Nostalgias tecnológicas

Muito boa tarde, pessoal, tudo bem com vocês?

Eu gostaria de saber de vocês, o que vocês sentem falta (relacionado à tecnologia) que hoje vocês não fazem mais, seja por não ser possível ou porque a comodidade não te permite mais rsrs.

Eu, por exemplo, sinto falta de organizar minha biblioteca no iTunes. Baixava minhas músicas do DreamMule da vida e importava pro iTunes e organizava tudo, desde a data de lançamento do álbum, até mesmo baixar da internet a capa e adicioná-la, em seguida colocar numa playlist, enfim, deixava tudo impecável! Com o surgimento do Spotify me veio a preguiça de fazer isso e hoje em dia escuto as playlists prontas do Spotify mesmo kkkk

Mas e vocês, o que sentem falta?

2 curtidas

Sinto do Long Play de vinil.

Era um momento mágico, escutar as suas músicas prediletas.

Tinha que ser naquele ambiente que, via de regra, era a sala.

A facilidade de hoje tirou muito da magia desses momentos especiais.

Quem os viveu sabe do que estou falando.

Mas há controvérsias…

2 curtidas

E inclusive, mesmo com fitas K7 ou CDs, ainda assim esses recursos faziam a gente se reunir em um lugar pra ouvirmos todos juntos. Parece um paradoxo, mas as tecnologias de hoje encurtaram as distâncias, mas distanciaram as pessoas. Ao mesmo tempo que hoje podemos ouvir o que quiser na hora que quiser, não damos bola para outras pessoas presencialmente. Ir nas lojas pra comprar uma mídia nova (EP, LP, K7, CD…) fazia a gente sair do nosso conforto pra ir conversar com outras pessoas, mesmo que com o balconista ou vendedor, pra ele sugerir alguma coisa pra nós, além de trocar ideias que surgem na hora. Hoje… Estamos à mercê dos malditos algoritmos, que ditam o que a gente precisa escutar. Ficaram muito superficiais e frias as experiências.

2 curtidas

Não sinto falta de nada. A vida é bem mais confortável hoje.
Principalmente quando vc vê computadores, smartphones, ligou, usou, hoje em dia.

Antigamente tudo era menos amigável.

Vale pra uma série de coisas fora do mundo da informática.

6 curtidas

Exato! O pessoal apega-se a nostalgia por emoção e não por lógica. Hoje em dia é tudo bem melhor! Posso ouvir qualquer música com poucos cliques. O acesso a cultura ficou muito mais fácil.

tenho um grupo só de amigos do colégio do ano de 1998, e lá o assunto é nostalgia!

  • Bom eu curto muito as tecnologias de hoje, sinto falta da época do ICQ, com chat do UOL, KazaA, Emule etc… mas nada tão bom quanto um WhatsApp, Telegran e demais apps… eu ainda utilizo o Winamp… tocador de mp3 para ouvir as músicas que curto, em versões cover que encontro no youtube, faço os downloads em mp3, corto os trechos e deixo apenas a música… e lá faço a minha coletânea de artistas desconhecidos interpretando as músicas que eu gosto.
1 curtida

Mas esse é fundamento básico da nostalgia: emoção. É lógico que as coisas hoje estão virtualmente melhores. Não significa necessariamente que nosso bem-estar, no geral, melhorou. Percebe-se que taxas de suicídio e depressão tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, especialmente entre os mais jovens. É possível até fazer uma relação de causalidade com as novas tecnologias.

Devo ressaltar que não estou querendo dizer que a evolução tecnológica é um jogo ruim, mas que, na realidade, naturalmente as pessoas tem se entregado mais às tecnologias e naturalmente tem sentido falta de algumas coisas, embora não conscientemente.

2 curtidas

Saudades do MP3 Player que servia de pen drive. Simples, prático, pequeno. Tudo começou a desandar quando inventaram os tais mp4, mp5, mp7 meia boca :joy:

2 curtidas

Eu achava legal os mp4, aqueles pequeninhos, tela de 2", copia dos ipod.

