Mozilla fecha acordo bilionário para manter Google como padrão do Firefox

Originally published at: Mozilla fecha acordo bilionário para manter Google como padrão do Firefox – Internet – Tecnoblog

A Mozilla vai receber ao menos US$ 1,2 bilhão ao longo de três anos para o Firefox dar prioridade ao Google em vários países

ainda bem, uso o firefox desde 2013, e não me arrependo, não estava preparado para o fim desse grande navegador.

2 curtidas

Nós prezamos por sua privacidade… até o Google nos fazer uma proposta tentadora.

Quero nem imaginar quanto o Google vai lucrar nesses 3 anos se ele está disposto a pagar 1.2b…

1 curtida

Opções > Pesquisa > Mecanismo de pesquisa padrão (mudar o buscador). Problema resolvido. :+1: Ninguém é obrigado a usar o Google.

3 curtidas

Eu também, Netscape na veia, baseado no código fonte acerto dele.

Exatamente. Aqui só vou de DuckDuckGo, sem a intrusão do Google.

2 curtidas

Exato, Continuar contribuindo para o monopólio do google é foda.

1 curtida

No caso dos buscadores, não temos um monopólio, o que não falta são opções, DuckDuck, Qwant, Bing, Yandex, Search Encrypt, SearX, WolframAlpha e assim por diante.

Ou seja, com tantas opções e com grandes empresas apostando no segmento, fica evidente que a liderança do Google no ramo é SIM devido a qualidade de seu buscador.

Inclusive diversos buscadores já vem pré-configurados nos navegadores, precisando apenas o usuário optar por qual prefere, sem precisar, sequer, de conhecimento técnico para isso.

Desta forma, vou ter que discordar de você, não há monopólio, o que há é uma excelência no buscador da Google que faz as pessoas o preferirem. Um exemplo é com o Edge, vem com o Bing por padrão, mas a maioria acaba alterando para o Google.

Outro exemplo é quando o Firefox vinha com o Yahoo e a maioria trocava para o Google.

Portanto tentar justificar sua dominância por um monopólio que não existe é não querer reconhecer que o produto é bom e ninguém conseguiu oferecer algo a altura.

1 curtida

https://permita.me/?q=Sarcasmo

Usava o FF durante algum tempo, mas mudei para o Chrome, mais rápido e me dá a integração com o navegador no celular. Sei que o FF também faz isso, mas tenho preferido o navegador do Google.

Se alguém oferecer algo melhor, o dominante cai na hora. Foi assim do altavista para o Google.

Realmente eu tb não chamaria de monopólio. Mudo para o DuckDuckGo sem dificuldade alguma. O problema grave do Google é não existir almoço grátis e o usuário ser muito forte a moeda de troca, acima dos limites do aceitável, uma intrusão que com o mundo cada vez mais digitalizado, a cada ano vira algo mais grave. E que bom que temos alternativas.

1 curtida

É fato, não é sarcasmo. Que com ter alternativa.

Vocês estão precisando ler mais.
Vamos lá, na maioria das discursões sobre qual navegador é melhor, todo mundo que usa Fire Fox diz usar o mesmo por ele ser oque mais se preocupa com a privacidade do usuário, o próprio Fire Fox não cansa de fazer propaganda sobre isso e assim como a Apple levanta a bandeira da privacidade, mas ai ele vai e faz um acordo com uma empresa como o Google que é justamente mal vista por essas pessoas que presam por privacidade, já que o Google coleta tudo de informação que consegue de cada usuário. Ou seja, ao fazer um acordo com uma empresa dessas o Fire Fox não esta se importando com a privacidade dos usuários dos países que envolvem esse acordo, oque vai contra toda essa propaganda que ele e seus usuários fazem dele.
Agora ficou claro essa postagem minha?

Uma vez eu tentei usar o FF e me inscrevi não sei aonde e a Mozilla não parava de mandar e-mails sobre privacidade, revolta digital, um monte de coisas revolucionárias e… Fecham acordo com o Google!

Concordo plenamente com você. Quem já recebeu os e-mails da Mozilla sabe do que você está falando.

Eu entendi claramente e não respondi. Agora que tu insiste nisso vou te dizer o meu ponto de vista por acompanhar essa história a 3 décadas desde o Netscape abrir o código que virou Firefox e a condução da fundação Mozilla.

O Google SEMPRE financiou. E financiava pesado qdo não existia o Chrome. E após o Chrome parou de financiar.

Hoje renovou e já fazia isso a bastante, ela paga por algo específico. Visibilidade no buscador. Só isso. Ela não paga para ter participação no projeto. Isso que a Google paga é praticamente um banner de propaganda. Não faço essa tua relação, ela não paga uma participação no projeto. Não acredito que esse pagamento da direito a esta interferência.

Não temos como saber com toda certeza da garantia da privacidade, mas percebo a olhos vistos que usando o FF com DuckDuckGo não acontecem as coisas sinistras e de quando isso Chrome, logado no Google e com toda a extrema intrusão que ele pratica.

Eu prefiro o FF por achar melhor de desempenho a recursos e de lambuja pela maior privacidade. Discordo do teu ponto de vista.

Eu em nenhum momento disse que o Google paga para interferir no projeto do Fire Fox, mas sim que é incoerente você erguer a bandeira da privacidade e fazer um acordo com uma empresa igual o Google. A Apple faz isso também, ela faz o showzinho dela sobre privacidade, incluindo aquela vez que ela disse não ao FBI, mas ela também tem esse acordo com o Google para o mesmo ser o buscador padrão do iPhone .
Foi dito neste tópico pelo @anon31878329 que os navegadores já vem pré-configurados com vários buscadores diferentes e que não é necessário conhecimento técnico para mudar entre eles , isso esta correto, porem, isso é uma visão de alguém que já esta acostumado com tecnologia, todos nós aqui somos usuários atípicos, oque nós vemos como básico e “não precisa de conhecimento técnico” pode ser um bicho de 7 cabeças para um usuário realmente comum. A maioria das pessoas nem sabe que é possível mudar o buscador de um navegador, aliás experimente usar o termo navegador quando for explicar algo para um usuário comum e você já verá ele fazer uma cara de paisagem. Então se você colocar o Google ou o buscador que for no seu navegador o usuário comum vai usar aquele buscador sem questionar. Logo todos os usuários que usarem o Google como buscador pois ele veio como padrão no navegador deles, estarão tendo seus dados coletados pelo mesmo, mesmo se forem usuários do Fire Fox, o tal navegador que presa por privacidade.

Sem contar o tradutor que faz muita falta, acabo muitas vezes consumindo material em russo e o tradutor do Google Chrome ajuda e muito. Vai ano atrás de ano e a Mozilla não fecha acordo com alguém, nem que seja o Yandex Translate ou Bing Translator para oferecer tal recurso.

Sempre acabo voltando para o Google Chrome por isso, estou de vento e polpa no Firefox, caio em um conteúdo russo e tenho que levar a página para ser traduzida no Google Translate, além de não ser produtivo, a experiência não é a mesma que com o tradutor integrado como ocorre no Google Chrome e Microsoft Edge.

1 curtida