Recentemente passei a testar estes servidores DNS, porém não os públicos. Fiz o cadastro e personalizei cada um deles. Basicamente estão atuando como firewalls usando as listas de bloqueio iguais as utilizadas pelo uBlock.
Neste momento estou testando o NextDNS e testando se ouve alguma piora (mais latência)
Já usei ambos e agora estou com o Control D. Uso o plano mais básico, que é completo comparado aos concorrentes, mas o plano suporior possui um recurso que funciona como uma VPN, então vc consegue fazer com que todo o seu tráfego ou apenas de determinados serviços/sites, usem servidores em outros países.
Saí do NextDNS pois o suporte parece ser inexistente, mesmo nos planos pagos. Adguard e ControlD nunca tive problema com suporte de ambos, porém acabei escolhendo o ControlD por conta da velocidade de resposta e do ritmo de atualizações (melhorias, novos recursos, etc). Além disso, os FILTROS, como vc comentou, são parecidos entre ambos, por isso, vale a pena testar cada um deles e ver qual te atende. O que estou usando tem filtros próprios, então vc pode utilizá-los.
Aqui o ping costuma ser bem próximo entre as 3 opções, com vantagem ao NextDNS por conta do servidor em BSB (11ms), porém o uptime é bem inferior aos demais.
Abaixo o ping do ControlD em um dos meus dispositivos (estou em Goiás)
Adguard e ControlD possuem versões gratuitas, com configurações básicas. O ControlD permite selecionar alguns filtros pra personalizar a configuração padrão.
Usei o AdGuard por um tempo mas não tive uma boa experiência;
-O app de IPTV na minha smarttv as vezes aparece um vídeo publicitario de 30seg antes de abrir, com o bloqueio do DNS o app passou a ficar travado um tempo como se estivesse esperando o servidor responder, ai ao invés de eu ter que esperar 30seg a cada sei lá 1 de 10 vezes que abro o app, tive que esperar 1 minuto todas as vezes.
-O bloqueio também quebrou links de alguns anuncios do Google Shopping então quando eu estava buscando algum produto pra comprar era uma trabalheira maior achar determinado produto com preço bom, porque muitos varejistas preferem vender mais barato pra quem veio do Google Shop do que se for direto no site.
No PC uso o ABP que me resolve 99% das publicidades invasivas, já na TV ou smartphone aprendi a “pular” as publicidades de olho mesmo.
O DNS do AdGuard é configurável, mas só na versão paga. A versão gratuita aplica um conjunto de regras pré-definidas que são um pouco agressivas (bloqueando a maioria dos links de afiliado, como você notou com o Google Shopping)…
Latência do NextDNS é superior ao do Control pelo menos pra mim, fora que o painel é muito mais simplificado pois no Control é muita informação pra tarefas simples.
Estou testando o NextDNS e até agora, não notei nenhuma lentidão ou aumento de latência. Até fiquei surpreso quando vi os 7ms no ping.
De fato o AdGuard DNS na versão free parece não estar fazendo o serviço direito, filtra mas muita coisa passa. Não sei se eu errei em alguma coisa ou se só a versão paga é que funciona como deveria.