Na sua cidade, os provedores locais oferecem mais vantagens em relação às gigantes?

Há cinco anos atrás pensar que um dia seria possível ter uma internet descente no interior onde moro era um sonho distante. Ter uma internet de míseros 2 megas era luxo e para poucos.

Mas em um curto intervalo de tempo os provedores de internet locais deram um salto gigante. Quando falo que hoje no interior dos interiores do Ceará dá pra ter uma internet de 1 GIGA a um preço relativamente acessível não acreditam em mim. Poisé

O preço médio de uma Net de 2 mega há poucos anos atrás hoje é equivalente a uma de 200 megas. Foi lindo ver esse salto.

E na sua cidade, os provedores locais também estão fazendo um bom trabalho?

7 curtidas

Também moro em cidade pequena e apenas os provedores locais possuem fibra.

1 curtida

Aqui na minha região, os provedores locais em questão de 2 anos saltaram da faixa de 10 megas pra 500 megas, e com preços muito competitivos. Esse ano que a Claro/NET chegaram com o plano de 240 megas, mas as provedoras locais já tomaram de conta do mercado local, o que é ótimo, por que a competitividade aqui tá enorme. E é muito provável que até o ano que vem já surja planos de 1 Gbps na região

4 curtidas

Bem, na minha cidade uso fibra de um pequeno provedor, as grandes estão nem aí em colocar a infraestrutura para oferecer internet, querem tudo pronto sem investir, um absurdo!! Pago 50 reais por 15 megas, acho um pouco razoável, mas, não tanto assim!! Ele e os demais ISPS estão colocando com tudo fibra arrojada e melhorada!! A minha reclamação com este refere-se à latência, velocidade e o site dele ser antigo de doer!! Exceções à parte, faz um bom trabalho!! Net, Vivo, Oi e outros grandes provedores são dolorosos no preço e qualidade!!

3 curtidas

Aqui em Milagres/CE pago R$ 90 por 40MB, e o cara disse que ia aumentar pra 100MB e pelo mesmo preço. Fibra ótica e tal.

Enquanto isso nem sei quanto a Oi Velox tá cobrando, mas o que não falta é reclamação das poucas pessoas que ainda assinam.

4 curtidas

Aqui, Tubarão/SC, 50MB está R$ 80 e 100MB está R$ 100, não cobram instalação em condomínio e ainda fornecem o roteador

1 curtida

Em questão de preço e download eu acho lindo o provedor local.
Mas em questão de upload, latência, qualidade do modem/roteador, suporte técnico… é até pior que a vivo.

2 curtidas

Aqui em Marechal Cândido Rondon temos uma situação meio inusitada: por mais que a cidade seja uma cidade de fronteira com o PY e possuir cerca de 52 mil habitantes, foi a cidade piloto da Copel fibra (ou uma das), então temos a melhor operadora de internet em toda a sede municipal, mas além disso, nós temos outros três provedores regionais com fibra tbm: Domus Telecom, Opção Telecom e Toledonet, em todos os casos com planos bons por preços bacanas. Exemplo: Rui tenho um plano de combo triplo (internet + telefone + tv) sendo 50Mbps de internet por 99,90 e hoje fiz um upgrade para 100Mbps é agora pagarei 129,90, então sim, estão sendo mais interessantes que operadoras grandes…
Ps: até na casa da minha avó em Cascavel (~320 mil habitantes) eu coloquei um provedor regional…

3 curtidas

na minha cidade, o provedor que reina aqui dispõe de 20 megas de download e 10 de upload, fibra ótica é claro, por 55 reais e isso no plano básico.

1 curtida

Muito melhor, aqui no interior de Pernambuco acho ótima a internet, e quem dera a capital fosse da mesma maneira, pago mais lá por menos. Hoje tenho 100/20 mb por 69,90, e meu provedor já fornece 1gb por 299,90, só não sei a velocidade de up dessa de 1gb. Mas não é só velocidade, qualidade da conexão e atendimento também são bons.

2 curtidas

Aqui no nordeste do interior de SP, há muitos anos a Algar (antiga CTBC) teve monopólio e eu pagava 100,00 por 4Mbps/400Kbps, além de quedas e atendimento bem ruim.
Há 1 ano e meio apareceu um provedor local, com fibra, 30/10Mbps pelos mesmos 100 mensais, e no início era lindo. Hoje é pior do que a antiga: não tem suporte nenhum, boleto de pagamento atrasada sempre, quedas constantes (mês passado ficou mais de 5 dias com conexão intermitente), latência enorme.
Só que 8 meses atrás a Net/Claro terminou de fibrar a cidade inteira, oferece 120/60Mbps por 99,00, modem roteador dual Band e eu nunca tive uma queda de conexão (sim, possuo dois provedores, em dois locais, por isso tenho experiência de ambos).
Pelo menos aqui, o player grande é melhor.

4 curtidas

Se for provedor local de fibra, em geral é tão bom quanto os grandes. Agora se for tecnologia jurássica como HFC (cabo), como a Multiplay, não vale o que o gato enterra na areia.

2 curtidas

Sim! Pra mim a principal vantagem não é o preço (que é praticamente o mesmo dos grandes), mas o fato de não imporem limite/franquia de download e upload e não praticarem traffic shaping.

3 curtidas

Bom, vamos corrigir a ortografia (sim, sou “cagador de regra”): é DECENTE.

Ao assunto: por aqui tem 3 das 4 grandes com presença de internet fixa.

