MPF notifica Anatel sobre WhatsApp ilimitado em planos de celular

Motivo óbvio: ninguém liga para os outros apps de mensagem instantânea…

1 curtida

Mas a vida não é esse jantar todo, o mercado deve explicar o porque da vantagem sobre apenas uma empresa de aplicativo de mensagem.

É como se as operadoras não cobrassem dados do Google, sendo que existe outros players como Bing e Yahoo. e o Cade/MPF está certo em pedir explicações.

“Ah mas o Whatsapp é o mais usado”, não importa irmão, não dá pra deixar uma empresa popular ter vantagens por ter um publico maior, isso é anti-competitivo, SIMPLES ASSIM!

6 curtidas

Taí uma coisa que necessitava de explicação mas ninguém questionou na época por ser conveniente pra todo mundo kkkkkk

2 curtidas

Vou falar o óbvio aqui, mas vamos lá: a explicação é simples: é uma questão comercial. Não é vantagem nenhuma comercialmente oferecer outros aplicativos de mensagens instantâneas porque isso não vai atrair clientes.

1 curtida

A minha operadora libera a banda pra outros apps como Movit, Tinder, Pinterest e ninguém se importa.
Só dão essa importância toda pq todo mundo usa o Whatsapp.
Bastaria liberar o Telegram, Signal e mais um ou outro com algum relevância.

Particularmente, prefiro a franquia livre pra usar como eu quiser. As operadoras devem estimar um uso médio de Whatsapp pra fazer a oferta de uso ilimitado. Pra mim, seria muito mais interessante pegar essa estimativa (incluindo facebook, instagram, etc.) e liberar para o uso q o cliente quiser.

2 curtidas

Nextel chegou a oferecer zero-rating de Telegram e Google Allo (quem lembra?), além de Whatsapp e Facebook Messenger no Happy.

1 curtida

Nuss… :laughing: :laughing: :laughing:

O MPF e CADE estão certos em pedir esclarecimentos. Por que os app do Facebook tem esse privilégio ? A troca de quê? E o fato do WhatsApp ser o mais popular, pode ser fruto desse “privilégio” econômico.

3 curtidas

Tem um monte de coisa que o MPF faz vista grossa, pra mim credibilidade zero.

1 curtida

Isso ocoore por causa de recurso chamado cdn grandes empresas de telecom instalam espelhos das plataformas mais usadas em seus back bornes para reduzer o trafego de internet para fora de sua rede, ex. Se eu cliente de céu envia umz mensagem Whatsapp para outro cliente ceu, logo esse trafego gera zero de consumo para a empresa ceu, pois o cdn Whatsapp faz esse papel sem precisar recorrer a recursos externos da rede. Obviamente instalar cdn tem custos e elas implantam apenas para osque tem mais tráfego com Facebook que vwm Facebook, Whatsapp e Instagram e google netflix, globoplay so ai economiza 90% do trafego com cdn.



Vim falar justamente disso @evefavretto, como ainda tenho minha mãe que se mantém cliente do antigo Nextel Happy (atualmente mantido pela Claro NXT, porém em breve deve ser descontinuado em prol do Claro Flex), no app aparece que tem zero-rating para o Telegram, Messenger e o extinto Google Allo, mas mesmo assim ninguém nunca deu importância maior ao Nextel Happy em prol do Tim Beta, por exemplo.
Ou seja, resumidamente, só dão o acesso ilimitado ao WhatsApp, justamente por ser o único que atrairia clientes!

Ninguém nunca deu importância pra Nextel inteira né, foi por isso que quase faliram e precisaram ser vendidos pra Claro

2 curtidas

Verdade @evefavretto !!! Infelizmente, pq era uma das melhores operadores (segundo o ranking de satisfação da Anatel e da pesquisa da Folha). Se ela tivesse tido maior atenção por parte dos usuários, tlvz ela fosse agora nossa 4ª maior operadora (com a extinmelhores operadores (segundo o ranking de satisfação da Anatel e da pesquisa da Folha). Se ela tivesse tido maior atenção por parte dos usuários, tlvz ela fosse agora nossa 4ª maior operadora (com a extinção da Oi batendo a porta).

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.