Notebook - Qualidade de construção

Então… depois de mais de 10 anos estou a procura de um novo notebook. O antigo (Vostro 3500 i5 1ª geração) morreu.

Depois do susto inicial com a diferença de preço entre as épocas estou cogitando um orçamento de 5/6k… talvez esticando a corda até 7k se for algo muito fora da curva.

O que me pega é… qualidade de construção. Vi muitas reclamações de estrutura frágil - Acer principalmente, Dell nas dobradiças, Asus… e/ou superaquecimento (Dell de novo como uma das mais citadas) principalmente nessa faixa pq começam alguns gamers ou ultrafinos sem espaço no corpo.

O vostro mesmo sofria de super aquecimento e teve a placa-mãe trocada na garantia. E era basicamente internet e lightroom.

Por conta disso até penso em migrar para uma Air M1 com 8gb. Mas já cogitei Vivobook Pro m3500 (Ryzen 7 5800H) ou Inspiron 15 (i7 11390H)… Mas fica o receio de com 5 anos ter uma carcaça rangendo/rachando/quebrando e/ou problemas com super aquecimento que diminuam a vida útil no médio/longo prazo.

Alguém teria sugestões de modelos? Os samsung valem a pena? Lenovo me pareceu mais caro em relação a concorrência quando comparado a especificações, a diferença tá na qualidade de construção?

Fujo um pouco dos gamers pq tô ficando velho e chato com visual extravagante. Assumo que a fase micreiro passou e parei de acompanhar especificações e novidades de hardware… tudo me parece uma grande sopa de letrinhas.

Como tu já descartou notebook gamer. Melhor ir para os premium ou empresarias. Se conseguir esticar até 7k pode pegar o air m1 da Apple, latitude da Dell ou hp envy

Questão de processamento eu penso tem que ser no mínimo i5 de décima geração pra cima, 8GB de memória é o mínimo, e olha se tem capacidade expansão, as outras configurações neste mercado são parecidas, o que vai mudar é que alguns notebooks já estão vindo com tela OLED.

O melhor mesmo é o Air M1 pelo conjunto e principalmente pelo processador, se você esperar um pouco quando chegar na lojas o Air com M2 e ver como vai ficar a tabela de preços, tem possibilidade do Air M1 cair ainda mais o preço (possibilidade, não certeza)

Até tinha passado o olho em uns Latitude… mas 7k com 8GB em um windows, com tela HD eu achei meio puxado.

E a forma que o windows gerencia a memória me parece bem diferente do apple.

Alguns modelos que me parecem muito bem construídos visualmente eu não encontrei em loja física pra ver e testar. E me dói pagar tão caro em um produto sem ter noção real de como ele é.

Tem loja da Fast shop aí perto de onde você mora, a fast tem notebook mais premium, com melhor qualidade no mostruário do que a concorrência.

A questão do Windows e MacOS são sistemas distintos, mesma coisa do iOS e Android, vai depender do seu perfil e para a finalidade que você usar, Windows é mais universal e MacOS é mais otimizado pelas características de cada um.

A parte do HD é realmente foda, notebook a não ser os de entradas pela questão custo, notebook já deveria está no full hd faz tempo

Uma pergunta mais simples, você vai usar o notebook para que mesmo?

Seria uma boa, essas coisas não desvalorizam tão rápido… porém pelo que dizem, o aluminio da carcaça ganha marcas com certa facilidade.

Tem uma fast aqui perto sim. Mas lá apenas os VivoBook mais básicos ou os Zen que são acima do orçamento.

O uso vai ser internet, word, excel… Pretendo estudar ciência de dados e as vezes brinco com photoshop e lightroom por hobbie.

Até acho que computadores mais simples vão aguentar bem o tranco. Mas eu queria um com uma longevidade maior. Pelo menos 5/7 anos sem perda de performance ou carcaça degradando.

Então vai de air m1 sem preocupar.

Questão de construção, a Apple faz bem com o air, tem até o video de jogar de um helicóptero e ele cair e continuar funcionado.

Questão da perfomance, o m1 tem uma performance melhor que os core e ryzen e consumo energético baixo, você carrega e vai embora, usa o dia inteiro

Os programas tem para ele, não é nada específico como eu preciso, já tem Photoshop para chip arm e a perfomance, nos teste que eu vi, bem melhor no m1 no que Intel I9 11°

A longevidade, a média de mac está sendo 7 anos quando era Intel, espera se o mesmo pelo mínimo dos M1, como já passou um ano, você teria pelo menos 6 anos de uso

As marcas são um saco. Vi uns relatos sobre tela no m1 que me deixam meio cabreiro.

Mas no geral uma dobradiça ou apoio dela rachando/quebrando, um canto lascado… acho chato pra caramba pagar algo tão caro e não ter qualidade nesses aspectos. Meu pai tem um inspiron acho que i3 de 5ª geração… g-zuis… todo se rangendo, dobradiça bamba, plástico da câmera caiu.

E é um notebook usado só sobre a mesa e no máximo colo, sempre dentro de casa.

Por enquanto tenho estou mesmo entre vivobook pro m3500 e macbook air. Estão no limite do orçamento, até estourando um pouco o previsto. Acredito que vou procurar um pouco mais pra encontrar um vivobook pessoalmente e ter uma avaliação mais precisa.

Mas no geral são tempo bem difíceis pra comprar um computador :smiling_face_with_tear:

Olha acho bem difícil essa questão.
Eu tenho um Lenovo Ideapad320 comprado em 2018, com i3 4gb 1TB e sem placa de vídeo. Na época já não era o mais barato de todos (daqueles com pentium e tals), mas também não era o mais caro top de linha/gamer. Ainda sim eu achei muito bem construído, ele tem uma abertura de 180º. Ele manchou onde tem a passagem para a saída de ar quente (bem em baixo da tela, e como o notebook é na cor cinza ficou bem feio, parecendo que está sujo). E dois meses atrás apareceu uma linha verde na tela. Fora isso está tudo funcionando muito bem, todos os botões do teclado estão inteiros (apesar de serem utilizados com certa raridade) e nunca o levei em nenhuma técnica especializada, nem pra fazer limpeza (creio que deveria rsrsrs)… Acho que um caro top de linha deve ser ainda mais bem construído. Recomendo se essa for sua medida de decisão. Confesso que fico muito satisfeito por ter o comprado, está durando mais do que eu imaginava.