O cemitério de produtos do Google

Outra ferramenta do Google que existia foi o Picasa, que podemos considerar como “o pai do Google Fotos”.

Tem também o Google Earth, que quando lançaram, foi uma febre. Tanto que tem aquele meme do moleque que foi na rua e perguntava se o outro conseguia ver ele ao vivo na ferramenta. Apesar de não se falar tanto mais nisso, ainda existe. Tanto que tinha uma versão Pro, que tinha que pagar para ter uns recursos a mais, como por exemplo, gravar um passeio com o Earth sem marca d’água (igual nas matérias dos telejornais que pegam o mapa 3D do Google e dão uma dimensão mais real do que estava acontecendo)

E vocês estavam falando na expressão “micreiro”, se tu fala “micro” hj, os mais novos vão achar que estão falando do micro-ondas. E eu estava assistindo uns comerciais antigos, apareceu uma propaganda de computadores para o dia dos pais e o vendedor: “Aqui na loja tal (não lembro o nome da loja), você vai deixar o seu pai informatizado”

5 curtidas

Bem lembrado! Chegamos a falar em off do Picasa. Acho que ele entra num dos casos que o Higa cita no episódio: algum time maior trabalhando num projeto mais abrangente acaba absorvendo o time que trabalhava na ferramenta menor, e aí deixa de fazer sentido manter as duas.

3 curtidas

O Picasa era legal, mas não faz sentido nos dias de hoje com tudo em nuvem e o google fotos tendo praticamente as mesmas ferramentas, ao meu ver foi mais uma evolução natural do programa ir para nuvem do que uma morte dele, só mataram o nome mesmo.

4 curtidas

Gostava muito do Google Reader. Foi uma comoção generalizada quando ele se foi.

Lembro de outros serviços obscuros tais como o Google Buzz e o Google Wave. O Wave eu fiquei muito empolgado quando recebi o convite pro Beta, mas nunca soube como usar nem o que fazia.

2 curtidas

É, 267 produtos, serviços e hardwares matados pelo Google de acordo com o Graveyard, com mais 8 com data marcada para morrer.

Nem sabia que vão acabar com o Youtube Originals esse ano também.

2 curtidas

Google Earth é fundamental para o meu tipo de trabalho.
Uma das maiores invenções do Google ao meu ver.
Mas realmente, não tem muita utilidade pra quem é leigo, além de ficar brincando de visitar os lugares pelo street view.

3 curtidas

Espero que não matem o Google Earth tão cedo, eu uso pra planejar onde vou esconder meus caches do jogo Geocaching. Até meu pai que não entende muito de tecnologia usa o Google Earth, eu ensinei ele como fazer medição de terras pra saber quantos hectares tem.

3 curtidas

Cobra kai se originou no YT Originals

2 curtidas

permitia inserção de slide carrossel em sites, blogs pena que o atual não permite mais. Não achei um evolução ele tinha recursos que foram apagados é como se mudassem o foco, não que o fotos seja ruim, mas tivemos perdas de recursos, inclusive dentro da própria evolução gradual do próprio app fotos.

1 curtida

O Wave era muito esquisito, mas acho de verdade que os criadores estavam vislumbrando algo muito interessante. Como falei no episódio, se uma pandemia tivesse ocorrido na época, creio que o Wave teria facilitado o trabalho remoto naquele momento. Agora, por melhor que tenha sido a ideia, uma coisa deve ser dita: quem teve a ideia de permitir que a ferramenta mostrasse o que amiguinho estava digitando enquanto ele digitava era um completo sádico.

4 curtidas

Lembro bastante do Google+. Cheguei até a usar bastante, mas faltavam usuários. Adorava a ideia de círculos, onde você publica exatamente o que quer para quem quer. O Facebook até tentou copiar, mas nunca chegou tão perto da facilidade que era.

Sinto falta disso hoje em dia no Instagram, por exemplo. Temos os close friends, mas acho que ainda é limitado quando comparado ao G+.

5 curtidas

Tá ai um recurso que não vejo sentido ter hoje em dia.

1 curtida

E eu pagando o Youtube Premium, com a promessa do Youtube Originals… Só vou ficar com a vantagem de não ver trocentas propagandas antes dos videos.

A unica coisa boa desse serviço foi a primeira temporada do Cobra Kai

2 curtidas

Outro serviço que usei foi o Google Pages (não sei se era esse o nome), que permitia com alguns cliques criar um site. Lembro que a escola do meu filho não tinha a menor ideia de como fazer, daí fui lá e montei um site para eles

2 curtidas

Usei muito o Google+
Eu fui um dos primeiros a criar conta lá e por causa disso meu perfil acabou sendo recomendado para um monte de pessoas aleatórias que criavam conta no início da rede social, então em poucos dias eu ganhei mais de 15k de seguidores.

3 curtidas

Aproveitando o gancho

5 curtidas

Google Pages ainda existe, só mudaram o nome pra Google Sites

Acho que com o passar do tempo, as ferramentas do Earth poderão ser integradas ao Maps. Enfim, só achismo mesmo.

Essas materias “retrô” são uteis pra entender melhor o passado, analisar o presente e se posicionar pro futuro.
Num mercado onde as coisas surgem e se vão muito rápido, entender quais empresas investem em tecnologia durável ajuda a escolher quais tecnologias devemos investir tempo e $.
Essa matéria foi um grande aprendizado pra mim.

1 curtida