Opa, seguinte, uso MacBook Air m1 faz 2 anos, mas algumas limitações por não ser windows me incomodam e irei trocar (Parallels não adianta).
Gostaria de manter o “Padrão” de notebook portátil, com 13 ou 14 Pol e tela boa, além disso, pretendo utilizar a maior parte do tempo pelo touchpad, nesse estilo, o Galaxy Book 2 360 me chamou muita atenção, só que a diferente de 8gb para 16gb, atualmente, ta na faixa de uns 2 conto e eu não pretendia gastar mais no notebook do que o preço que provavelmente vou pegar no M1 e pretendo arriscar no modelo de 8gb, só que o detalhe é que meu note windows anterior tinha 16gb de memória e me atendia muito bem, basicamente “não sei” como é utilizar windows 8gb, já que esse note tem memória soldada.
Pretendo utilizar, na maior parte do tempo, para navegação web e talvez uns joguinho (um lol da vida) e BEM ocasionalmente, quando não aguento mais ficar na frente do desktop, fazer uns desenhos simples no AutoCAD e geoprocessamento básico no ArcGIS Pro (Bem básico mesmo, creio que maior parte vai ser visualização, o pesado fica para o desktop e depois visualizo para fazer relatório no word).
Alguém que tenha esse note ou algum com configuração parecida já fez uso desses softwares? Trava muito? Se travar no “modo aceitável” tá de boa.
Minha intenção é pegar Samsung mesmo, irei ficar com o note pelo maior tempo possível.
8GB e quer usar AutoCAD? só se for versão antiga nesse caso, ou então algum concorrente como o BricsCAD ou o ZwCAD que são muito mais leves que o AutoCAD.
O ruim do AutoCAD é a interface que pesa mais que um elefante.
A princípio 8GB é o mínimo necessário pra rodar o AutoCAD.
Então você vai conseguir abrir e rodar o programa, mas não dá pra garantir que vai rodar como uma engrenagem bem lubrificada.
Além disso você vai precisar de uma máquina com capacidade gráfica, sendo o ideal provavelmente pegar uma com placa de vídeo dedicada.
Depende quão masoquista tu é… eu rodava Solidworks, Autocad 3D, etc num FX-6300 com 8GB de RAM e GeForce GTX 750 1GB (yup, não Ti). hahaha… não era uma experiência que eu recomendaria para ninguém.
Quanto ao Galaxy Book 2 360, veja se ele tem dois slots de memória e zero memória soldada… dai tu pode expandir a RAM até 32GB ou 64GB. Mas 16GB pode não ser suficiente pra Autocad 3D dependendo dos teus projetos. Eu recomendaria tu pegar algum com alguma aceleração gráfica.
Considerando que o notebook que você tá de olho tem RAM soldada, partiria direto pro modelo de 16 GB. Pode ser que você não precise de tanta RAM agora, mas se no futuro surgir alguma demanda não tem como corrigir sem trocar de notebook, então pegaria o modelo com mais RAM logo de cara…
Estou com um Acer Aspire 5 que veio com 8 GB. Uso somente navegadores, leitor PDF, office, aplicativo para whatsapp (ferdium).
Com o tempo 8GB foi se mostrando insuficiente, com perdas de desempenho durante o dia, meu note frequentemente usava 100% da memória, então fiz um upgrade e tenho 20GB atualmente não tenho mais problemas com desempenho.
Além do AutoCAD, o ArcGIS também é bem pesado, dependendo do tamanho das imagens que vc geoprocessa.
Eu já pensaria em algo mais pra 32 Gb.
Aqui eu trabalho com o QGIS, por ser free e com o ZWCAD (licença menos cara). Estou com 16Gb, mas não sou heavy user mais, então não me faz diferença. Qd preciso usar funciona.
Mas se eu ainda estivesse no auge como desenhista/analista, eu buscaria algo mais parrudo.
Para trabalhos mais pesados eu vou utilizar o meu desktop, tem uma configuração bacana e segura qualquer software, queria muito esse pela portabilidade, mas to vendo que não vai rolar, tenho que esperar um pouco até baixar o preço da versão de 16gb.
O processamento bruto ficaria tudo no Desktop, ele dá conta tranquilo, notebook iria ser para visualização e relatório mesmo.
Pela resposta da galera já dá pra ver que 8gb não vai dar conta mesmo, então, ou espero a versão de 16gb ficar mais barata ou pego o Book2 e expando a memória, meu único receio é da carcaça desse book2, por ser de plástico, ser muito frágil, vi um notebook da Samsung em uma loja e se eu forçar um pouco o touch o bicho já fazia um arco de tão frágil, mas era o Book1, não sei se o Book2 tem a mesma característica…
Precisa MESMO ser o Galaxy Book? Tem uns Dell 13ª sem memória soldada com 16GB por tipo 4.5-5k pelo que lembro… ou uns com 8GB por 4k (ai é só adicionar +8GB)
Eu queria aproveitar a integração com o S23 que um notebook da Samsung pode oferecer, se eu não perder MUITA coisa, posso ir para outra marca sem problema, inclusive já tive um Dell G3 2018, máquina boa na época.
A prioridade seria portabilidade (por isso o 360), fui pesquisar o book2 por falta de opção mesmo (13,3 x 15,6 pol).
Tu fala exclusivamente do Smart Switch e do Single Sign-On? Tenta baixar do site da Samsung para ver se funciona no teu desktop. Se funcionar, provavelmente funciona com qualquer notebook.
Eu tenho minhas dúvidas sobre só funcionar com notebook Samsung, especialmente considerando que eles rodam Windows. Pode até não ser oferecido oficialmente para outras marcas, mas ter alguma trava para só funcionar em Samsung, acho difícil…
É o que eu to falando pra testar. hahaha
Eu sei que o Smart Switch costuma não funcionar em celular não Samsung, mas um software para Windows? Sei lá, acho pouco provavel que não funcione. hahaha
A não ser que se saiba exatamente o que se quer, o que no caso na área de TI já é difícil por sua própria natureza, já adquira o note com 16gb ram ou com a possibilidade de expansão para isso.
8gb já está ultrapassado, há bastante tempo.
Com a onboard Iris da Intel, no caso dos Note, uma placa de video dedicada é questão de se saber se será realmente necessária.