Na sua opinião, qual a importância dos pequenos provedores no mercado de banda larga?

Você é usuário de uma?

Não sou usuário de uma, mas a importância delas é simplesmente gigante.

Aqui na minha região só tem Vivo.

Net até existe, mas só no centro-centro da cidade, e na avenida acima da minha.

Ah, uns anos atrás a Vivo expandiu a velocidade, que era apenas 2Mb, para 4, depois 8 e finalmente 10Mb.

Todas essas velocidades tinham o mesmo valor na época: 60 reias com fixo, 80 sem.

Eu fiquei feliz, porque imaginei que brevemente a Vivo iria trazer fibra pra minha região.

Big mistake.

Algumas semanas após liberar a velocidade de 10Mb, a Vivo sumiu com ela e com a de 8, mantendo só a de 2 e 4Mb.

2 meses depois, a de 4 também sumiu, e desde então, há 5 anos, só tá disponível 2Mb.

As pequenas provedoras começaram a surgir há 2 anos, e hoje já temos 7 provedoras independentes.

Cada uma delas tem uma velocidade decente de fibra, mas fiquei com medo de contratar, me arrepender e quando fosse voltar pra Vivo, ficar preso em 2Mb.

A Vivo ainda não se mexeu, mas espero que as provedoras locais façam ela sentir cala frio e começar a trazer velocidades decentes pra minha região.

Mas no quesito provedoras: as velocidades estão cada vez maiores e mais baratas. :+1:

2 curtidas

A vivo sumiu com os planos da antiga GVT, na minha cidade, apesar de mostrar esses planos, no site.

1 curtida

A importância é além de mais opções para o consumidor, também é possível ter um link de redundância independente.

Neste caso é importante checar se a operadora local não utiliza a mesma rede.

1 curtida

Somos um pais muito grande, é impossível um provedor cobrir todo o pais, e não entendo exatamente pq os grandes provedores não focam em uma só região do pais, vão expandido a rede uma cidade em cada estado.

Com a queda no custo da fibra e dos links de internet, hoje os pequenos provedores conseguem entregar algo muito próximo aos grandes, não costumam competir em velocidade máxima, mas as velocidades minimas costumam ser boas por um preço mais baixo que os grandes, a Oi já se ligou disso, tanto que está investido em um plano de 50Mbps abaixo dos 100 reais, que costuma ser o valor de entrada nos grandes provedores e alguns pequenos.

Nas cidades abaixo de 100 mil habitantes só existe internet de qualidade por conta dos pequenos provedores.

Olha, sou jogador de uma equipe Semiprofissional de Fifa. O que tenho de amigos que moram em cidades menores e só tem Internet (para o jogo e para a vida) graças aos pequenos provedores… É uma quantidade bem considerável e te faz perceber como a realidade é diferente da minha, que moro em capital com boa oferta de serviços.

Gente que comemora muito quando consegue 20 ou 30mb de velocidade.

Aqui na minha região se não fosse os pequenos provedores, estaríamos presos até hoje aos planos Oi Velox. Ano passado que a Claro veio chegar em uma cidade vizinha da minha com fibra e velocidade de 240mbps, enquanto as locais já chegaram nos 500mbps e planejam aumentar ainda mais a velocidade

Direto ao ponto: não fosse por um pequeno provedor, eu simplesmente não teria acesso à Internet em casa.

2 curtidas

Enorme! Aqui onde eu moro atualmente não existia fibra até há alguns anos (na cidade tinha, mas não atendia a minha região). Chegou uma empresa local oferecendo fibra pra vários desses lugares sem cobertura das grandes operadoras com preços competitivos. Em menos de 2 anos a Claro/NET e a Vivo já passaram fibra aqui (inclusive migrei pra NET porque o FTTH deles chegou com preços bem mais agressivos). Talvez se não fosse o pequeno provedor, nem Claro ou Vivo teriam se preocupado em mudar alguma coisa.

Importância gigantesca, principalmente sendo usuário de uma. Aqui na minha cidade no interior de Pernambuco por um bom tempo só teve as pequenas provedoras como a única maneira de ter acesso a internet por algo que não fosse um modem 3G/4G das grandes operadoras.

Alguns anos atrás lembro de ter visitado minha tia no Recife e lá tinha GVT, fiquei impressionado com a velocidade e pensava quando chegaria na minha cidade. Hoje estou morando em Recife por causa da faculdade, e penso como seria ótimo ter internet igual no interior :grin:

Em Recife também uso um pequeno provedor, por causa do preço e disponibilidade, eles já fornecem para alguns moradores do prédio, então a fibra já estava conectada em uma caixa no térreo, de lá vai até o apartamento em cabo normal. Não tenho o que reclamar da empresa, tem bom atendimento e a internet aparentemente funciona sem problemas, não posso atestar isso pois só uso no wi-fi e há problemas de interferência, então fica impossível de afirmar quem é o culpado quando começo a perder pacotes.

