Notebook para programação, o que recomendam?

Estou procurando um note para programação e não consigo achar um note com um processador decente, sem ser da linha U da Intel, com 16GB de memória. Processador da linha H só em notes para jogadores e eu não quero pagar por uma super placa gráfica que ficará subutilizada.

2 curtidas

A série XPS da Dell tem processadores H ou HK e memória ram até 64GB.
Claro que vai custar um tanto, mas opção potente e barato eu acho que ainda não existe.

Uma boa é procurar notebook gamer de entrada, com uma GTX 1050 que já deve te suprir. Todos estes já colocam um H no processador Intel e não cobram um rim. O XPS da Dell vai pro lado da mobilidade mantendo a potência, por iso o preço encosta em um MacBook com facilidade.

3 curtidas

2 opções:

1 - Importar e seja o que deus quiser.
2 - Ficar louco tentando achar algo decente e barato aqui no Brasil.

Eu peguei um Acer Nitro 5, versão com processador I5 e uma GTX 1050, para edições de vídeo simples no Premiere e uso comum.
É um note gamer básico, mas que está rodando bem tanto Premiere, quanto programas gráficos, acho que poder ser uma boa opção.

2 curtidas

Vai parecer propaganda, mas não tenho vínculo nenhum com eles: A Lenovo trouxe nos últimos anos vários modelos de ótimo custo benefício, alguns com suporte a 20GB de RAM (4 interna + 16 via pente de memória), com suporte a USB-C e até suporte para mais de um SSD, sendo possível deixar um principal para SO é um HDD maior só para armazenamento.
Tem modelos hoje na casa de 2.000,00 a 3.000,00 com boas opções de upgrade, mas com placa de vídeo integrada. Pra programar me atende muito bem, uso o Ideapad 330 (i5 8ªg, SSD 240GB + 1TB de HDD e 12GB de RAM) e eu ainda arrisco a fazer pequenas coisas com o OBS Studio e Da Vinci.
Acho que dependendo de quanto quer/pode gastar você pode ir algo nessa linha, sugiro apenas (se tiver quem) trazer de fora, porque muitos modelos nacionais a tela não é fullHD nos modelos do ano passado, já existem modelos novos com tela FullHD e placas de vídeo dedicada, mas daí o custo disso pode facilmente dobrar indo para 4.000,00 / 6.000,00

1 curtida

Por que não um AMD Ryzen?

https://www.kabum.com.br/computadores/notebooks-ultrabooks/notebooks/amd

Excelentes. Ainda mais pelo gráfico integrado.

Eu uso um ThinkPad da Lenovo é um i5 de 8 geração com 16GB de RAM e SSD.
Dá conta do recado de rodar dois Eclipse aberto, Chrome, Sql Developer e VS code ao mesmo tempo.

Quando procuro máquina com desempenho para edição de imagens, compilação+emulação para desenvolvimento, costumo definir alguns parâmetros primeiro e procurar no google. Atualmente um processador de 8a geração atende muito bem, serie i5 ou i7 tanto faz.

A geração da plataforma determina “muitas vezes” suporte mais avançado para tecnologias de comunicação e velocidade de barramento, assim, quanto mais nova, melhor a chance de acessar especificações mais novas, ddr4/5, mais cache, menor consumo, correções de segurança e performance de hardware.

Recomendo de memoria já partir de 16GB de RAM, mas mesmo 8GB ainda é possível fazer bastante coisa.

Geralmente passo no passmark.com para consultar o modelo ex.: “Intel I7 8550u”, quanto maior a nota melhor, se você tiver uma nota conjunta (multithread) 5000 pra cima já é uma máquina legal. Acima de 10000 geralmente vai encontrar processador de Desktop que tem maior dissipação de calor, para mais potência.

Com isso em mãos, consulto o Lord Google, para procurar as ofertas. Quanto a marca, seja Asus, Samsung, Acer, Lenovo… tendo um bom preço já ganha minha atenção.

No meu caso, não atento muito para placa de vídeo pois trabalho pouco com imagem e grafico, portanto, o melhor custo que ganha nesse caso, se tiver uma boa placa pra mim é lucro. Já a tela tem que ser Fullhd e mais de 14 pol. A qualidade da tela depende da tecnologia do painel, ess ponto sobe bem o custo da máquina, mas se for como eu, que usa um monitor na maior parte do tempo, a qualidade não importa muito.

Outro ponto é o armazenamento, já que vai comprar uma maquina nova, tenha como objetivo usar SSD, hoje em dia não da mais para ficar sem, mesmo que seja pequeno 256GB, é importante o sistema operacional rodar no SSD assim como programas. Os dados pode Armazenar num HD, externo ou adicional.

Minha dica é definir uns parametros e consultar benchmark dos processdores que muita vezes ditam o que virá com eles.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.