Nintendo impede que emulador de Wii e GameCube chegue à Steam

Não é como se não tivesse esse programa na internet… nem mesmo versões com o BIOS e etc já preconfigurados e sem virus. hahaha

Mas quem não sabia que Wii e GameCube eram emuláveis, agora já sabem até qual emulador funciona… streisand never fails.

6 curtidas

Detalhe que o pessoal do Dolphin comeu bola porque usou uma parte do programa que não podia, para o programa ser plug and play. Usar as chaves criptográficas já embutidas no código foi o que matou, caso contrário a Nintendo não conseguiria ter aval algum para impedir o emulador de rodar

3 curtidas

Publicidade grátis. Dolphin agradece!

1 curtida

O código do Dolphin inclui somente a chave comum, que é a mesma em todos os Wiis fabricados. É um caso bem diferente dos consoles mais recentes, que tem diversas chaves, específicas para cada console.

A legalidade da inclusão da chave também é aberta a interpretações, tanto que a Nintendo não foi besta de enviar um pedido DMCA diretamente para o repositório do Dolphin, pois se fizesse isso o pedido poderia ser contestado e não existem garantias de que a Nintendo conseguiria sustentar um processo judicial em cima apenas disso.

No pior caso, uma atualização no Dolphin removerá a chave comum e pedirá para que o usuário a providencie por conta própria, e não vai restar mais nada no código fonte que a Nintendo possa usar a seu favor, caso contrário, dado o histórico dela, o emulador já teria sido derrubado faz muito tempo (esse ano o Dolphin completa 20 anos)…

2 curtidas

Eu que tenho o Wii desde o lançamento, agora me senti idoso…

Sim, porém mesmo que por engenharia reversa, se o pessoal do Dolphin ao menos a ofuscasse devidamente ajudaria demais, a Nintendo não teria muito o que fazer. Mas é aquela, a Big N nunca curtiu emuladores terceiros, né…