Netflix explica como sofreu falha em servidores e você nem percebeu

Originally published at: https://tecnoblog.net/380351/netflix-explica-como-sofreu-falha-em-servidores-e-voce-nem-percebeu/

Técnica da Netflix permitiu recuperação de sistema enquanto usuários assistiam normalmente a filmes e séries

A Netflix podia dar umas aulinhas de infraestrutura online para HBO GO e Globoplay.

7 Curtidas

Netflix e Spotify são dois serviços que têm um back-end fora do comum. Eu clico no vídeo e já está reproduzindo o conteúdo. Parece até que o Gilfoyle é responsável pela infra… rs

7 Curtidas

Netflix tem CDN próprio e faz parcerias com provedores locais!
Por isso é tão rápido!

2 Curtidas

Netflix usa AWS né?

Enquanto isso eu passei o final de semana sem HBO Go e Telecine. Netflix nunca senti instabilidade, é muito rápido e estável.

1 Curtida

Já me disseram que a Globoplay usa WebView em seus aplicativos de Smart TV e Smartphones.

Correto, mas o critério é bem alto. Não é qualquer provedor local que possui tráfego suficiente para a Netflix fornecer um CDN.

1 Curtida

Os dois realmente são incríveis, pioneiros em suas áreas. Quase que dá pra considerá-los empresas de tecnologia que fornecem conteúdo, do que uma empresas de mídia que usam tecnologia como principal meio, como as outras.

1 Curtida

Mas além dos CDN nos provedores o Netflix mantem CDN nos PTT (IX em inglês), que é onde até os provedores fuleiros acabam se conectando direta ou indiretamente, ou seja, o trafego do netflix raramente vem de outro estado, quase sempre está a no máximo algumas centenas de Km de ti.

Sim, os PTTs brasileiros, com certeza, possuem CDN para entregar o conteúdo a quem está chegando até ele. Caso contrário, teríamos um blackout na rede.

[…] PTT (IX em inglês), que é onde até os provedores fuleiros acabam se conectando direta ou indiretamente […]

Cara, existem, sim, provedores fuleiros conectados ao ix.br, mas não generalize. Chegar até lá é uma coisa ótima para todos. Tem muito backbone de operadora gigante que é uma merda.

Ai que tá, os provedores pequenos estão mais interessados nos PTT que os gigantes, é mais barato comprar transito pro PTT do que trafego IP, por isso boa parte da rede deles acaba se baseando em PTT, ai quando da os colapso nos PTT a internet para pq eles não tem rota alternativa.

Realmente, o custo é mais baixo, porém, por experiência própria, é muito melhor do que um transito IP que utilizamos aqui (menores latências e saltos até o destino).

É muito difícil haver um problema no IX. Coisa que não posso dizer de trânsitos IP (de grandes operador que temos por aqui.

Inclusive, tem uma grande operadora que seu backbone chega no ix.br, mas tem seu looking glass para complementar. Se pedir no-export, não permitem.

Ela também usa!

O fato de ser Webview não atrapalharia em quase nada.
O problema deles esta no Back.

Mas dizer isso é ser obvio!

Na verdade, segundo um antigo desenvolvedor que eu tive o prazer de ter um bate papo, o problema ocorre em Smart TV e dispositivos que não possui bom hardware, acarretando no gargalo de processamento, gerando problemas com o streaming.

E, sim, o back deles deve ser bem abaixo do necessário.

1 Curtida

Mas ai o problema é outro.

Provedor com 5 mil clientes, precisa ter pelo menos 300 Mbps de tráfego só na NetFlix (e isso em momento de baixa demanda).
Toda solicitação deve ser feita em inglês, e se o solicitante fizer alguma “besteira” antes, durante ou depois, é banido do sistema e não volta mais.

1 Curtida