Notebook Acer com defeito, vale a pena consertá-lo?

Aqui em casa tem um Notebook que está parado há alguns anos, ele tinha o problema de carregamento (não conseguia ligar direito) e quando ligava a tela ficava com várias faixas coloridas. Sei que agora não tem mais o carregador dele. Fora a falta do carregador, o que será que pode ser o problema dele de não ligar e quando consegue ficar com listras coloridas na tela? A marca é ACER (deve ter uns 3 anos). Queria saber se pode ser algo que seja meio barato (não muito caro, tipo, até uns 250 reais pra consertar) E se valeria apena? Penso de consertá-lo para poder usá-lo como um backup (salvar as coisas tudo nele - fotos, músicas, vídeos e documentos). Eu sei que teria de comprar o carregador para ele, mas o problema que ele aparentava não era por conta do carregador (este sumiu depois de algum tempo). Era um Notebook de um dos meus irmãos.

Antes que perguntem: Não lembro quais eram as configurações dele, os hardwares, os drives, placa-mãe, memória… e tantas outras configurações.

O que defina se vale a pena consertar ou não e até algumas suspeitas do que pode ser o defeito é justamente o hardware dele, sem isso, a resposta genérica que te dou é tocar no lixo ou vender pra tirarem peça no mercado livre.

Esse defeito que tu listou tem uma três hipóteses ao meu ver, tela estragada, cabo flat estragado ou problema de chipset/placa de vídeo, o que é mais caro pois tem de fazer solda bga. As duas primeiras tu elimina ligando ele num monitor de pc.

Problema de não carregar pode ser várias coisas, as mais comuns são a porta do carregador (por exemplo, as vezes, se tu tropeça no fio enquanto carrega, tu danifica ela) e a bateria em si. teria de verificar qual é o problema. O primeiro é mais chato de resolver, precisa dessoldar a antiga e soldar a nova corretamente com o cuidado de não queimar o pcb. O segundo, se for apenas a bateria, é só substituir. A bateria dos Acers geralmente é removivel.

Agora, a tela com listras coloridas geralmente é problema no cabo flat, o monitor sairia bem mais caro. Tenho visto monitores usados por 500 reais. Daria para substituir por um monitor externo. (Ou mesmo usar como um desktop: monitor/teclado/mouse externos)

Mas no caso, se não for para ninguém usar como notebook e tu realmente só quiser para backup… compra um case usb3.0 e poe o HD dele dentro. Backups simples. (Mas tem de verificar se o HD está 100%)

No meu caso, eu uso e recomendo esse case:


(Esse era o HD do meu Acer E15, tirei pq substitui por um SSD)
No caso esse case tem uma perda de desempenho desconsiderável, mas valeu os 30 reais que paguei na época. A parte externa é um metal rigido não imantável, acredito que seja aluminio.

Mas resumindo: se tu ou alguém for usar para outras coisas como acessar a internet… pode sim valer a pena. Caso contrário, simplesmente tira o HD, enfia num case USB 3.0 e testa se o HD ainda está bom. Caso sim, usa para backup. Caso não, copia o que tem de dado importante e descarta.

1 curtida

Esse negócio de Case serve para qualquer HD? Pensei que tivesse os HDs próprios para isso.

Na verdade não tem nada (creio que não), era do meu irmão, certamente na época ele já havia salvo em outro Notebook.

Valeu pelas dicas

HD de notebook, esses de 2,5", qualquer case funciona com eles, claro que o preço vai influenciar na velocidade e no acabamento dela.
Na minha usb 3.0 eu já usei até SSD pra copiar dados de um pc pro outro.

1 curtida

Qualquer. Incluindo SSD 2.5". O posicionamento dos conectores é padrão tanto nos 2.5" quanto nos 3.5"

Até que não tanto. O meu é bem acabado, eu ia pegar um de acrilico transparente por 5 reais a mais, mas -para a minha sorte= tinha acabado.

já peguei umas com cabos e chip controlador bem vagabundo, durou alguns meses e foi pro lixo.

Ai é dose. Mas no caso, esse da Infobox (white label de alguma chinesa) é bem decente.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.