No interior tenho 100/20 de internet por 70 reais, comparando com Recife que são 20/(esqueci) por 75 reais. Falando da empresa, é uma das poucas do qual tem meu respeito, por fornecer internet 24/7 sem problemas, além do atendimento e suporte técnico ótimos. É tão de boas que nas raras vezes que a internet fica lenta eu nem entro em contato com o suporte, pois sempre resolvem rápido.

Hoje temos a Vivo fornecendo internet via fibra por aqui, e fica atrás dos pequenos provedores, o único que balançou o mercado aqui foi outro pequeno provedor que chegou ano passado, foi quando minha internet subiu de 50 para 100 MB. Espero que a briga continue dessa maneira, só tenho a ganhar.

1 curtida

Uma conversa simples e direta:

A Vivo oferece em minha região somente planos de até 25mb e com picos/vales constantes, tornando a experiência desagradável para eu que utilizo jogos para passar o tempo, algo que esses picos/vales atrapalham bastante o PING (conectividade entre o PC e o servidor do jogo).

Além de entregarem uma internet instável e NÃO ENTREGAREM FIBRA ÓPTICA, acabam entregando um máximo de 10% da velocidade contratada para upload (velocidade de envio dos dados), tornando desagradável também o envio de vídeos, transmissão ao vivo ou até chamadas/conferências.

Por outro lado,

Encontrei um provedor local que tem velocidade muito superiores por entregarem em minha residência a famosa internet FIBRA.

Consegui contratar 250mb (dez vezes superior à anterior) por um preço mais em conta (antes eu pagava R$125,00 e agora pago R$99,90) e uma experiência muito melhor, pois tenho agora taxas de download e upload iguais!

Consigo fazer transmissão ao vivo, ligação de vídeo, enviar arquivos para a nuvem e jogar no computador, enquanto minha internet ainda possui diversos megas livres e uma internet estável, pois a fibra óptica sofre menos interferência, sofre menos perda de dados e possui uma largura de banda maior, transferindo muito mais dados em menos tempo.

Trago essa breve história pois essas enormes vantagens que encontrei no meu bairro, é resultante de um “pequeno provedor” que consegue entregar em bairros populares uma internet de extrema qualidade por um preço acessível.

2 curtidas

Aqui é pequena ou nada, sempre teve Oi Velox, até chegar as pequenas (hoje são 4), como a OI não vende mais o Velox, sobrou só as pequenas, que na verdade juntas são gigantes, mais de 50% do mercado nacional, pago 100 reais em 100/50 mb , e penso em aumentar para 200/100 mb (150 reais) mes que vem.

Extremamente importante, mesmo usando a Live Tim seria interessante se chegasse algum provedor pequeno. Isso não vai acontecer, pois é mais vantajoso eles atenderem bairros pequenos, afastados ou cidades pequenas, do interior em que os grandes provedores não chegam ou não tem interesse $$$.

A Vivo ainda oferece somente ADSL de 2Mb aqui na rua :sweat_smile:. Tem a NET, mas aquela venda casada não me agrada muito.

Quando fui em Mossoró-RN em 2017 lá em um bairro novo (casas sendo construídas ainda) já tinha dois provedores, Brisanet e TCM, entregando fibra óptica. A qualidade era muito boa, mas não sei como está hoje.

Moro em São Paulo na Freguesia do Ó, e mesmo sendo de frente para uma avenida “importante” a fibra da Vivo chegou na Avenida, mas na minha rua acredito que ainda não chegou. A fibra que passaram na avenida foi em 2013 :cold_sweat: .

Seguindo a avenida até chegar praticamente no fim dela, tem bairros mais “pobres” que a FDO e lá não chega esses grandes provedores em boa parte. Muitos dizem por ser bairros de “área de risco” (inclusive o meu bairro) que os correios chamam de “Áreas com restrição de entrega”.

Num desses bairros conheci um provedor que começou a oferecer internet para as pessoas, que não tinha opção ao não ser 4G, passando cabo de rede CAT6 pelos postes. Não sei se é legal, mas no final do ano passado eu vi que eles agora somente usam fibra, ou seja, evoluíram e agora trabalham oferecendo esse serviço para qualquer pessoa que solicite. Claro que tem suas limitações de não poderem comprar aquelas centrais que as grande provedoras utilizam e que geralmente atendem quase 200 pessoas em uma central.

Seria bacana, quem tem uma boa grana, planejar uma criação de um provedor local para atender cidades afastadas dos grandes centros onde nenhum dos grandes provedores atendam.

2 curtidas

Moro num pequeno bairro do subúrbio do RJ. Aqui só tem como opção o provedor local e a Oi Velox. Inicialmente, eu tentei assinar a Oi, mas eles demoraram tanto para me atender, que eu desisti. Pesquisei sobre o provedor local, vi que era legalizado (tinha medo de ser gatonet) , assinei e tô com eles desde 2015. Velocidade muito boa (implantaram fibra ótica tem uns 3 anos) e poucas vezes me deixou na mão. Só o suporte técnico que deixa a desejar, pois só atende em horário comercial.