MPF recorre a Google e Apple para limitar Telegram no Brasil

1 curtida

Vão tirar os aplicativos da loja, mas ainda vai existir a opção de instalá-los de fora, pelo menos no Android, que tem a maior faria de mercado no Brasil. E depois vem o que? Bloqueio através das operadoras? Tem como utilizar VPN e proxy. Tudo bem, isso ainda reduz bastante o número de usuários ativos, mas entendem aonde quero chegar (ou eles, os ditos “juízes”)?

É possível que vc seja preso por utilizar o aplicativo, após a onda de bloqueios?

E não tô nem forçando a barra hein. Porque, primeiro, não tem como as autoridades descobrirem o que vc anda fazendo no app, uma vez que nem o próprio app colabora, há uma forma de limpar os dados e encerrar todas as sessões, e que só pode ser acessado com senha.

Segundo que, já que o próprio Telegram não colabora, a forma que estes ditos cujos acham que podem solucionar o caso é bloqueando/dificultando o uso (que podem ter certeza de que, ao fazer isso a comunidade vai se juntar pra burlar esses bloqueios, fazendo o Telegram crescer ainda mais). E, por causa disso, o último passo é: daqui pra li acabar por nem permitir o uso (em outras palavras, transformar em crime). E aí eu quero ver…

É óbvio que se trata de uma variável bem remota, mas que o andar da carruagem nos induz a considerá-la. Esperemos pelos próximos capítulos…

15 curtidas

Alguém sabe o número de usuários do telegram aqui no Brasil?

1 curtida

Bom, se isso acontecer, as alternativas para que os usuários não sejam (tão) lesados são:

(Esse comentário foi censurado pelo Judiciário Brasileiro)

16 curtidas

É incrível nosso país, pior, muitos concorda com esses absurdos.

2 curtidas

Quem realmente usa o telegram vão conseguir usar, problema mesmo são as vítimas de fake News, os que tem baixo conhecimento e participa desses grupos que acredita em tudo que posta

O problema mesmo vão ser as tentativas de golpe “ensinando” as pessoas a burlarem o bloqueio

Só alterar o local da loja App Store, resolve 100%, no caso uso a loja americana (com cartão da nomad)

1 curtida

Feio e imoral

Ô loco estão apelando sem pudor alguma por censura, mesmo eu achando que o Bozo não tem qualquer chance de reeleição, mas pelo visto não querem correr risco algum. Mas queria perguntar aos procuradores o que que eu e milhares de usuários que não compartilhamos fake news e fazemos uso legítimo do serviço temos a ver com isso.

Se esses são os principais a defenderem a censura. Até o Tecnoblog tá enfiando goela abaixo o fato do Telegram não responder o TSE, como se já não tivesse mencionado isso milhares de vezes em diversas notícias, postadas quase que diariamente.

Uns 120 milhões mais ou menos.

não chega a isso não, você esta falando de 60% da população e mais de 10% de usuários do Telegram mundo, o Brasil não representa 10%, nem sei se a a América Latina representa 10%, 120 milhões é muita coisa, pode ser metade

pesquisei aqui: no começo de janeiro do ano passado, Telegram informou que tinha 500 milhões de usuários; no final do ano passado, informou que ganhou 70 milhões de usuários. Considerando que ganha 10 milhões de usuários por mês, Telegram deve está com 600 a 630 milhões.

Aparentemente o Brasil tem ~110 milhões de smartphones em uso. O Telegram está instalado em ~60% deles.

60% de 110 milhões = 66 milhões.

É menos do que o amigo ali em cima disse, mas ainda é gente PRA CARAMBA.

Pensa que uma eventual decisão de bloqueio vai afetar mais de 60 milhões de Brasileiros, dos quais muitos usam o app para trabalho, estudos, nuvem, etc.

A impressão que me passa é que, com uma decisão dessas, o TSE e o MP afirmam que esses 66 milhões de brasileiros são traficantes de drogas ou bolsonaristas fervorosos que consomem fake news. Não faz sentido.

8 curtidas

O importante é que a maioria dos tiozões da fake news não vão saber instalar o Telegram por fora, já ajuda.

