O carro elétrico não é nenhum santo

E pra agravar esses problemas, a maioria dos novos carros elétricos estão seguindo as tendências do mercado e ficando maiores e mais pesados.
Ou seja, precisam de ainda mais matérias-primas, consomem ainda mais eletricidade e causam ainda mais dano ao pavimento.

1 curtida

Carro elétrico é inviável para a realidade brasileira, não tem como pegar um carro elétrico e viajar de boas para outro estado.

1 curtida

Essa é a parte relativamente “fácil” de resolver, “só” instalar estações de recarga rápida nas rodovias.

1 curtida

Se reciclar todas as baterias de lítio, ainda não tem suficiente para o que o mercado exige.

A solução é fazer bateria de “todo” tipo material além do lítio.

Kkkkk oportunidade boa para galera fã do nióbio

@evefavretto Infelizmente, os carros estão sendo fabricados pela exigência do mercado de forma “igual” ao de smartphone, das pessoas quererem mais e mais autonomia

@xtudao Só região de litoral, da para atravessar o país subindo a BR 110 e 101

O problema que brasileiro não cuida de algo que é “coletivo” (privado)

Carro elétrico não é viável praticamente em situação nenhuma, pelo menos não no BR que pouca gente pode se dar ao luxo de comprar um carro, usar alguns anos e vender pro ferro-velho como noutros países.

Como dito na matéria o carro em si pode não poluir, mas todo o processo de produção e geração de energia pra alimentar ele é tão quanto senão pior para o meio ambiente que carros a combustão.

Outra maravilha que pensam que o carro elétrico tem menos peças pra manutenção, ok mas enquanto em um carro a combustão uma hora você troca bomba d’água, mangueiras, motor de partida, velas, o carro elétrico o dia que estragar alguma peça vai te quebrar as duas pernas pois vai custar uma fortuna, imagina o custo pra trocar algum motor elétrico, alguma ECU ou jogo de baterias.

Outro problema relatado pelo @xtudao, pelo menos no BR carro elétrico se resume no entorno de SP e RJ, tenta subir do sudeste do país e tem que voltar de guincho.

Fora que é um carro tipo Uber, é um veículo que você precisa planejar pra onde vai, não pode se dar ao luxo de entrar no carro e passear e decidir do nada fazer alguma viagem rápida, não pode sair pra explorar algum lugar mais paradisíaco tipo uma praia afastada pois não sabe se vai ter bateria pra voltar.

Custo de abastecimento, tem gente que acha que carro elétrico anda de graça porque não tem que abastecer, tem vídeos no YT de gente fazendo viagem com isso e o custo pra abastecer nos postos sai praticamente o que gastaria num carro popular, e ainda tem que ficar uma hora esperando abastecer numa viagem de 4h.

Ah mas só instalar placa solar! Ok mas e tudo que isso vai custar, quantos anos de gasolina dava pra comprar?

Sem contar que quando o conjunto de baterias abrir o bico seu carro novinho vai pro ferro-velho mais próximo, enquanto um carro a combustão é revendido e usado até cair os pedaços.

Eusou da tecnologia mas sou até bem cético nesse assunto, se tiver um carro 100% a combustão e um 100% elétrico no mesmo valor, eu vou no carro a combustão, vou demorar uns anos ainda pra sair do v6 bebedor e confiável.

1 curtida

aqui no BR, o carro elétrico tem o mesmo potencial das latas de alumínio e ser 100% reciclável. o problema que o mercado tem que se transformar para chegar nesse 100% e isso leva tempo, ainda mais que os primeiros carros elétricos daqui, deve esta chegando no fim da vida útil da bateria agora (80%)

Sobre a infraestrutura, isso é questão de tempo, o ruim é que vai ter um lobby forte contra.

já manutenção, carro elétrico é mais barato, exceto pneu, suspensão e bateria

motor elétrico, com certeza é muito mais barato que um de carro a combustão, é que aqui não tem demanda, mas quando tiver, certeza que WEG vai fazer e entupir o mercado de motores baratos

ECU e módulos, isso não queima fácil, precisa alagar ou cair um raio, isso dar para comprar em desmanche barato

motor elétrico de 10 kW que equivale a um motor de 70 cavalos, ta saindo por R$ 6690 na aliexpress

um motor completo usado de um hb20 1.0 não deve sair por menos de 10 conto, deve esta girando em torno de 13 em um bom estado

https://pt.aliexpress.com/item/1005005425382801.html

1 curtida

Mas aí eu te pergunto, o quanto o Brasileiro REALMENTE viaja de carro pra outro estado pra isso ser um limitante?

ECU não é barata nem em carro à combustão. E carro à combustão automático costuma ter TCU tbm.

A questão é, por quanto tempo vão usar o carro? Se vc troca de ano em ano, com ctz polui mais. Mas e se vc usa o mesmo carro 10 anos ou mais? No longo prazo o EV TENDE a ser mais eco-friendly que o à combustão.

Vai salvar o planeta? De forma alguma, mas pode ajudar a minimizar os danos.

