Nobreak + notebook: utilizar ou não?

Pessoal, possuo um notebook Acer Predator Helios 300, e tenho dúvidas em relação à utilização do mesmo junto com um nobreak. É necessário? Pode prejudicar o notebook?

Pergunto pois trata-se de um equipamento caro (notebook), e eu já possuo um nobreak. Minha principal preocupação se deve às quedas constantes de energia (com os subsequentes retornos abruptos). Creio que isto poderia, de alguma forma, com o tempo, danificar o notebook.

Bem, posso usar o nobreak com o notebook? :slight_smile:

Grato antecipadamente.

Nobreak bom custa mais de 2mil, tem que ser senoidal online de dupla conversão, como você utiliza notebook que tem bateria, as quedas de energia não vão atrapalhar o seu serviço, para a proteção do mesmo, compre um bom filtro de linha, com proteção contra surtos de tensão (DPS), procure os da Clamper.

8 curtidas

É isso. Hoje em dia NoBreak vai possivelmente mais atrapalhar do que ajudar. Hoje aqui em casa uso os DPS da Clamper nos dispositivos mais críticos para garantir que um surto de energia não vai prejudicar os aparelhos e nunca mais tive problemas!

Valeu pessoal!

Então, esse não senoidal que tenho aqui, nem vale a pena utilizar, nem mesmo para proteger durante quedas de energia, né?

Sei que não é o ponto do tópico, mas se a bateria do notebook estiver funcionando por pelo menos 5 minutos, não é mais fácil (e barato) simplesmente desplugar da tomada quando a energia cai (e desligar corretamente caso a bateria não dure muito)?

1 curtida

Então, é que meu medo está relacionado a quedas e retornos bruscos de energia, sem tempo para desligar da tomada.

Não sei qual é o seu nobreak, mas é bem possível que ele mais atrapalhe o funcionamento da fonte, do proteger, sobre “retornos bruscos de energia” um fonte de boa qualidade trabalha em na faixa de 90-240V, então se a energia sofrer variações nessa faixa, a fonte vai dar os pulo dela para manter energia segura para o seu equipamento, acima disso, só os DPS ( Dispositivos de Proteção contra Surtos), segue o link caso você queira saber mais sobre o assunto https://www.clamper.com.br/2016/12/16/o-que-e-dps-dispositivos-de-protecao-contra-surtos-eletricos/

Acho que o máximo que deve queimar nessa situação é o adaptador (power brick), que por se tratar de um notebook desse nivel, deve ter uma construção bem parruda e ter as proteções necessárias pra tal.

Entendi. Obrigado pela ajuda, amigos.

O que protege é aterramento combinado com DPS (os filtros de linha da clamper e outros equipamentos mais parrudos).

Esses nobreak comum deixam passar os picos de tensão vindos da rede, os únicos que não deixam são os com onda senoidal de dupla conversão, mas são equipamentos caros e que precisam de proteção de aterramento e DPS também, ou tu arrisca trocar a queima da fonte do notebook por um equipamento mais caro ainda.

1 curtida

Valeu amigo.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.