Navegador Brave compra briga com Google para manter adblock

1 curtida

É importante notar que esse Ă© um problema limitado aos navegadores que usam o motor Chromium, como o Chrome e o MS Edge. Pelo menos ate agora se voce usar navegadores como o Firefox, o adblock uBlock Origin continua funcionando normalmente, inclusive para o Youtube.

2 curtidas

os anĂșncios sĂŁo a principal maneira com que os produtores de conteĂșdo ganham dinheiro no YouTube

Acho impressionante alguém conseguir ficar do lado abusivo dessa história.
NinguĂ©m Ă© contra anĂșncio e aposto que a maioria dos navegantes prefiram anĂșncios do que ter que pagar mensalidades.

O ponto Ă©, de um tempo pra cĂĄ alguns serviços estĂŁo abusando na quantidade e, principalmente, na qualidade dos anĂșncios.

Como se nĂŁo bastasse ter que ver quase uma dezena de anĂșncios pra ver um vĂ­deo curto, ainda sĂŁo anĂșncios fraudulentos que praticam golpes e phishing.

E o que Ă© ainda mais absurdo nessa histĂłria, Ă© que as big techs se preocupam mais em garantir que seus usuĂĄrios vejam seus anĂșncios fraudulentos do que bater de frente contra este mar de anĂșncios enganosos que estĂŁo por aĂ­.

17 curtidas

Se os anĂșncios nĂŁo fossem tĂŁo invasivos e ruins, nĂŁo teria tanta gente querendo bloquear.

7 curtidas

A Ășnica e principal preocupação da Alphabet (dona do Google e cia) é  ganhar mais. Pros criadores de conteĂșdo tĂĄ cada vez mais complicado o YT. AliĂĄs o que tem Ă© vĂ­deo de vĂĄrios deles reclamando de que a plataforma estĂĄ cada vez mais cobrando do criador. E estĂĄ remunerando menos em contrapartida. Isso tudo pra proteger-se da concorrĂȘncia cada vez mais crescente de TikTok e cia.

Basicamente: querem se manter relevantes punindo quem mantĂ©m as ferramentas relevantes, que sĂŁo os criadores de conteĂșdo. Ao invĂ©s de incentivar os criadores a criar conteĂșdo melhor remunerando melhor e tentando reter a enxurrada de gente debandando, punem quem escolhe ficar. E no processo tambĂ©m pune os usuĂĄrios. Porque estĂĄ absurdo as inserçÔes. Pagar? Pra que? Pra ver os criadores que ainda resistem criando conteĂșdos cada vez menos interessantes? Canais que tem milhĂ”es de inscritos com vĂ­deos que tem 10.000 views e nem 1.000 reaçÔes (likes ou dislikes).

Enquanto houver essa mentalidade de que a culpa Ă© do usuĂĄrio e tentar cercear ele de algumas “liberdades” enquanto pune os criadores junto, a concorrĂȘncia vai cada vez mais abocanhar gente. É esse o problema dos executivos: envelhecem e apenas querem lucrar cada vez mais. Suas criaçÔes jĂĄ nĂŁo funcionam mais da mesma forma, mas mesmo assim ao invĂ©s de tentar salvar a criação do abismo ficam empurrando cada vez mais pra lĂĄ.

O Brave? Resta mudar de engine. Ou sobreviver com o Manifest V2 enquanto puder.

5 curtidas

Boa parte dos Youtubers que vejo estĂŁo ganhando mais por patrocĂ­nio e Pix/Superchat que por propaganda do YouTube.

4 curtidas

O maior problema nesse caso Ă© que, como o Chromium Ă© basicamente a engine de navegador mais popular, pode abrir um precedente a la Internet Explorer de sites simplesmente quebrando ou pelo menos estarem capados porque nĂŁo estĂŁo rodando em um navegador Chromium.

Aí que a dor de cabeça começa.