Esse vídeo aqui é ótimo pra ilustrar o que eu to dizendo com números.

Minha esposa veio de uma terra longínqua e de difícil acesso. Quando vamos visitar sua família são 12 horas de estrada, daquele jeito. Carro elétrico, nem pensar. No máximo acredito que um híbrido plugin faria o serviço (desde que seja bastante robusto em termos de suspensão), e olhe lá. Para recarregá-lo na casa do sogrão ainda teria alguns problemas por conta da rede da casa já muito defasada.

Desse modo, para a minha realidade, vejo um carro 100% elétrico funcional somente nos grandes centros, para deslocamentos cotidianos. Um híbrido comum (tipo os Toyota, que recarregam com a frenagem), para a realidade brasileira é o ideal, por enquanto. Os híbridos plugin podem trazer alguns problemas, uma vez que é comum casas com rede elétrica antiga. Mas se o cara tiver alguma organização e investir um pouco, estará resolvido. Uma reforminha em casa, uma parada estratégica no shopping que tem tomada para recarga, etc. Depois que se popularizar, os postos vão precisar fornecer recarga elétrica paga e os condomínios residenciais e comerciais terão que passar por reforma na rede elétrica para a instalação de pontos de recarga pagos.

Híbrido (PHEV ou não) me parece fazer mais sentido para a maioria dos usos no curto prazo. Você reduz as emissões, o carro consome menos e ganha alguns dos benefícios de um EV (como frenagem regenerativa) e permite usar baterias menores.
Mas o mercado de veículos decidiu tentar focar mais em carros maiores e mais caros (fora que existem alguns incentivos na legislação americana para aumentar o tamanho dos veículos), e carros compactos e baratos novos basicamente evaporaram.

2 curtidas

Esse é o principal problema que eu vejo, a infraestrutura, ainda mais aqui no Brasil.

Nós não somos conhecidos por ter uma infraestrutura boa, e para piorar, dizem que um único ponto de recarga rápida está custando um milhão e ter que espalhar isso no Brasil inteiro acho que vai demorar bastante.

Sei que subindo do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte pelo litoral é possível, só que sei também que ir de São Paulo a Curitiba têm problema de está cheio os poucos pontos que têm ou está quebrado e precisar voltar de guincho que sei que já aconteceu

Não sei se consideraria incentivo, ta mais pra “brecha” na lei pq eles homologam o carro de acordo com o footprint (distância de entre-eixos e largura do eixo) deles, não pela massa como é aqui no BR e na Europa, por isso que nos últimos anos teve uma onda de picapes extremamente potentes como RAM TRX e Ford Raptor.

Esse é o ponto. Tem gente q não adianta querer ter EV mesmo, não nego que existam esses casos. Minha questão é se eles são tão numerosos quanto a galera acredita ser, e sinceramente acho que não são.

Outro ponto problemático é a falta de padronização dos carregadores. Existem padrõES de carregadores, o que dificulta muito planejar uma viagem pq vc fica dependente de adaptador (quando da pra usar) ou se aquele eletroposto tem o plug adequado para seu carro.

Mas aí um PHEV tbm seria arriscado, eletricamente falando. Quando a Volvo fez aquela ação de emprestar carro pra qualquer um eu cheguei a pegar e eles desaconselhavam vc a carregar em casa mesmo se pudesse (e provavelmente vc não conseguiria pq era uma tomada industrial) justamente por conta da rede elétrica.

Acho que condomínios novos já tem q ter no projeto algum (ou alguns) carregadores previstos, os antigos devem depender da demanda dos condôminos.

o nosso vai ser o europeu, até a Byd que chegou agora já adotou

quem ta vacilando mesmo é o INMETRO em não fazer isso logo

1 curtida

No Brasil faz sentido usar o conector europeu mesmo, já que não é incomum ter redes trifásicas em instalações residenciais. Fora que permite carregamento mais rápido.

isso é verdade

só que trifásica, eu só vi de pessoas que tem alguma fabricazinha ou elevador em casa, mas não duvido que deva ter bem mais

EUA usa duas fases (fase dividida) em instalações residenciais. Por aqui nunca vi um transformador que não seja trifásico nas ruas.

1 curtida

Só se vc for rico pra kct né, não sei de ngm com casa normal com trifásico. Vc tem até que fazer uma solicitação diferente pra ENEL em SP.

Eu queria era saber de onde vão tirar tanta energia e dizer que é energia limpa, a Europa antes da guerra ucrânia/russia tinha uma enorme dependência de energia russa que tinha parte produzida a carvão, agora a Alemanha que era a maior depende reativou suas usinas a carvão.
Aqui quando estamos em crise hídrica temos q acionar as termos elétricas.
Com as datas estipuladas na Europa o problema nem é reciclagem

Coloquei trifásico 120A na minha casa, que construí em 2013-14. No dia da instalação pessoal ficou me zoando, mas na altura já se falava em elétricos. Estou preparado, rs…

Já tem placa solar ?