Mozilla testa troca de Google por Bing como buscador padrão no Firefox

Bing é horrível comparado ao Google, ao invés de simplesmente melhorar o serviço ficam querendo empurrar a qualquer custo.

1 curtida

Mas sejamos realistas, mesmo se ficasse melhor que Google a massa não pararia de utilizar, aka Whatsapp e Telegram.

Em um exemplo mais próximo temos o Edge contra o Chrome, mesmo o Edge sendo mais otimizado pra windows (especialmente notebooks) a grande maioria prefere baixar o Chrome.

6 curtidas

A verdade é que o pessoal da Mozilla parece seguir um feedback de um núcleo hardcore ali dentro, aqueles caras barbudos, com camisa do Tchê que tem ipad, iphone,
mac m1 e um tesla na garagem. E acham que o perfil deles deve ser o perfil de todos.

Não estou dizendo que o firefox tem de ser igual as outros navegadores, mas as diferenças do firefox que antes eram a sua virtude, agora são a sua desgraça. Essas diferenças estão se tornando irritantes. Essas barras de ferramentas grosseiras e tão minimalistas ao ponto de fazer o Windows 1.0 graficamente sofisticado. Desde a v90 as abas de navegação parecem pestanas enormes e pesadas que ocupam quase metade da tela.
Isso na interface. Problemas recorrentes com experimentos, páginas deixando de ser compatíveis, um motor JavaScript lento e atrasado. Um dos últimos problemas que tive
foi o tempo do clique do botão do mouse, que por algum motivo eles alteraram para 100ms e desde então tive que passar a usar um plugin para remediar isso.
E pasmem, não é o meu mouse que está ficando velho é o browser mesmo. A cada nova versão solto uma frase: Para que fizeram isso? Pq tiraram isso? Pqp por que isso está assim?
Está árduo usar esse navegador e talvez ele esteja se tornando no novo IE6! E eu estou me acostumando cada vez mais com o Edge. A volta dos que não foram!

5 curtidas

Se não há riscos do Google parar de pagar, acho perca de tempo testar um concorrente, afinal sempre vai listar ali quem der o maior lance no leilão.

Além disso, eu preferiria testar uma alternativa com algum foco nas propostas do Firefox, o DuckDuckGo é conhecido pela preservação da privacidade, seria um teste muito mais interessante.

2 curtidas

A Mozilla esquartejou o FF Mobile, antes era um navegador leve, com extensões e com muitas funções. Hoje é um navegador um pouco diferente do Chrome… Aparentemente no desktop a coisa tende a ficar ruim também, esse Proton é uma vergonha em questão de interface de usuário.

Não boto mais fé na Mozilla.

3 curtidas

O FF Mobile de hoje é muito mais leve do que em 2018 por exemplo. Vc testou recentemente esse navegador?

Eu deixei de usá-lo mês passado, insisti muito desde o seu relançamento.

A abolição do Photon foi a gota d’água, acabei desistindo…

Quem sabe futuramente? Quando a Mozilla liberar o about:config novamente, quando as extensões que foram removidas voltarem, quando possuir um gerenciador de downloads novamente, puder customizar a página inicial… Nossa, bateu saudades do FF 68 :neutral_face:

2 curtidas

Nos testes que fiz, o DuckDuckGo trouxe resultados MUITO mais precisos que o Bing. Fora que este último traz uma penca de propagandas junto que confundem tanto quanto aqueles múltiplos botões de download nas páginas de torrent.

5 curtidas

Se o Firefox trocar meu buscador padrão pelo Bing, eu troco o Firefox pelo Edge. :I

O Bing nunca encontra o que eu preciso… ou quando encontra, está na terceira ou quarta página…

Pois é. Removeram uma cacetada de funções, tudo com a desculpa de melhorar desempenho, mas guess what, tá cada vez mais uma carroça e consumindo mais memória do que nunca. Pior que mesmo assim ainda não consigo me habituar à concorrência, apesar da Mozilla estar tentando com todas as suas forças.

Além das abas ficarem gordas.

Comecei a usar o FF em 2008 na versão 2. alguma coisa era incrível, muito a frente do seu tempo.
Infelizmente o FF não é mais a mesma coisa, desde a versão 6 ou 7 a Google começou a investir muito no Chrome, ainda fiquei no FF por muitos anos até 2017 na versão 50 e pouco e me vi obrigado a ir para o Chrome para ter melhor compatibilidade com ferramentas do dia a dia.

Fiz uns testes com o Brave logo quando foi lançado mas era ruim de mais, aí quando migrou o motor para o Chromuim lá por 2019 fiz alguns testes gostei e uso o Brave com DDG desde então.

É focado em privacidade assim como o FF mas possui um modelo de negócio mais sustentável do que a Mozilla.

É triste mas como as coisas estão caminhando não vejo um futuro muito promissor para o FF.

Sobre a interface concordo plenamente. Todo mundo vem há anos tentando deixar o navegador mais invisível para dar ênfase ao conteúdo e vem a Mozilla com essa barra de abas horrorosa. Pra mim foi uma decisão de design estúpida. A única explicação é que se for pra agradar telas sensíveis ao toque. Mas em PCs isso ainda é mais um pequeno nicho do que uma realidade.

Saudades do Firefox 3.6.