2 curtidas

Na boa se o MPF, o STF e a PGR não prevaricassem tanto não precisava banir o Telegram. Bastava prender quem dia após dia atenta contra a democracia e nada lhe acontece. O problema são as pessoas que todos já sabem quem são, mas se tornaram intocáveis nessa distopia que vivemos.

O episódio do Telegram é muito mais complexo do se imagina a meu ver. Acredito que o pessoal do TSE está tentando previnir uma selvageria nas redes. O próprio tecnoblog já fez podcast mostrando um outro lado do aplicativo que há coisas bizarras e se mantém ativo sem problemas.

Bem, é só olhar o que está acontecendo nesse país nessa guerra de narrativas e as milhares de notícias falsas e absurdas que ocorrem todos os dias. Eu não tenho rede social, mas minha mãe tem, sempre que ela fala comigo que viu algo na rede e me pergunta se é verdade. Tem coisas tão absurdas que ela deveria já logo descartar, mas pelo menos hoje em dia ela me manda e me pergunta se é verdade ou não.

Eu não vejo como censura, ainda mais que fizeram contato e buscaram diálogo e foram ignorados. Também acho muito delicado algo ter muita influência e não dar satisfação a ninguém, ainda mais se isso pode realmente gerar consequências nefastas na sociedade.

3 curtidas

Será que a justiça também está preocupada com as fake news divulgadas na TV no horário eleitoral gratuito, ou blogs que cinza abertamente patrocinados por partidos que espalham ódio e fake news como brasil247?

5 curtidas

A simples utilização do aplicativo não causa nenhum dano a outrem, pra criminalizar isso a gente teria que afundar muito mais no poço em que já estamos. Além do que, seria um crime praticamente impossível de ser punido, porque seria quase impossível de ser descoberto, já que quem o faria estaria burlando todas as outras barreiras. Ou seja, viajou.

Bloquear o aplicativo eu não sei se é a melhor estratégia, diminuirá o número de usuários sem resolver o problema, mas também não foi a primeira opção né, o Telegram que tá ignorando qualquer tentativa de contato. Nem alegaram proteção a privacidade ou sei lá, simplesmente ignoraram. Aí é foda.

1 curtida

Não entendo porque alguns comentaristas estão julgando isso como censura, sendo que tentaram contato com o Telegram e tudo mais e foram ignorados.

Claramente é necessário alguma ação do Telegram contra esses grupos de fake news e grupos extremistas, mas como a empresa está cagando pra isso, eu vejo o bloqueio do app como uma medida que precisa acontecer.

4 curtidas

Exatamente por isso que não se deve se voltar apenas a decisões simplistas como recurso último de combate às fake news. Quais as medidas, a longo prazo, que o governo está implementando para que a população se policie quanto a isso? Tipo, você mesmo se julga uma pessoa que não confia em qualquer coisa nas redes, certo? Isto se deu através da educação, seja autodidata, ou por alguma fonte externa de aprendizado.

Ai eu te pergunto: tu acha que o Estado vai dar educação pra população? Duvido. É muito mais fácil, menos custoso, pra eles, manter a população ignorante e só ferrando com medidas paleativas que, no final das contas não combate nada e eis o porquê:

Isso é uma farpa para começar a querer implantar todo tipo de medida simplista para casos que o próprio Governo nunca vai querer combater de forma eficiente.

As pessoas que usam o Telegram para esse tipo de bagunça, se for bloqueado, vão atrás de VPNs, proxys, outros aplicativos, não há limite pra esse povo. Essa galera é como água, discute com barreira não, só arrodeia.

Esse mesmo princípio pode levar a bloqueios cada vez maiores e aí eu pergunto novamente: qual o prazo até nos tornarmos uma China, onde o governo está de olho em tudo, com a desculpa de “querer manter o controle pra evitar a bagunça”?

Eu não compactuo com isso, e qualquer indivíduo, dentro de uma sociedade, com o mínimo de privacidade e noção de liberdade também não compactuaria. Mas fica a critério de vcs decidirem de qual lado verdadeiramente estão…

2 curtidas

Adoro o “argumento” da militância antibolsonarista no Tecnoblog:

“Tem que banir a venda de faca, tesoura, estilete e qualquer outro objeto cortante, pois tem alguns que usam essas ferramentas para ferir outras pessoas”.

Não tem lógica alguma defender a censura, mas hipocrisia e lógica nunca andam juntas mesmo.

2 curtidas