1 curtida

Por exemplo o emissor de notas fiscais que utilizamos na empresa onde trabalho, sĂł funciona no Chrome (nem no Edge direito), entĂŁo tenho o navegador somente para isso.

Uso o Firefox desde a versão 3 e ainda tenho o instalador da versão 4 guardada de lembrança.

1 curtida

Bravo, bravĂ­ssimo :clap:t2:

2 curtidas

Eu falei a uns dias que o Brave estĂĄ normal, eu estou de boa, se for para usar o Firefox prefiro assinar o YouTube.

SĂł os grandes conseguem isso, tipo o Linus. Fora esses dependem dos ads mesmo.

Se falar que Ă© pra pagar os YouTubers, primeiro precisa ser justo com as polĂ­ticas, vĂĄrios YouTubers tomam strike por usar trechos de vĂ­deos de outros, mas o YouTube permite 7 segundos, jĂĄ vi gente com 4 segundos de vĂ­deo tomando strike

O Ășnico problema Ă© esse. Como esses navegadores sĂŁo baseados no chromium, que Ă© desenvolvido pelo Google, provavelmente o manifest v2 vai ficar obsoleto em poucos anos e se nĂŁo houver um fork para continuar o desenvolvimento, complica. Tomara que brave, opera, Vivaldi e outros navegadores se juntem para fazer um fork e continuar o desenvolvimento do Manifest V2.

1 curtida

Eu deixei de usar o Chromium justamente pelo fato da Google ter removido a flag pra desabilitar o autoplay de ĂĄudio e vĂ­deo ao abrir uma nova aba. EntĂŁo vocĂȘ abre 5 novas abas do YouTube todas iniciam o vĂ­deo, enquanto que no Firefox se desativa isso de forma fĂĄcil pelas configuraçÔes, sem ter que ir as flags. Nem flag existe mais no Chromium e outros navegadores baseados no mesmo como Google Chrome, Edge, Brave, Vivaldi, Opera
 AĂ­ tem-se que usar aquelas extensĂ”es de terceiros sem selo de segurança que nem sempre funcionam.
Esse Manifest aĂ­ vai ser outro problema que no futuro pra bloquear os ads sĂł usando scripts com Tampermonkey ou entĂŁo, tendo que adicionar o bloqueio via hosts.

1 curtida

volto a repetir: quem usa adblock sabe o q quer e o q estĂĄ fazendo.

se tudo o mais falhar, crio o meu adblock do p youtube.

firefox e adblock nĂŁo param. caso dĂȘ algum pipoco, basta limpar o cachĂȘ e pronto.

e aqueles anĂșncios q o adblock nĂŁo pega, sĂł sendo uma ameba p acreditar e clicar

1 curtida

Eu acredito realmente que a questĂŁo nĂŁo Ă© ter anĂșncios ou nĂŁo
: Ă© simplesmente a qualidade dos anĂșncios. Google (YouTube) e Facebook (Instagram) tem hoje os piores anĂșncios! Muitos de pĂ©ssimo gosto, anĂșncios que muitas vezes nĂŁo passam pot checagem e em alguns poucos casos atĂ© anĂșncios que contĂ©m algum tipo de golpe.

Pergunta genuina: qual a bronca da galera com o Firefox? E porque gostam tanto de usar esses navegadores baseados em Chromium?

Vc tocou num ponto fundamental; a questĂŁo nunca foi que “ninguĂ©m curte anĂșncios”, mas sim q estĂĄ havendo abusos e quantidades massivas de anĂșncios duvidosos.

3 curtidas

Tmb não entendo. Uso diariamente para acessar uma porrada de sites. Amo a boa renderização de fontes, recursos de bloqueio de autoplay de video, bloqueio de rastreadores e extensÔes completas. A meu ver hoje (no pacote geral) é o navegador mais confortåvel para usar a web.

2 curtidas

Um vĂ­deo interessante pra vocĂȘs

3 curtidas