Nvidia domina mercado de placas de vídeo com 88% de participação

Mérito da estratégia comercial da NVIDIA, tanto pelo foco em aperfeiçoar o desempenho das GPU’s (enquanto a AMD parece estar cada vez mais focada em tornar seus SoC’s AMD Ryzen ainda mais competitivos contra a Intel), quanto pelo trabalho de marketing, basta uma procura simples por montagem de PC no Youtube por canais renomados, e verá que a cada 50 montagens de PC, só uns 2 deve ter placas de vídeo AMD (números superlativos, não são baseados em dados)!!!

2 curtidas

Bom, a AMD se perdeu em placas de vídeo faz tempo. Em performance, até não deixam a desejar e sempre fazem ajustes de preço competitivo pra tentar ter alguma vantagem frente à concorrente verde. MAS uma coisa que a AMD nunca fez direito e isso é desde praticamente sempre é driver decente. Parece que eles gostam de ver os proprietários passando raiva com drivers que só não são mais ruins porque funcionam em boa parte do tempo.

Aqui mesmo: RX 570. Não é uma placa de vídeo nova mas até hoje não corrigiram um bug que trava completamente a máquina quando algum programa usa o processamento [da placa de vídeo] (navegadores de internet, pacote adobe…). E, como se não pudesse piorar, a própria AMD teve que corrigir recentemente um bug que afetava o jogo Snowrunner (que eu jogo, por sinal).

E o que mais entristece: eu fui nVidia no passado. Mas parece que antigamente as placas de vídeo eram feitas pra não durarem. Uma morreu com 2 anos e pouco e outra menos que isso. AMD tenho placa de vídeo de coisa de 20 anos de idade que ainda funciona perfeitamente. Pelo menos, ao que tudo aparenta, a nVidia cobra mais dos seus integradores e boa parte deles agora oferece 3 anos de garantia. As que perdi no passado todas já estavam sem cobertura do fabricante.

2 curtidas

Mesma coisa aqui. Eu e meu amigo temos o mesmo PC mas ele preferiu uma placa AMD e eu Nvidia 1660 OC.
Nao da outra. ele sempre tem problema com o driver e durante o jogo (AoE4) ele tem 1 problema a cada 10 rodadas e eu nunca. Parece que AMD nao consegue otimizar bem pra jogos, o que eu acho um absurdo. No passado tambem tinha AMD e meus problemas terminaram quando troquei para uma Nvidia equivalente (GTS 250 na epoca)
Eu adoraria que a AMD fosse uma concorrente equivalente, mas a impressao que me da é que eles simplesmente nao possuem a mesma qualidade no quesito software/driver.

Motivo bem convincente pra não abandonar o mercado de GPUs para meros mortais. Ao menos por enquanto.

No coração eu sou do time vermelho, não tem jeito.

Mas… Depois de muito tempo sem usar uma placa verde, comprei uma 4060 TI. E não tem como negar ou questionar a superioridade da Nvidia. Os drivers, embora proprietários, são muito bons.

Ótimos recursos de software e hardware como aceleradores de codificação AV1, Ray Tracing, Frame Generation e tantos outros… Isso sem contar nos CUDA cores que são simplesmente uma necessidade para quem quiser brincar de iA.

É muito valor agregado que simplesmente não tem do outro lado da força.

2 curtidas

Talvez você tenha pego a época tenebrosa das YLoD dos PS3 e RRoD do Xbox 360, nessas épocas o material de interfaceamento entre a BGA e o chip era bastante propenso a trincar durante o aquecimento e resfriamento, causando o mau funcionamento.