Nubank vai ter que mudar de nome com proposta do Banco Central?

1 Like

Eu concordo com a ideia!
Se não é banco não pode ter nada de nome relacionado a banco!

15 Likes

Concordaria com a ideia, desde que não altere os já existentes. Brasil tem muitos problemas, e esse certamente não é um deles.

10 Likes

Será mais fácil ampliar a definição de banco do que impor essa regra.

O Nubank não é oficialmente um banco, mas oferece praticamente tudo que um banco tradicional tem. Então não faz sentido a troca do nome.

Agora se for só uma empresa de pagamentos, ou uma empresa só de crédito, etc aí sim faz sentido.
É mais fácil mudarem isso do que brigarem com o Nubank pra mudar de nome.

8 Likes

Concordo com a proposta, mas acho que o ideal seria um prazo maior de adequação das empresas.

Então basta virar um baco oficialmente e não precisa mudar de nome.

9 Likes

Para ser sincero eu não sei o que falta no nubank para se tornar um banco oficial.

Se torna uma conta corrente o que hoje em dia ele e apenas uma conta de pagamentos.

2 Likes

Caso aprovada, isso impactaria o nome de fintechs como o Nubank e PagBank, que estão entre as fintechs mais populares do Brasil.

Só uma correção meio besta: O Pagbank é autorizado pra operar como banco múltiplo desde 2019 pelo Bacen, através do nome BancoSeguro. O PagSeguro, que é o nome mais conhecido, é a parte de pagamentos e adquirência do PagBank (as Moderninhas). Então provavelmente ele não estaria sujeito a essa decisão do Bacen.

(E espero mesmo que não mude o nome, porque vai ser um saco ter que mudar toda minha documentação de trabalho pro nome novo caso isso aconteça)

3 Likes

Farei aqui a piada de “ter uma agência física” hahahaha

6 Likes

Tem anos tem que não vou uma agência física que nem lembro que ainda existe isso rsrs.

2 Likes

Vontade de pagar mais os funcionários.

Não sendo um banco, eles não estão sujeitos as regras do sindicato dos bancários.

9 Likes

Essa discussão me lembra aquela de “bombom” ou “wafer”. Isso porque, se uma empresa chamar seu produto de wafer, ao invés de bombom, ela está sujeita a uma taxa de impostor menor do que se fosse bombom. Pro usuário final não faz nenhuma diferença, ele vai chamar de bombom independente se na caixa está escrito wafer.

Será que algo parecido acontece com “banco” e “Fintech”? E é mais vantajoso ser uma Fintech perante o governo do que um banco?

5 Likes

BC quase não tem problema mais importante pra resolver ou procurar uma solução né?

5 Likes

Não deixa de também ser um problema simplesmente porque não é o maior dos problemas.
Igual prefeitos e governadores que só se interessam por “grandes obras”, mas esquecem de consertar a calçada da esquina porque não é algo “relevante”.

7 Likes

É, eu também não vou há anos. Porém sinto mais “segurança” em saber que qualquer coisa eu posso caminhar 20 minutos e ir na agência do meu banco perto de casa

4 Likes

Concordo com o colega @Dicaprio123: amplia o conceito de banco e acaba com o imbróglio. Se o BC está fazendo consulta sobre, é porque há pressão de algum lado pra isso. Pelo menos o BC não foi arbitrário e inventaram uma norma ou mesmo o Executivo baixasse uma Lei pra que isso ocorresse. E os bancos (segundo o BC, bancos propriamente) estão cada vez mais que fazer malabarismo e contorcionismo pra manter a base de clientes. “Ah, mas bancão fatura horrores, não está perdendo…” quem abre ou mantém conta em “bancão” é por obrigação de alguma coisa ou porque acha que fintech não presta porque não tem agência física. Se agência física resolvesse o Banco do Brasil não é a porcaria que é, o Itaú, o Bradesco… BB, principalmente, qualquer problema você precisa colocar o pé na sua agência física em que abriu conta, esperar HORAS a fio e torcer pro atendente ser capaz de resolver o problema. Adendo aqui: se você estiver fora da sua cidade, SE FERROU! Se tiver que ir pro gerente da sua conta, aí esquece. Porque vai ser um festival de “vamos adquirir um seguro? vamos fazer um investimento?” Bancão pra mim é algo que não me vejo usando. E com o PIX definitivamente a necessidade caiu de vez por terra. Antes dele, você até tinha a desculpa de ter que pagar taxa pra movimentar grana entre bancos. Agora não mais.

4 Likes

Exatamente, se pro Paulista, mesmo estando escrito biscoito no pacote, eles chamam de bolacha, e pro Carioca, mesmo estando escrito na embalagem “salgadinho” (estilo Doritos), chamamos de biscoito (sou Carioca), o nome oficial não faz diferença nenhuma kkkkkkkk

3 Likes

Concordo com você @felipefreitas, e inclusive deixo a pergunta pra quem discorda, entre eles, o @trovalds (deixando claro que é só uma pergunta, sem treta pfvr kkkk):
Se você ganhasse amanhã na Mega-Sena (que vi agora, está acumulada em R$60.000.000), você colocaria seu dinheiro num Private Bank do Banco Inter (Inter Win) ou C6Bank (Graphene), ou colocaria no Private Bank do Itaú, Bradesco, Santander ou BB?? Óbvio que bancos digitais são excelentes opções pro dia a dia, mas não se pode negar a confiabilidade maior de um banco físico!!!

2 Likes

QUÊ? No Rio vocês chamam salgadinho de biscoito? :flushed:

3 Likes