MPF notifica Anatel sobre WhatsApp ilimitado em planos de celular

Motivo √≥bvio: ningu√©m liga para os outros apps de mensagem instant√Ęnea‚Ķ

1 curtida

Mas a vida não é esse jantar todo, o mercado deve explicar o porque da vantagem sobre apenas uma empresa de aplicativo de mensagem.

√Č como se as operadoras n√£o cobrassem dados do Google, sendo que existe outros players como Bing e Yahoo. e o Cade/MPF est√° certo em pedir explica√ß√Ķes.

‚ÄúAh mas o Whatsapp √© o mais usado‚ÄĚ, n√£o importa irm√£o, n√£o d√° pra deixar uma empresa popular ter vantagens por ter um publico maior, isso √© anti-competitivo, SIMPLES ASSIM!

6 curtidas

Taí uma coisa que necessitava de explicação mas ninguém questionou na época por ser conveniente pra todo mundo kkkkkk

2 curtidas

Vou falar o √≥bvio aqui, mas vamos l√°: a explica√ß√£o √© simples: √© uma quest√£o comercial. N√£o √© vantagem nenhuma comercialmente oferecer outros aplicativos de mensagens instant√Ęneas porque isso n√£o vai atrair clientes.

1 curtida

A minha operadora libera a banda pra outros apps como Movit, Tinder, Pinterest e ninguém se importa.
S√≥ d√£o essa import√Ęncia toda pq todo mundo usa o Whatsapp.
Bastaria liberar o Telegram, Signal e mais um ou outro com algum relev√Ęncia.

Particularmente, prefiro a franquia livre pra usar como eu quiser. As operadoras devem estimar um uso médio de Whatsapp pra fazer a oferta de uso ilimitado. Pra mim, seria muito mais interessante pegar essa estimativa (incluindo facebook, instagram, etc.) e liberar para o uso q o cliente quiser.

2 curtidas

Nextel chegou a oferecer zero-rating de Telegram e Google Allo (quem lembra?), além de Whatsapp e Facebook Messenger no Happy.

1 curtida

Nuss… :laughing: :laughing: :laughing:

O MPF e CADE est√£o certos em pedir esclarecimentos. Por que os app do Facebook tem esse privil√©gio ? A troca de qu√™? E o fato do WhatsApp ser o mais popular, pode ser fruto desse ‚Äúprivil√©gio‚ÄĚ econ√īmico.

3 curtidas

Tem um monte de coisa que o MPF faz vista grossa, pra mim credibilidade zero.

1 curtida

Isso ocoore por causa de recurso chamado cdn grandes empresas de telecom instalam espelhos das plataformas mais usadas em seus back bornes para reduzer o trafego de internet para fora de sua rede, ex. Se eu cliente de céu envia umz mensagem Whatsapp para outro cliente ceu, logo esse trafego gera zero de consumo para a empresa ceu, pois o cdn Whatsapp faz esse papel sem precisar recorrer a recursos externos da rede. Obviamente instalar cdn tem custos e elas implantam apenas para osque tem mais tráfego com Facebook que vwm Facebook, Whatsapp e Instagram e google netflix, globoplay so ai economiza 90% do trafego com cdn.

Vim falar justamente disso @evefavretto, como ainda tenho minha m√£e que se mant√©m cliente do antigo Nextel Happy (atualmente mantido pela Claro NXT, por√©m em breve deve ser descontinuado em prol do Claro Flex), no app aparece que tem zero-rating para o Telegram, Messenger e o extinto Google Allo, mas mesmo assim ningu√©m nunca deu import√Ęncia maior ao Nextel Happy em prol do Tim Beta, por exemplo.
Ou seja, resumidamente, s√≥ d√£o o acesso ilimitado ao WhatsApp, justamente por ser o √ļnico que atrairia clientes!

Ningu√©m nunca deu import√Ęncia pra Nextel inteira n√©, foi por isso que quase faliram e precisaram ser vendidos pra Claro

2 curtidas

Verdade @evefavretto !!! Infelizmente, pq era uma das melhores operadores (segundo o ranking de satisfação da Anatel e da pesquisa da Folha). Se ela tivesse tido maior atenção por parte dos usuários, tlvz ela fosse agora nossa 4ª maior operadora (com a extinmelhores operadores (segundo o ranking de satisfação da Anatel e da pesquisa da Folha). Se ela tivesse tido maior atenção por parte dos usuários, tlvz ela fosse agora nossa 4ª maior operadora (com a extinção da Oi batendo a porta).

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.