2 curtidas

Realmente, viu :joy:
Tive o iPod Shuffle e eu amava, principalmente pra ir correr na rua, uma maravilha!

O mp4 era daora mas tinha um defeito crônico que nenhum dos que eu ou meus amigos tivemos durou muito tempo. Eles simplesmente faleciam sozinhos com um tempo, que podia ser 3 meses ou 2 anos kkkk.

Já os mp3 pen drive seguem vivos até hoje

5 curtidas

eu tive o primero iPod Shuffle de 512mb, depois um iphod nano de 1 gb, outro nano de 4gb e por fim um ipod touch de 8 gb… tenho ainda um nano e o touch, ambos ainda funcionam, conectados num power bank…

1 curtida

Meu deus finalmente alguem hablando a verdade. O pessoal tem apego emocional pq eram mais jovens e acham que tudo eram as mil maravilhas (até pra assuntos bem mais problemáticos que tech)

Sinto 0 falta do meu notebuqui de 2GB de RAM que demorava 5 minutos pra ligar, e já penso nas tecnologias que vem aí, ie. computação em nuvem.
Olho pra frete, não pra trás.

Não é uma questão de apego emocional porque era mais jovem e em nenhum momento disse acima que era mil maravilhas. Também acho lindo hoje eu só abrir meu Spotify e tocar qualquer playlist. A questão são coisas que fazíamos antes que hoje não fazemos mais, entretanto, ao lembrar nos trazem um sentimento nostálgico. Esse é o foco do post. Mas realmente, notebook com 2GB de RAM era sofrido kkkkkkk pior eram os com 80MB.

1 curtida

Saudade do meu k6-2 com 128 mb e um gravador de CD de incríveis 2x, sem falar do barulinho da internet discada conectando. /s (caso tenha ficado alguma duvida)

Mas falando sério, sinto falta das trocas de musicas e cds com os colegas, era uma conquista quando achava algo novo que gostava, a dificuldade de obter aquele item nos fazia apreciar mais ele.

4 curtidas

Kkkkkkk nostalgia é emocional, é o significado da palavra, se não for emocional não é nostalgia, não tem nem lógica o que vc tá falando

@Gabriel_Muzi1 algo que sinto falta: disquete, fita de música e MP3

Esses dias até vi uma matéria de uma loja que ainda vendia disquete nos EUA, deu até uma nostalgia de uma caixa de disquete que eu tinha

2 curtidas

Desculpa se dei a intender que era uma mensagem pra alguém especifico, tava falando da humanidade no geral mesmo.


Tipo o pessoal falando no twitter “na minha época o Mertiolate ardia” como vc se fosse uma coisa boa. Vc gostava de quando as coisas eram piores do que hoje?
Isso que acho mais curioso, esse quase masoquismo das pessoas de gostarem de sofrer pelo saudosismo.

Mas não estou atacando o “direto de sentir” de ninguém, só acho curioso mesmo, já que eu prefiro a máxima “Nada é tão bom que não possa ser melhorado”.

3 curtidas

Exato. Tanto você e o DiFF7Skyns explicaram exatamente o que eu falei que é nostalgia. kkkkk.

Eu tenho um punhado de disquetes aqui, também um punhado de outras midias que já nem tenho onde reproduzir.

1 curtida

Minha nostalgia não é pelo aspecto tecnológico em si, mas sim por causa da conexão que eu faço entre a tecnologica da época e o momento em que eu estava na minha vida.
Quando eu tinha que instalar programas via disquete ou ouvir fita cassete com músicas gravadas diretamente da rádio, minha vida era mais simples, as responsabilidades eram bem menos sérias e os problemas também. Então eu não sinto nostalgia da fita cassete em si, eu sinto falta da minha vida sem as preocupações e responsabilidades que eu tenho hoje.

3 curtidas

Kkkkkk deixa guardado numa caixa, daqui uns dez anos tenta vender e vende como retro. Quem sabe não dar para tirar uma grana quando não existir ou virar modinha

Disquete só serve hoje como nostalgia ou decoração estilo retrô, 1.44 megabytes só arquivo do word, porque o resto já era

Kkkkkkk só pra te dar esperança

1 curtida