Navegador no Mac em 2021.. qual usar?

Acho o Safari otimo e rápido, porem alguns poucos sites sao parcialmente incompatíveis e funcionam melhor no Chrome…

Já sobre o Chrome, ele tem a imensa vantagem de criar “web-apps” nativamente como atalhos, que ficam fixados no meu dock como se fossem apps mesmo, ou armazenados na minha janela de apps… porém fico com medo dele usar muito recurso de mac (memoria, processador, etc) alem de sugar a bateria…

uso um macbook air M1 com 8g RAM… entre chrome e safari, o que recomendam?

safari: por utilizar menos recursos e ter melhor integração com o SO

1 curtida

Pra mim é Safari sempre (quando possível). 99,9% do tempo estou no Safari pelo motivos que você falou (menor consumo de bateria, memória e etc.) fora a melhor integração com o sistema (TouchID, Force Touch e etc.).

Eu tenho um Firefox instalado para os casos onde o Safari é incompatível. O que tem sido bem raro na minha experiência. A última vez que me lembro de usar o Firefox foi para acessar um site do Governo com Certificado Digital e só.

Há um bom tempo que tenho evitado tanto o Chrome como aplicativos feitos em Electron. São pesados e acabam com a bateria mais rapidamente. Tem anos que não instalo mais Chrome nas minhas máquinas. Esse vídeo dá pra notar que há uma diferença enorme no que diz respeito a bateria:

Eu uso o Safari Technology Preview, que seria uma versão similar ao Chrome Canary, como padrão.

Mas no dia a dia eu acabo usando mais o Chrome estável mesmo.

Basicamente eu faço o login das minhas contas principais (Microsoft, Google, Amazon, etc) no Safari, e os sites que não preciso estar logado eu uso o Chrome.

Guardo o Firefox pra eventualidades, mas Safari na veia quase sempre.

PS1: Chrome is the new Internet Explorer. O Prontuário Eletrônico do Ministério da Saúde só roda direito nessa bagaça.
PS2: Memória e processador estão aí pra serem usados. Se quer ir de Chrome, vai…

Safari, porque a conta de luz tá ficando cara.

3 curtidas

Chrome.
Consome mais memória? Consome. Mas abre todos os sites bem, tem todas extensões que preciso e porque tô acostumado também (desde o início). Sem contar que uso muito o depurador e inspeção de página.

Acho que o que chega mais perto do Chrome é o Edge, cheguei a usar ele um tempo só pra testar e gostei bastante. Incrivelmente leve e rápido.

1 curtida

O Safari para 99% das situações e o Edge (baseado em Chromium) para utilizar sistemas do governo, trabalhar no Teams e Office 365.

Certamente o Safari é o melhor para economizar bateria, mas pra mim o Chrome é indispensável pelas extensões e experiência, mesmo que ele consuma 14GB de RAM do meu Mac Mini 256/16GB.

PS: Trabalho com umas 50 abas abertas em média.

2 curtidas

Safari, ele é mais otimizado pro sistema e ainda sincroniza mais “naturalmente” com outros dispositivos Apple

1 curtida

Firefox. Ultimamente venho usando o Edge, me parece interessante.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.