Nokia, o Android One e o Brasil

Estou usando de exemplo o Nokia 5.3, que está na seguinte situação:

Considerando que o Nokia 5.3 era pra receber patches de forma mensal (não bimestral, trimestral, semestral) por 3 anos, e que o Android 12 chegou globalmente em Outubro de 2022, mais de 1 ano depois do lançamento dessa versão pela Google, e 7 meses depois do fim do prazo de dois anos de atualizações do Android estipulados pela própria Nokia para esse aparelho.

E mais um detalhe: no fórum da Nokia, está cheio de relatos de que essa atualização veio com um sério bug que apaga o sistema quando você faz hard reset, ficando preso na tela de recovery, e portanto, deixando o aparelho inutilizado.

Pra piorar, como a Nokia não tem nenhuma ferramenta de recuperação de software, o consumidor fica numa situação complicada, já que a maioria dos Nokia 5.3 estão fora do período de garantia, e não há outra forma de resolver esse problema sem mandar para a assistência. E como a própria HMD não se manifesta…

Claro que isso é lá fora. Aqui no Brasil, nem perto dessa atualização estamos ainda.

No site global sobre os patches de segurança da Nokia, o histórico dos patches do Nokia 5.3 é o seguinte:

O modelo brasileiro parou na 00WW_2_210_SP08, que já veio atrasado globalmente, quase no final de Junho.

E depois dizem que a Motorola é que não atualiza direito… A impressão é que os Motorola One, Motorola One Vison e Motorola One Action, os três do mesmo programa ao qual o Nokia 5.3 faz parte, tiveram suporte muito melhor.

O que você acha? Seu aparelho da Nokia, Motorola, Samsung ou outra marca passa ou passou por situação semelhante?
Deixe nos comentários.

As vezes tem de agradecer o atraso nas atualizações, melhor um celular desatualizado e funcionando do que um peso de papel atualizado.

4 curtidas

Meus mais sinceros pêsames por usar o 5.3. Esse foi o primeiro produto que eu não aguentei ficar de tanto que era bugado… hahaha (Até deve ter um tópico sobre isso na comunidade…)

Mas e quando o celular fica reiniciando aleatóriamente com o firmware padrão e nem 3 factory resets em 3 dias resolvem? hahaha

Defeito de hardware nornalmente, só trocando de aparelho pra resolver.

Eram “soft reboots”. Não chegava à desligar completamente ou apresentar erros. Só reiniciavam quando rodava alguma coisa. Era ultra irritante.

To vendo que celular Android no Brasil se resumiu a Samsung

5 curtidas

eu sou véio nostálgico, que acreditou no retorno da Nokia, comprei um Nokia 2.3 para minha mãe, e quase matei a véia de raiva…
Acredito que toda e qualquer empresa que venha ao brasil comercializar seus produtos através de outra empresa representante, não oferecerá um bom serviço…as que estão instaladas nacionalmente já não prestam…!!! exemplo Recente… Aiwa e suas TVs lançamento 2022, comprei a de 43 polegadas de presente de natal para minha mãe, (minha cobaia de eletrônicos)… ela tem uma boa definição, áudio bom, sistema fluido… mas não vem com Android TV apenas os modelos acima de 50 polegadas… essa ■■■■■ vem com um tal de Speed Smart que com certeza não terá atualizações…e não possui nada que preste em sua App Store, os dois únicos aplicativos que funcionam é o Netflix e o Prime só… Entrei em contato com a Aiwa, que agora a chamo de Raiwa, eles disseram que o speed smart possui um sistema chromecast, que eu posso espelhar o smartphone na tv e assistir os app que eu quiser… olha que ■■■■■…!!!

Smart TV sem Android é só Samsung ou LG, qualquer coisa além disso é um tiro no pé.

Tive isso uma única vez nos primeiros dias que usei o aparelho.
Depois nunca mais.
Mas bugs realmente tem alguns irritantes, principalmente relacionados ao Wi-Fi e ao sensor de proximidade.
Na tela nunca tive, diferente de muitos relatos, mas já notei que fica um rastro dos atalhos rápidos quando a Play Store abre no modo escuro, mas não parece permanente.
Engasgos enfrento de vez em quando.

Acho que nem a Samsung salva.
Minha mãe também passa apuros com o Galaxy A12 dela.
E não é como se não tivesse usuários de Galaxy S que não reclamassem de alguma coisa.
Mas Motorola e Xiaomi está difícil, e Realme e Infinix não parecem muito confiáveis.

Eu nunca vi meu A03 engasgar, fora com a camera em 48MP… hahaha

2 curtidas

Tenho essa mesma impressão da Infinix, parece ser quase uma white label

O problema é o nosso mercado que cada vez mais se afunila

1 curtida

Eu tive um Motorola One Vision que atualizou três vezes o Android, fora as atualizações de segurança.

Tem muitas TVs com Roku OS, que dizem ser bom

É tem ele tbm, tinha me esquecido.

1 curtida

O Android One é um enorme fracasso. Tive 2 Xiaomi com o One e também foram muitos problemas, inclusive atualização de sistema que deu hard reset.

Infelizmente seria um programa lindo, se o Google não tivesse abandonado à própria sorte.

2 curtidas

Estou é estranhando ainda aparecerem novos aparelhos da Nokia que ainda fazem parte desse programa, que nem a Google parece se importar.
Pra quem está economizando até pra colocar as logos oficiais do Android e da Google na embalagem dos aparelhos, gastar com um programa que praticamente não acrescenta nada nem pra ela nem para o usuário (aliás, só dá mais trabalho pra ela, além de encarecer seus projetos, e pela incompetência exemplificada, nem o usuário sai ganhando), não faz muito sentido.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.