Notificações atrasadas ou não chegam no Galaxy Note10 Lite

Amigos(as), bom dia!

< historinha >
Recentemente adquiri um Note10 Lite após 3 anos com um Moto Z Play e este está sendo meu primeiro aparelho Samsung, bem como meu primeiro contato com o Android 10, já que meu Z Play parou no 8.1. De lá para cá muitas coisas mudaram, o que somado à modificação que a Samsung faz, me fez deparar com muitas novidades no sistema.

Estou gostando muito do Android atualizado e de várias funções acrescentadas pela Samsung (apesar de tantos aplicativos próprios duplicados e propagandas neles).
< /historinha >

Entretanto, tenho percebido que não estou recebendo adequadamente as notificações de diversos apps ou recebo com muito atraso, de minutos até horas ou às vezes dias. A Play Store, por exemplo, simplesmente não atualiza adequadamente os aplicativos, sendo que às vezes a abro e verifico que há atualizações para vários apps que ainda não foram aplicadas, ainda que a atualização automática esteja ativada.

Acreditando que fosse algo relacionado às funções de economia de bateria como suspensão de aplicativos (o que não sei se foi novidade do Android 9 ou 10, ou coisa da Samsung), desativei “Bateria adaptável” e “Suspender aplicativos não usados”, mas parece não ter surtido nenhum efeito.

Estou perdido e gostaria de um auxílio de alguém que tenha passado por situação parecida e conseguido resolver (ou, pelo menos, minimizar o problema). Agradeço desde já.

Algumas possibilidades.
Eu vou colocar em inglês porque é a língua que está no meu. :stuck_out_tongue:
Em Notifications, vai em Sleeping Apps (no fim da lista) e veja se o aplicativo está na lista. Se estiver, tire de lá.

Em Device Care, vá em Battery e depois Settings (no menu 3 pontinhos) e clique em Put unused apps to sleep e mude o período de 3 dias para 7 (ou desabilite a função).

Procure também por “Optmize battery usage” na barra de busca dentro do Settings e desligue pro item que você quer a notificação aparecendo sempre (coloque pra mostrar todos os apps).

E, claro, cheque se as notificações estão ativas para os apps que você quer receber notificação (provavelmente está, mas não custa olhar de novo).

Outra coisa que eu lembro de ter lido em algum lugar é que se estiver em Night Mode, as notificações são barradas, mas não tenho certeza se é verdade. Mas experimente desativar esse modo e ver se resolve também.

1 curtida

Pois é, como eu disse até desativei essas configurações de bateria adaptável e suspensão de apps, mas ainda assim parece que tem notificação que “cai num limbo” e aparece quando quer.
Que zona.

Dei uma pesquisada e encontrei esse link aqui:

Parece ter a solução pro problema que afeta o Android 10.
Talvez funcione, talvez não.

Outra coisa, você reiniciou o aparelho depois de mudar as configurações? Talvez isso faça diferença.

1 curtida

Opa, muito obrigado! Apesar de ter pesquisado sobre o assunto eu ainda não tinha esbarrado nessa configuração tão escondida. Fiz o procedimento indicado, vamos ver se nos próximos dias percebo alguma diferença.

Notificação é uma coisa que dificilmente uma inteligência artificial saberá julgar a importância. Posso usar um aplicativo de delivery uma vez por semana, mas é importante que receba na hora a notificação do meu pedido que saiu para entrega. Um aplicativo de rastreamento de pacotes internacionais pode ser aberto uma única vez no mês, mas quero receber instantaneamente a notificação que informa uma movimentação.

Notificação que eu não quero eu desativo manualmente.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.