional, que apenas está buscando um apoio na sua escolha de compra.

Qual abordagem vocês preferem e qual a abordagem os seus amigos e parentes fora da bolha de tech preferem: análise técnica detalhada ou mais focada na experiência de uso?

Até onde ser extremamente técnico, para alguém que não esta inserida nesse meio ajuda na escolha de compra? E faço um link com o último podcast do tecnocast.

Resumo

Tecnocast 172 – Ressaca da Black Friday – Negócios – Tecnoblog

Onde mais ao fim, estavam comentando sobre a experiência de adquirir um novo ar condicionado, e a dificuldade em encontrar conteúdo e a confusão com diferentes terminologias adotadas por fabricantes.

E o paralelo que traço, é que isso também ocorre com smartphones, porém por estarmos dentro dessa bolha, não vemos dessa forma. Entretanto não raras as vezes vejo vídeos de criadores de conteúdo (não tech) em suas análises de gadgets, não fazendo a mínima ideia do que seja OLED. Algo que nós julgamos ser senso comum.

Mostra que o desafio entretanto é fazer com que nós do meio tech possamos difundir a tecnologia, para que ela chegue de forma palatável a mais pessoas, fora da nossa bolha. E essas pessoas ao transmitirem em sua análise, possam difundir melhor o conhecimento.

Quanto mais pessoas entenderem de tecnologia, maior o nível de exigência e por conta disso, melhores produtos estarão no mercado.

Eu prefiro deste jeito. Mas como um /r/explainlikeimfive da vida. hahaha

Pessoalmente eu gosto de análises mais detalhadas, levantando pontos positivos e negativos (principalmente) sobre o produto. Por exemplo, para notebooks sinto falta de análise térmica, mas informações relacionadas a benchmarks e tela são bem importantes e geralmente tem. Pra celular, de outro ponto de vista, gosto de ver comparativos relativos a benchmarks, camera e audio com aparelhos de mesmo nível. O que não gosto é daquele pessoal: “wow, que aparelho bonito, essa cor na traseira é sensacional” ou que fala apenas que prefere foto do celular X. Prefiro novamente um positivo/negativo de cada aparelho nesses aspectos.

Meu círculo de amizades é na maioria da área tecnológica, então com esses o papo é técnico mesmo. Dos que não são é muito mais comum o pessoal se preocupar mais com o preço, a aparência/experiência do produto ou ser de uma marca X. Mas nunca os vi comentando sobre ver reviews. Algo comum é pedirem opinião minha ou de alguém que entenda (mais para notebooks/smartphones).

Eu gosto de conteúdo mais voltado para uma análise com metodologia padronizada, principalmente em testes que servirão como base para comparações futuras. Algo que me deixa agoniado é calibração de brilho de tela em teste de duração de bateria. Aquela barrinha não é uma representação da porcentagem. Para o teste fazer sentido é preciso usar um luxímetro. Já que meia barrinha de uma tela com 625 nits, não é o mesmo valor de uma com brilho padrão de 800 nits.

Algo que sinto falta em comparativos de câmera é um referencial. Dizer que tal câmera performa bem ou mal, é relativo ao referencial que a pessoa tem. O usuário normal não tem acesso a diversos aparelhos para ter esse referencial. Muitos nunca usaram um flagship.

Acharia interessante na comparação mesmo de um intermediário, alguma amostra lado a lado do que seria uma boa fato. Não com a intensão de comparar ambos, mas de referencial mesmo.

Benchmark não é algo que eu de muito valor, uso prático sim. E é aí que muitos reviews pecam, em não demonstrar uso prático. Tenho gostado mais de reviews dinâmicos, aquele em que a narrativa se apoia no uso real, durante o dia/noite. Acho que são um bom mix entre ser técnico e demostrar uso prático.

Tendo a separar review, de análise técnica do aparelho. Do review eu espero um conteúdo mais prático, dando o parecer de como esse aparelho se comportou, a narrativa pode variar. Mas em suma é isso. Já a análise técnica, o mínimo que eu espero é que tenha uma padronização.

1 curtida

Mesmo sabendo que a experiência de usuário é melhor forma de dizer se o aparelho funciona bem ou não; muitas coisas eles deixam a desejar. Por exemplo, os androids possuem uma qualidade inferior no instagram, comparada aos iphones, mas ninguém em análise de uso fala disso.
Fatorem estão relacionados aos autofalantes, muitos aparelhos possuem um bom desempenho, mas são péssimos em mídia (vide iphone XR com tela que parece um samsung de 2010). Outra coisa é que, muitos das análises são feitas por pessoas que já tem “atalhos”, como deixar os aparelhos melhores, como gravar com a câmera frontal e lançar no instagram; fechar os aplicativos em segundo plano etc… isso o usuário comum não faz!

Eu ainda prefiro a análise detalhada, aquelas que falam sobre os números do processador e enfim, por quê? Porque isso é sinônimo, processador forte e novo é sinônimo de bom desempenho e boas câmeras, sem travamentos.
Mesclar é que é essencial; ênfase sempre nos números.

1 curtida

Tem que haver ambos. Tem que existir análises mais superficiais sim, ao passo em que análises mais profundas e de qualidade nunca deixarão de ser fundamentais. O motivo é simples: existe público para tudo. As vezes o geek vai debulhar os reviews de um determinado equipamento para aquisição corporativa ou indicação pessoal mas na hora de comunicar aos pares e/ou repassar ao parente faz sentido encaminhar o link de uma análise mais rápida, fácil de entender e palatável.

1 curtida

Eu gosto de benchmarks, assim como o uso pratico. Benchmarks de duração de bateria e talz são super úteis. Tipo o PCMark 10 tem uns benchmarks interessantes nesse sentido: ele simula o uso como home office, apps, video, audio, jogos, idle e etc.
De desempenho também, claro que ninguém se importa que um smarpthone com o 888 é 3% mais lento que outro com o mesmo SOC mas se tem bateria muito melhor.

1 curtida

Se eu to vendo um review tem q ser minimamente técnico, esse negócio de dar aparelho pra influencer falar bem como se fosse review e ficar lendo um papel com tudo que a marca julga ser relevante eu nem chamo de review

1 curtida

Acho que a análise ideal é aquela que segue padrões de teste em categorias de produtos simulando o dia a dia.

Infelizmente, no Brasil, pouco locais temos isso (Harpyja é um exemplo BR bom). Já na Gringa temos muito mais opções (smart robot war ou smart robot review, por exemplo).

Aqui no BR, via de regra, é youtube abrindo caixa e no máximo mexendo no produto e falando “uau, esse é o melhor =coloquei aqui o nome do produto= do mundo/que já testei”

1 curtida

Acho que no nosso cenário atual não tem porque escolhermos entre um e outro tipo. Os dois tem seu público e os dois podem existir conjuntamente. Eu pessoalmente gosto de algo mais detalhado e não é nem somente em relação a tecnologia, acho que é algo mais profundo sobre a maneira com que nos relacionamos com produtos no geral. Se eu for escolher uma tinta pra parede eu vou buscar informações detalhadas que me explicam as nuances da diferença entre cada marca, entender os pontos fortes de cada uma para poder fazer uma escolha mais ajustada. Já outros podem preferir somente uma indicação direta de qual produto comprar sem todo esse nível de detalhamento, seja para um celular ou para a tinta da sua parede.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.