Notebook, trocar ou não trocar? Eis a questão

Prezados e prezadas, gostaria da opinião de vocês.

tenho um notebook Samsung Odyssey (Modelo NP850XBD) com 32GB de RAM. Gostaria de trocá-lo por um MacBook Air M1 com 16GB de RAM.

Tenho vontade de conhecer os elogiados chips M1 da Apple e a combinação portabilidade e potência me encanta muito.

Não sou usuário gamer e uso o meu notebook para edições leves de fotografias e vídeos. O que acham?

Com certeza será melhor que o Odyssey em quase tudo, porém, vale lembrar que a tela é pequena.
O seu modelo deve ter 15,6" e o Air M1 tem apenas 13", esse é o único problema que vejo no Air M1.
E o fato de ter menos ram não será um problema, pois mesmo o de 8gb é muito competente.

3 curtidas

Olá, grato pela ajuda. A tela menor não é um problema. Valeu!

Quando o M1 chegou no Air, o povo gringo de tech fizeram testes de edição de foto e vídeo… não é o cenário ideal, mas funcionou sem engasgos. Se for algo leve e sem tanta constância, diria que seria de boas.

1 curtida

Eu tenho um Macbook Air M1 de 8GB de RAM, que é o modelo de entrada com um núcleo a menos de GPU, e consigo tranquilamente fazer edições de fotos no Photoshop e vídeos no Camtasia.

Com 16GB você terá uma performance boa nisso, além da maquina envelhecer melhor também. Mas não da pra abusar, como ele não tem ventoinha, se você for fazer tarefas mais pesadas vai sentir a queda no desempenho em períodos maiores.

Isso é simples de resolver, faz o Steve Jobs se revirar no tumulo e enfia uma base com fan. Até aquelas de 70 reais resolvem.

Você comprou no Brasil ou importou?

Acho que não vale a pena, se vc não é um usuário hardcore de nenhum tipo, é bobagem comprar um notebook novo.
Os notebooks da apple com M1 tem uma boa otimização de hardware para mexer edição de vídeo e áudio, mas se vc não mexe com isso de forma profissional, não se justifica o gasto da compra dele.

1 curtida

O meu é o Air com 8GB de RAM e é uma maquininha sensacional! Pra ficar melhor, só se tivesse 16GB…

Mitiguei esse problema ativando algumas configurações do Chrome, o que serviu também pra abaixar a temperatura.

Eu tenho o mod dos thermal pads e senti que ele tava aquecendo bastante desde ~agosto. Não sei se foi alguma atualização do Chrome que piorou tudo. Mas você pode resolver isso usando outro navegador, também haha

Enfim, é uma máquina bem bacana. Pelo que você descreveu, acho difícil se arrepender! :slight_smile:

3 curtidas

O objetivo é vender o meu Odyssey 2 e comprar o MacBook Air nos EUA, sem gasto adicional.

Depois de 2 anos usando o Odyssey, fiquei incomodado com o peso. Pelo uso que faço, acredito que o MacBook Air atenderá. Comprou no Brasil ou importou?

Em portabilidade é imbatível, mesmo!

Peguei o meu com o icelo, os preços dele são mto bons

Sabe de um guia para novos usuários MacOS? Vou ter de me virar para ter a mesma produtividade no MacOS que tenho no Windows… :laughing:

Inclusive, lá o Air de 16GB tá praticamente o mesmo preço do M1 Pro 16GB :thinking:

3 curtidas

Se não for jogar e quer mais mobilidade, o Apple é mais interessante. A não ser que vc queria um teclado ABNT.

Peguei no Brasil pelo cashback de 25% do Zoom na Black Friday da Amazon no ano passado.

A menos que você vai viajar e trazer de volta, não acho vantajoso importar, já que aqui mesmo no mercado nacional tem bastante oferta com preços melhores.

Outra dica de loja que o pessoal fala bem é a Go Imports. Lá não tem mais o Air M1 16GB RAM, mas da pra pegar o M2 256/16GB RAM por um preço bacana:

Valeu pela dica. Tentarei primeiro vender o Odyssey e depois comprar o MacBook. Vamos a luta…

1 curtida

Ah… eu não sei se EU trocaria… claro, Mac desvaloriza mais devagar, mas mesmo assim eu ainda gosto muito mais do ambiente Windows… e comprar Mac para enfiar Windows deveria ser crime punivel com forca… hahaha

Pena que, para a Apple, você ser capaz de atualizar os computadores que eles fazem é meio que uma blasfêmia… hahaha

1 curtida

Keaton, este não seria o meu caso, porque pretendo usar o MacOs.

Então tu não vai pra forca. hahaha

Nesse caso, acho que a tua única opção seria trocar o notebook, já que o Mac não roda (ou não deveria rodar) em outros hardwares. hahaha