Não tem como o iOS e Android terem uma espécie de versão definitiva?

No Windows e Mac, apesar de todo ano terem atualizações, os sistemas operacionais são sempre os mesmos, Windows 10 e Mac OS X, dando uma longevidade aos nossos computadores já que compramos sabendo que eles funcionarão por vários anos sem ficarem com seus sistemas obsoletos. Não teria como o mesmo acontecer com os celulares?

1 curtida

Mas não é o que acontece já? Num dado momento o aparelho para de receber atualizações. Essa é a versão definitiva hahaha

Eu tenho um iPad 1 aqui que está zerado, funciona perfeitamente. Um iPad Mini 1 também.

Um tio ainda usa o primeiro Moto G, com um Android desatualizado (nem lembro qual é a versão)

4 curtidas

Pode explicar melhor?

O que vc considera um sistema definitivo ? Ex: estacionar no Android 10 e todo ano agregar features sem subir a numeração ? Porque isso não resolveria o problema da máquina se tornar obsoleta.

Uma hora ou outra ela não vai mais suportar rodar essas features novas, por não ter hardware pra isso, pois em paralelo, novos hardwares são lançados, exigindo updates para extrair esse poder extra.

Podemos observar isso em uma escala perceptível em games. Todos os anos eles são otimizados para extrair poder daquele hardware novo e isso implica que devices antigos passam a não suportar mais rodar em qualidade máxima (porque a exigência de hardware pra rodar o software no máximo subiu.) .

Hoje um Mac de 2012 ainda recebe atualização para o Catalina. No iOS o dispositivo mais velho recebendo iOS 13 é o iPad air 2 de 2014 e o iPhone 6s. Então não vejo usuários Apple reclamando de longevidade, porque isso não é um problema. Agora com Windows e Android eu não tenho esses dados.

3 curtidas

Sim, isso mesmo, estacionarem numa versão e as atualizações anuais serem apenas pequenas melhorias. O Windows tem grande longevidade, meu notebook é de 2015 e nunca deixa de receber atualizações, o meu anterior era de 2009 e foi do Windows 7 ao 8.1 mas creio que se estivesse funcionando ainda assim seria atualizado pro Windows 10. Só no Android que tem essa complicação, não sei de muita coisa, por isso essa minha pergunta, pois não acho que seja certo serem lançados novos aparelhos Android com tão poucas atualizações, penso às vezes que se tivessem uma espécie de “versão definitiva” como o Windows 10 e Mac OS X isso pudesse ser resolvido.

1 curtida

Mas o Mac OS n tem um versão definitiva, todo ano ele recebe uma nova versão, só que ao invés de número, é nome, Majove, Catalina …

2 curtidas

Não existem versões definitivas em se tratando de tecnologias e quaisquer outro produto produzido pelo homem. Peguemos um exemplo bem simples, um ventilador. O ventilador de hoje, por mais simples que possa ser é bem diferente do produzido 10 anos atrás. Partindo para o universo da tecnologia e software em geral, sempre estão surgindo coisas novas, formas mais otimizadas de realizar processos. A demanda por melhorias nunca para, dessa forma é impossível existe a versão definitiva de um sistema operacional.

2 curtidas

Se o Android ao menos pudesse liberar a versão de uma vez pra todos como o iOS, já seria bom. Mas, código aberto, fabricantes, etc…

Então, existe um problema neste ponto, chamado de drivers. O Windows conseguiu essa longevidade por causa de uma cara chamado Hal - hardware abstraction layer, nos smartphones a quantidade de modelos e hardwares disponíveis no mercado dificulta bastante isso… Windows tem uma dominância de desktop na qual os fabricantes de forçam a ser compatível com ele, e Apple fábrica seu próprio hardware… Itens como esse facilitam demais esse controle de versão do S.O.

3 curtidas

Sistema desatualizado, sim. Obsoleto, não exatamente.

Pelo que lembro, o Google só dropou o suporte ao Android 4.x e anteriores.

É claro que um ou outro app não vai funcionar na versão 5, mas a acredito que boa parte ainda deva funcionar.

Não tem nada de definitivo no macOS. Embora eles usem o número 10.x até hoje, cada nova versão traz recursos que não rodam em hardware antigo e deixa eles pra trás. O Catalina, por exemplo, exige Macs de 2012 pra frente por conta dos apps Catalyst que dependem do Metal, API que depende de processadores mais novos da Intel. Assim como o Windows 10 não roda mais em alguns hardwares, mas você provavelmente não nota porque 1. Já tem um computador mais novo e 2. Os computadores já estão super estabilizados e não é sempre que muda algo tão significativo. Smartphone como a gente conhece é algo de 2007, ainda tem muita coisa pra ser adicionada nos sistemas e que vai exigir hardware mais novo. E mesmo assim, se você pegar o iPhone por exemplo, a situação já é bem tranquila. O iPhone 5s, de 2013, recebeu atualizações até 2019 e ainda vai rodar todos os apps por provavelmente mais uns 2 anos. São mais de 6 anos de suporte pra um aparelho que provavelmente não vai ser usado por mais de 3 anos.

1 curtida

Em minha opinião o sistema se torna obsoleto quando não recebe mais nenhuma atualização de segurança…

Só para constar, meu iPhone SE vai se aposentar com 4.5 anos…

Ah… então boa parte dos celulares já nascem obsoletos… hahaha

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.