Nobreak - inalador e aspirador de paciente em casa

Oi, pessoal.
Sou leiga no assunto. Nunca tive um nobreak, nem sei por onde começar.
Meu pai está doente, sendo cuidado em casa. A cada 4hs precisa fazer inalação e a cada 8hs precisa fazer aspiração de secreção de vias aéreas.
O aparelho de aspiração é basicamente uma bomba a vácuo. Tem um motor de 1/5 HP. É bivolt.
O que preciso é de um nobreak para caso acabar a energia, eu consiga fazer a aspiração (dura cerca de 15 a 30 minutos o aparelho ligado).
Não faço ideia qual seria o melhor nobreak para nosso caso.
Podem me ajudar?
Obrigada.

vc sabe o consumo do aparelho de aspiração?

um gerador de energia a gasolina ou diesel não seria melhor? motor consume muita energia, não é qualquer nobreak que aguente, se aguentar, ainda mais por meia hora, não vejo um nobreak barato ou com pouca bateria aguentar um motor por este tempo

quanto seria o valor que vc quer gastar?

1 curtida

Ah… já adianto que em equipamento sensivel desse tipo tem de ser nobreak de senoidal puro… SEM estabilizador de energia.

Como o 123 mencionou, tu precisa saber o consumo… então dá uma olhada atrás dos equipamentos se tem alguma coisa mencionando Volts/Watts/Amperes (V/W/A)… mas muito provavelmente tu precisará de um nobreak beeeeem mais caro…

1 curtida

Pessoal, muito obrigada pela ajuda.
O aparelho de aspiração tem potência nominal total de 75W ou 1/10HP (está escrito assim). ATensão é 127/220V. Frequência de 60Hz. A aspiração dura cerca de 20 a 30 min (fazemos a cada 8hr).

O inalador também tem Tensão 127/220V, frequência de 60Hz e potência não sei. HC 110 (não sei se isso é relevante). A inalação dura normalmente uns 15min (fazemos a cada 4hr).

Normalmente não temos problema de energia, mas esses dias, por causa das chuvas, ficamos 6hr sem energia em casa. Então quero me precaver.

Imagino por uma pesquisa superficial na internet que os inaladores ficam na faixa de 50w a 75w.

Em termos de potência qualquer nobreak deve te atender, por serem equipamentos médicos eu não arriscaria usar um de onda modificada, tem de procurar modelos senoidal.

Normalmente os nobreak usam baterias de 12v com 7a, dando uma carga útil de uns 60wh, então deve aguentar o uso de 1 vez o aspirador e o inalador.

Modelos de potência maior contam com 2 baterias. Aí entra a questão de qual o teu orçamento.

Pra quem tem carro e quer uma gambiarra só para tirar do aperto é comprar um inversor de 12v e ligar na bateria do carro e ligar o carro, assim tem um gerador a gasolina muito ineficiente.

Acho que a solução do @Felipe_Silva com o inversor 12V é uma ótima pedida pra um equipamento de backup e com custo um pouco mais baixo que o nobreak.

Além disso, recomendo olhar com a sua fornecedora de energia, para atualizar seu cadastro com o uso de equipamento médico vital. Em caso de queda de energia e com previsão de retorno muito longa, eles enviam uma equipe com equipamentos necessários para manter tudo funcionando.
A exemplo, a CPFL (fornecedora de minha região) chama o serviço de UTI domiciliar.

1 curtida

A parte importante é a que tu não tem. Ai complica. O que tu pode fazer tbm é olhar o modelo dos aparelhos então.

Eu pegaria isso e daria uma margem de 100%, minimo 150W. Provavelmente um senoidal puro de 1800VA aguente por algum tempo.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.