Originally published at: Não entendi na escola, mas aprendi no YouTube • Educação • Tecnoblog
Pesquisa aponta que 9 em cada 10 brasileiros usam o YouTube para estudar. Entenda como a plataforma de vídeos tem influenciado na educação
Que matéria bem feita, muito legal! Parabéns mesmo.
Hoje em dia não aprende quem não quer.
Praticamente qualquer assunto, sabendo procurar, vc encontra, com qualidade, na internet.
Muito obrigado, Leonardo! Que bom que gostou! =)
Parabéns pela matéria, ficou muito boa.
Gostei bastante, ainda mais ligado a educação, algo tão necessário atualmente no Brasil, eu já compartilhei para uns amigos. Em meio a tanta coisa acontecendo precisamos mais de matérias positivas assim. Parabéns ao Tecnoblog também.
Yep, dá para usar pra estudar e para aprender coisas pra vida também. Tem muito canal explicando sobre economia, finanças domésticas, tecnologia, como fazer, diy, etc. O YouTube é bastante educativo nesse sentido, já no outro sentido… temos o site cujo logo também é vermelho. hehehe
Excelente matéria!
Eu mesmo estou vídeo aulas de introdução ao Adobe Premiere pelo Youtube e estou gostando muito.
Que matéria bem escrita! É o tipo de conteúdo que faz o Tecnoblog se diferenciar dos demais sites de tecnologia.
Sabbatini salienta que o YouTube não pode ser considerado uma plataforma de ensino (ou educação), tendo em vista que o processo pedagógico é bem mais amplo, formado por conexões entre teoria e prática, interações entre professores e colegas, além de avaliações.
Processo pedagógico!? A realidade é que as instituições educacionais no Brasil estão com um ensino cada vez mais descartável. Nesse contexto, o Youtube não só é uma ótima plataforma de ensino, como é a salvação para muitos.
Obrigado, pai Grings! Já me salvou demais
Vou acrescentar alguns detalhes ao debate.
Aprendizagem é um processo complexo que é caracterizado por aquisição de conhecimento e mudança de comportamento.
O problema é que formamos cada vez pior os professores, e chegamos ao ponto de dizer que um vídeo, por si só, dá conta de “ensinar” e o aluno de “aprender”.
Vídeo é um recurso didático para auxiliar o processo.
Temos professores que não sabem ensinar e estudantes que não sabem estudar. Por que um estudante universitário vai assistir uma videoaula e não ler o livro da disciplina ou um artigo científico?
Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.