Na hora de se organizar, um aplicativo não é o suficiente

Eu uso o OneNote e o Notion, mas poderia muito bem fazer tudo em um único.

OneNote: esquema bullet journal digital.

Notion: acompanhamento mensal das metas anuais.

O notion tem uma curva de aprendizagem um pouco maior mesmo, mas depois que fiz o primeiro planejamento anual, os demais foi só copiar e colar.

1 curtida

Eu faço uso do sistema GTD para minhas tarefas há uns 8 anos e nunca consegui usar de maneira disciplinada - sempre caía do vagão. Meu sistema era aparentemente bem organizado, mas sempre faltava clareza e nunca conseguia agir; isso porque por anos usei as ferramentas Wunderlist e depois MS To Do, que são ferramentas bastante engessadas.

Já sabia da existência do Notion, mas o “canivete suíço” me pareceu complexo demais e não conseguia pensar numa maneira de instalar meu sistema, mesmo porque absolutamente todos os tutoriais falavam sobre usar databases para tal, com linked databases e lógica dentro delas, o que deixa o sistema também engessado ou complexo demais… enfim.

Até que certo dia li um post no Reddit sobre criar páginas para ‘contextos’ e usar o campo “Linked to this page”, aí uma lâmpada acendeu forte na minha cabeça. Consegui enfim criar meu sistema lá, e ficou muito fácil transformar ações em projetos e linkar com outros projetos e etc etc. Agora consigo alocar contextos a qualquer bloco em qualquer lugar da database principal, que fica no formato board e tem a listagem de todos os contextos, entre outras informações.

Meu sistema é totalmente baseado no sistema da Thais Godinho, do Vida Organizada, que por anos escreve sobre seus sistema de organização e produtividade.


Hoje todas minhas notas de referência ficam no Evernote, mas isso porque uso o Evernote Legacy; o programa tá me forçando a instalar a versão atual (electron leproso), então a transição total para o Notion pode ser uma realidade próxima.


Já tentei usar o Obsidian para substituir o Evernote e não curti. É super rápido, ainda mais se comparado ao Notion, que pode ser irritantemente lento, mas achei muito simples. Talvez tente de novo algum dia.

3 curtidas

Acredito que tem uma ferramenta que ajuda muito, é o Clickup, você consegue criar desde tarefas até documentos, etc… Alguém usa aqui o Clickup?

1 curtida

Sou do tipo de unificar tudo em um só app, e isso é um problema pra mim.
Como sou advogado, preciso de um sistema específico para acompanhamento processual. Para isso uso o astrea que tbm tem agenda, tarefas e financeiro. Nisso ele me supre bem.
Minha dificuldade é como lidar com anotações e tarefas pessoais.
Hoje uso OneNote para guardar notas e informações importantes, mas que procuro acessar esporadicamente e tento usar o Ms to-do e calendário do Outlook.
Porém, como estou mais habituado com o sistema profissional, acabo não dando muita atenção para os das tarefas pessoais

Hoje eu aprendi o seguinte vendo esse vídeo (3min);

AS: Passos tangíveis que você realmente faz, como escrever, enviar, fazer (verbos);
Ref: Ideias que apoiam o AS;
BI: Coisas que você precisa ter mais clareza ou ganhar no futuro. Sabendo o que adiar e o que fazer agora, você prioriza sua vida.
Qualquer outra coisa são as distrações.

Quando encarar esses aplicativos, segmentar as tarefas nessas 3 listas.

O Clickup é a ferramenta que usamos aqui no TB. Saímos do Notion e migramos para lá.

Gosto bastante, acho bem completo, da criação de documentos às automações, que ajudam bastante na comunicação entre times. A única coisa que é complicada é a instabilidade que por vezes afeta o serviço. Notificações demorando para aparecer, por exemplo. Tem diminuído, mas ainda rola de vez em quando. Fora isso, é uma solução bem boa.

2 curtidas

Estava há 3 semanas procurando ferramentas de gestão de projetos, até cheguei a perguntar sobre “Notion self-hosted” e neste final de semana comecei a migrar o Trello da minha empresa pro Clickup.

Não posso dizer que estou usando intensamente, mas é exatamente o que precisava. Não vamos ter uma curva de aprendizado grande na equipe, pois consegui deixar o sistema com os boards bastante similares ao Trello, mas com o “poder de subtarefas” que estavam fazendo muita falta e acabando com a organização, já que dependíamos muito de comentários e coisas acabavam se perdendo no meio do caminho.

O fato de conseguir fazer MUITA coisa a partir do teclado, deu uma agilidade enorme.

Até então, apenas 2 coisas me incomodaram: 1. Tarefas principais deveriam ter a possibilidade de herdar a data de entrega das subtarefas. 2. Comentários deveriam ser exibidos do mais novo para o mais velho.

2 curtidas

Uso alguns apps como calendário e o Google Keep, etc
Mas ao invés do Evernote (já usei) ou do Notion, instalei uma wiki (mesmo sistema usado pela Wikipedia) no meu site e tem me servido muito bem.