Novo modem para internet coaxial da Claro é aprovado pela Anatel

1 Like

A Claro não deixa mesmo esse samba morrer, né…

11 Likes

Quando você é o maior ISP do país não é tão simples.

Mas a Claro está vagarosamente fazendo overlay de fibra…

2 Likes

E o pior que a gente não consegue saber quais bairros são contemplados com a p… da fibra deles. :cry:

Uma pergunta leiga aqui, com esses equipamentos, teoricamente consegue-se ter velocidades maiores de upload?

1 Like

Acho que faria todo sentido a Claro correr para trocar a planta de coaxial para fibra SE estivesse apanhando em termos de oferta de velocidade, o que está longe de ser o caso. As velocidades da Claro estão bem pau a pau com a média dos concorrentes, visto que a maioria das pessoas ainda assina ou está em planos de até 500 mega.

Acho apenas que demoraram a se tocar que a péssima experiência na internet HFC tinha muito a ver com esses roteadores de baixo custo lixosos que possuem gargalo de desempenho: superaquecem, perdem desempenho e velocidade depois de um tempo de uso, pedem reboot constantemente etc.

O HFC em si ainda dá um bom caldo e eles podem fazer a transição tranquilamente (como vem fazendo). Se fosse no cenário da Oi, há 3 anos atrás, que tinha basicamente xDSL como âncora para competir com as velocidades de fibra, aí sim o papo seria outro.

7 Likes

Eu nem vou dizer nada pra não virar rotina… ainda tem quem defenda.

2 Likes

A questão é o gargalo, principalmente nos fds, quando geral tá usando a rede.

Você contrata 500Mb e não chega 100Mb aos domingos, por exemplo. Isso sem contar o upload horrível que eles possuem.

3 Likes

A Oi Velox era gigante e praticamente 100% apoiada no DSL, os caras foram lá e fibraram metade do Brasil. A Claro não faz porque não quer gastar o lucro dos acionistas.

6 Likes

Essa é a minha pergunta também, pois na minha rua tem fibra de todo mundo menos da claro…

Outro ponto é que muitos usuários focam mais na oferta de velocidade de download do que upload. Apesar da Fibra oferecer taxas maiores de upload em relação ao DOCSIS poucos fazem aproveito disso.

A Claro sabendo disso não está tão preocupada em mudar a infra para 100% FTTH pois o modelo atual dá lucros, acho que a justificativa seria essa.

Agora em termos de inovação vejo a Oi Fibra um passo a frente das demais operadoras, já liberou FTTR para diversas cidades e fechou parceria com Huawei para fornecimento dos equipamentos Wi-Fi 6 que pode ser todo gerenciado pelo app Huawei estilo TP-Link, e as ofertas dos planos são boas.

1 Like

De fato, os equipamentos da Net/Claro eram a grande fonte de problemas para o usuário.

Claro? Acho que diz na hora de contratar se é fibra ou “fibra”. E pelo upload, que é maior nos planos via fibra de verdade.

Tem muito lugar sem fibra da Oi. E a Oi já tinha alguma da infraestrutura, especialmente backbones. E no fim das contas venderam tudo pra continuar sem conseguir pagar as contas.

Em teoria GPON também pode ter esse problema, mas o limite é maior.

Isso e que o DOCSIS ainda tem alguma margem. Não é como o DSL que já estava no limite uns 10 anos atrás.

1 Like

Então isso é um quebra galho enquanto a Claro ganha tempo pra ir passando fibra nas cidades?

Nessa Black Friday peguei uma “promoção” de mesma velocidade, mas 15 reais mais barato do que eu estava pagando na própria Claro.

Poderia ter mantido o cabeamento coaxial e só colocado um modem assim (ou nem isso). Mas me fizeram marcar pra passar fibra.

Achei ótimo porque se um dia eu quiser trocar pra Vivo Fibra ou for louco o suficiente pra tentar Tim Live de novo, a fibra já está passada no apartamento.

Upload segue um lixo. Substituição do coaxial por fibra vai devagar quase parando.

O quebra-galho que a Claro pode adotar é jogar mais espectro/canais no cabo que estão em uso pra versões anteriores do DOCSIS e usar no 3.1. E/ou jogar mais canais da TV pra IP pra realocar para a internet.
DOCSIS 3.1 a Claro já usa tem uns bons anos, e tenho minhas dúvidas se vão partir pro 4.0 ou se vão manter o 3.1 e lentamente migrar a última milha para fibra.

1 Like

Olha, sou cliente claro coaxial e ironicamente não tenho praticamente nada a reclamar, internet estável e com boa velocidade (de dow, up é uma lastima), mas meu deus claro, ja deu

Mas eles reutilizam fibra? Pq quando troquei de operadora passaram uma nova mesmo

Eu tive Vivo Fibra e depois Tim Live em outro apartamento que morei há alguns anos.
Quando troquei de um para outro só subiram a fibra deles no andar. Dentro do meu apartamento usaram a fibra que já estava instalada.

Usava o cabo coaxial e minha internet era 750d/150u (no plano 500).

Aí mudaram tem poucos dias para fibra, tá batendo 940d/370up (no plano 750)

O ruim é o ping, apesar de morar em Teresina, Piauí, o ping em outro provedor que era cliente era 40 para jogar CS. Na Claro quando tá bom é 65 e no normal é 80ms.

Modem a baixo, com Wifi6 aqui na minha casa:

5 Likes