  • Oi é a piada, estão mais defasados do que tudo. Não conseguem oferecer mais do que 5Mbps.
  • VIVO desabou a qualidade. Antes, quando era GVT, era uma maravilha. Recentemente pedi instalação de 50Mbps na clínica da minha namorada (havia disponibilidade, segundo eles). O técnico testou e no melhor cenário a velocidade não passava de 35Mbps. A empresa se RECUSOU a fazer o downgrade mesmo com o técnico literalmente passando horas ao telefone com eles. ANATEL teve que entrar em cena. Em tempos de GVT nem questionariam e me dariam o downgrade na hora (sou cliente desde os primórdios da antiga GVT e já tive cenário desse tipo antes).
  • NET/Claro: tenho em casa, 120MBps, atualmente a mais competitiva em preço. Funcionar funciona. Mas tem muita instabilidade de sinal, principalmente durante o dia. Mas entre pagar 120Mbps e pagar mais por 25Mbps pra VIVO fiquei com a NET mesmo.

Sobre as concorrentes: a única aqui que merece destaque é a Titânia Telecom. Ou quase. O departamento comercial deles é uma piada. Parece que eles não querem captar novos clientes. Aqui foi uma guerra pra conseguir um orçamento em 2 endereços que eles tem cobertura. Mas pra quem quer FTTH e IP Fixo, não tem outra. O problema é que pra não pagar a instalação exigem-se 3 anos de fidelização. Se não fidelizar são R$ 2.000,00 só pra instalar. E o plano mais barato (10Mbps síncronos) saem por módicos R$ 290. Claro, não dá pra comparar com uma internet da VIVO ou da NET, é outro nível de serviço, 80% de garantia de velocidade, etc. MAS é algo fora do alcance da maioria dos mortais.

De resto, provedores pequenos a rádio. Esses eu nem considero.

Cuiabá/MT.

2 curtidas

Meu irmão quando morava aí assinava a Claro, e realmente era péssima segundo ele. Converso com outros clientes da operadora em um fórum, e tem muita reclamação do HFC da Claro, é sempre a mesma queixa de instabilidade ou velocidade bem abaixo da contratada, sobretudo nos horários de pico, o que indica node saturado.

Tenho a impressão de que atrairam muitos clientes com os 120Mbps em lugares onde a Vivo e Oi insistem no xDSL cretáceo, mas sem investir em infraestrutura, a rede HFC ficou saturada em muitas localidades. Quem está insatisfeito e tem alternativa está migrando pra Vivo, Oi ou provedores locais de FTTH. Cabo e xDSL já deram o que tinha que dar na minha opinião, melhor concentrar esforços e recursos em fibra óptica.

3 curtidas

E eu que tenho 100 MB da NET e ainda é cabo Coaxicial, e não chega a nem 100 MB e sim 60 MB fora que a minha casa é sobrado 2 andares e o WIFI da net é muito ruim ele é interno e pior se conectar o meu roteador D-link de 6 antena nele e por ele como modem (Modo Bridge) ele não funciona não envia o sinal pro roteador, e o pior não tem como passar pro segundo andar porque a casa é muito antiga teria que refazer toda a fiação fora que tem muitas paredes.

Fora que o cara da NET quando foi lá desconfigurou toda a minha rede e ainda falou que piso da minha sala influência o sinal, (minha sala tem 6 metros)

1 curtida

Aqui até Janeiro de 2018 eram 3 empresas locais oferecendo FTTH, 10 megas por 99 reais. Chegou a Claro com FTTH com 120 megas por 99 reais e todos os provedores abaixaram os preços. Agora o plano padrão é 100 megas por 99 reais.

A Claro foi e abaixou novamente o preço, agora é 240 megas por 99 reais e os provedores não se mexeram ainda.

Então acho que depende da região. Teve um boom de provedores quando a Anatel tirou um pouco a burocracia, dispensando custo da licença para provedores com menos de 5 mil clientes.

Hoje cidades pequenas e médias tem planos melhores que as capitais, devido ao valor alto de se entrar em uma cidade grande. O jogo finalmente virou.

4 curtidas

O triste de ter que lidar com provedor pequeno é a falta de conhecimento e a estagnação em usarem tecnologias antigas pela dificuldade em implementar as novas. Já passei por alguns daqui da minha cidade e é impossível conseguir convencer alguém a redirecionar portas para o seu IP (o terror chamado CG-NAT, e a resposta? “Mas senhor nós não fazemos bloqueio de portas”)

Mas é impressionante como que em um curto intervalo de tempo na minha cidade começou a surgir esses provedores de fibra, hoje tenho 100 Mb com 50% de upload por 109,90 e tem uma outra empresa fazendo 400 Mb pro 129,90. No entanto não dá nem pra sonhar com um IP público (300 reais!) ou um redirecionamento de portas.

2 curtidas

Sim felizmente temos as operadoras locais que nos fornecem fibra coisa que empresas gigantes não

1 curtida

Olha, eu moro numa cidade relativamente grande no estado do RJ. Mas no bairro onde eu moro essas grandes empresas não prestam serviços ou não tem a capacidade de entregar o melhor aqui.
Então recorremos aqui com esses provedores locais. Hoje em dia pagamos 80 reais por 40mega de internet tanto pra Download como pra Upload.
Uma grande empresa, por exemplo, te oferece um plano básico de 10mega por mais de 100 e ainda tem que ter linha telefônica/televisão por assinatura…

1 curtida