Nubank lança "Modo Rua" para te dar mais segurança ao sair de casa

2 curtidas

Ao entrar na seção, o usuário selecionará uma rede Wi-Fi como segura

Escolheram a função errada. Como fica quem usa dados moveis como meio de conexão principal? Essa função tinha que funcionar por GPS e não apenas por Wifi.

15 curtidas

Exato. O próprio App deveria criar uma cerca virtual no endereço do usuário e quando ele saísse dessa cerca, exigisse confirmação extra.

10 curtidas

O modo rua poderia bloquear o acesso aos investimentos, empréstimos e sair ocultando todos os valores de limites que hoje aparecem no App… Não vou pedir dinheiro emprestado na rua, mas o ladrão vai tentar…

16 curtidas

Acredito que a ideia inicial já foi boa, e provavelmente vai ter que ser modificado algumas configurações, tipo o crash detection do novo iPhone 14, que já está dando alguns BO’s quando às pessoas andam na montanha russa, vai precisar de correções.

9 curtidas

Também acho. A não ser que o banco tenha dados que os usuários se conectam mais pelo wifi, do que pelo 4G, mas acredito que esta implementação deveria se basear 100% pela localização por GPS do que colocar o Wifi, como responsável pela funcionalidade.

8 curtidas

Achei a função realmente bem interessante.

9 curtidas

Olha, curti a função. Toda nova função que ajude na segurança é bem-vinda. Só achei meio contraditório ainda conseguir desbloquear a função via biometria facial, porque o ladrão ainda poderia forçar a pessoa a desbloquear. Acredito que essa possibilidade deve ter sido pensada em caso de alguma emergência pessoal na rua.

6 curtidas

Não vi na matéria, mas minha dúvida é: como vai funcionar pra desativar o recurso? Se for possível desativar a qualquer momento, então o recurso é inútil. Se não, como restringir a desativação desse recurso? Eventualmente eu posso precisar trocar a rede padrão de casa.

3 curtidas

Modo rua, também conhecido como modo Brazil.

8 curtidas

Esse recurso do nubank ajuda mas acho que será mais efetivo quando essa solução de notificação automática em caso triangulação de valores for implementada.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/noticia/2022/10/banco-central-vai-mudar-regras-do-pix-para-evitar-fraudes-e-vazamentos-de-dados-cl94t5uhn00a801c992g9mwzb.html

1 curtida

Exato. Sem falar da falha grotesca. O ladrão descobre em dois passos a rede Wiifi que o celular utilizou. Cria uma rede em outro aparelho/roteador e voila!

A ideia é boa sim, mas o método não. Espero que o Nubank mude isso.

Finalmente alguém usou a cabeça para ter uma idéia interessante para a realidade brasileira de criminalidade urbana.

A princípio achei o conceito de Wi-Fi bem acertado, porque ele ativaria o modo assim que perder-se o sinal de casa (algo bem prático) e não teria como burlar isso na rua, mas a idéia da cerca virtual é uma refinamento bem melhor mesmo.

Concordo. É algo super lógico.

Pensei nisso também, mas realmente esbarra no problema de alguma emergência.

Inclusive, penso que seria até mais seguro se isso só pudesse ser feito dentro do cercado virtual, porque também inibiria os sequestros.

3 curtidas

Se usam o mac adress do roteador em vez do nome da rede ai não é tão facil de implementar isso.

1 curtida

Clonar número MAC é muito fácil. Na faculdade de ADS, numa matéria de Segurança de Rede, tive a oportunidade de aprender a proteger ainda mais uma conexão de rede wifi. Mas no Brasil, existem muitos roteadores que não são atualizados com firmware mais seguros para o equipamento.
Hoje mesmo me conectei numa rede wifi, na casa de um amigo que ele usava o protocolo WPA1.

1 curtida

Eu queria é uma forma de desabilitar e sumir com o pix da conta…

só que o celular não salva o MAC da rede em nenhum lugar visível aos usuários, então teria de ir até a casa da vitima, descobrir o MAC do roteador dela e depois replicar ele em outro roteador, acaba não ficando nem um pouco fácil isso.

2 curtidas

Concordo com os dois. Porém, apesar da(s) falha(s) existir(em), penso que não seria tão prático/rápido aproveitá-las.

Pra mim o melhor método de proteção continua sendo usar um endereço de e-mail [de recuperação] diferente, que não fique logado no celular, para o cadastro do Nubank (e outros bancos/contas).

2 curtidas

GPS gasta enegia demais

1 curtida