Nova prévia do Android 12 habilita modo compacto para uso com uma mão

Originally published at: https://tecnoblog.net/422282/nova-previa-do-android-12-habilita-modo-compacto-para-uso-com-uma-mao/

Se aprovado pelo Google, o recurso passará a integrar o sistema de forma nativa, trazendo opções de timer e desligamento automático

Extremamente necessário. O modo de uma mão que a Samsung possui é péssimo, pra não dizer coisa pior.

Ele basicamente reduz toda a tela quando, na verdade, eu só precisava tocar em um ícone no topo ou puxar a barra de notificações, por exemplo.

3 curtidas

O modo uma mão do aplicativo One Hand Operation + faz desse jeito, desce a tela sem diminuir a largura. Acho que esse deveria ser o padrão.

2 curtidas

Acho curioso até, sempre via as pessoas exaltando o modo de uma mão da Samsung.

Reclamando inclusive que a interface da Apple é péssima pra usar com uma mão, e sempre usavam a interface da Samsung como exemplo de superioridade.

E daí vendo o exemplo nativo do Android 12, é basicamente o alcançabilidade do iOS, que existe desde os iPhones maiores. Que consiste em descer a interface, para facilitar o alcance de itens no topo. Dois toques em iPhones com home ou uma puxada pra baixo na região acima da barrinha que indica o gesto de deslizar pra cima, para iPhones sem botão home.

Particularmente nunca vi problema na alcançabilidades do iOS, sempre que precisei esse recurso me serviu a contento. Acho até que minimizar toda a interface me parece mais complexo e foge do foco de alcançar algo do topo.

A forma que a Samsung lida com as telas grandes é realmente muito boa e dispensaria qualquer necessidade de recursos como o modo de uma mão, mas nem todos apps seguem isso, infelizmente.

1 curtida

Sempre foi um recursos muito falado no meio de tecnologia e entusiastas, mas que na prática não se vê quase ninguém fazendo uso. Basicamente se acostumamos a usar ambas as mãos nas telas grandes, acaba sendo um recurso bem de nicho.

Poderiam dar as duas opções ao usuário. Quem quer esse esquema semelhante ao IOS, escolhe ele, quem prefere o esquema semelhante ao que a Samsung faz, também deveria ter essa opção.
Eu não usareii nenhuma, tenho mão grande e não sinto falta desse recurso, mas é bom ter essas opções disponíveis.

Eu só uso duas mãos para escrever e olhe lá. Não me acostumei a usar com as duas mãos

Minha mão é relativamente pequena e meu celular tem 6,7". É fisiologicamente impossível puxar a barra de notificações sem nenhum marabalismo.

2 curtidas

Exatamente!! Acho que a maioria das pessoas faz a mesma coisa. Foi mais um recurso para contornar as críticas lá atrás pelas telas cada vez maiores, hoje mesmo saindo alguns modelos compactos, poucos os compram.

No meu celular de 6,4" também é impossível alcançar o topo da tela segurando com apenas uma mão, mesmo minha mão não sendo pequena. Felizmente tenho a opção de usar o leitor de impressão digital como acionador do painel de notificações:

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.