Mozilla anuncia leva de demissões e foco em IA com novo CEO

1 curtida

Ter um leque de produtos é bom, mas ter foco no seu produto principal é melhor ainda. Espero que a raposa de fogo ressurja mais forte.

2 curtidas

@Taichou Lamentável a Mozilla diminuir o foco nos produtos que a “filosofia” dela acredita. Tenho usado o Firefox Relay com frequência depois do vazamento do meu e-mail e esperava que pudesse chegar no Brasil. Agora, nem tenho mais expectativas.

1 curtida

Ah… a Mozilla tem feito tanta M que nem parece mais a boa e velha mozilla…
Um video detalhando melhor… (pra esse doido falar mal de empresa de opensource…)
Edit: o cara nem falou mal da Mozilla, ele simplesmente fez um dossiê detalhando vários podres da empresa… hahaha

5 curtidas

Sim, não só o Relay como também sua VPN, mas eu entendo a empresa, melhor focar no produto principal do que ser uma empresa de tudo e ao mesmo tempo de nada. Grande exemplo é a Dropbox, mesmo com as Big Techs entrando no seu tipo de negócio, continua a focar nele.

Se vc acha que o Dionathan do Diolinux “passa pano” em algo só porq é Open Source vc n conhece o trabalho dele mesmo. Ele não é um fanático e sabe as qualidades de sistemas e softwares, sejam abertos ou não. O cara usa o Google Chrome como navegador padrão. Tu acha mesmo q ele puxa o saco de algo open?

2 curtidas

Sim, ele puxa saco de muita coisa opensource SIM. Ao menos foi a impressão que me deu durante os ultimos três meses que eu comecei a acompanhar ele de forma esporádica. E não foi pouca coisa.

diminuirá os investimentos no mozilla.social (uma rede social dentro do Mastodon), na sua VPN, no Mozilla Relay (recurso de mascarar email) e Online Footprint Scrubber (ferramenta para remover pegadas digitais e anunciado na semana passada).

Não que investir em IA não seja uma boa idéia, entretanto, fazer isso em troca de prejudicar outras áreas, que atualmente estão bem mais alinhadas com o discurso de privacidade tão defendido pela organização, me faz discordar dessa posição.

Eu já o acompanho faz anos, e considerando que o nicho dele é este, até que ele é bem pé no chão, já que reconhece o Windows como um SO melhor para games; usa serviços e apps do Google; comprou um Macbook; entre outros.

Não sinto que ele é aqueles ativistas malucos tentando converter todo mundo para o Linux e que só usa o que for de código-aberto. Inclusive, como o próprio vídeo que você divulgou mostra, ele não evita fazer questionamentos sérios para apps e organizações do mundo do código livre.

8 curtidas

Não entendo o motivo de tantas e tantas empresas estarem correndo atrás de IA. Logo, logo o mercado de Inteligência Artificial estará lotada de mais do mesmo e muitas empresas abandonando esses projetos.

Hoje ele é muito mais de boa e amadureceu bem ao meu ver.
Antigamente, quando conheci ele, bem lá no início… Ele era super defensor do Ubuntu e da Canonical e ai de você criticar a empresa ou a distro…
Há alguns anos, por volta de 2018, ele tava chato insistindo nos snaps e os defendendo com unhas e dentes, mas parece que caiu na real devido certos acontecimentos.
Recentemente, o que mais vem incomodando o povo é a forma como ele trata e se refere ao KDE Plasma e quase sempre o comparando com o Gnome, jogando o Plasma lá pra baixo, dando indiretas, sempre pra detonar o Plasma de alguma forma, aquelas criticas ácidas. Até hoje ele ainda critica muito e tenta ver as coisas por um prisma do Gnome, do GTK e faz comparações como se quisesse Gnomizar o KDE Plasma. É complicado, mas não me incomoda nada isso. Eu sei que alguns se sentem ofendidos com os comentários dele sobre o Plasma, sobre os excessos de opções, formato do botão X. No fórum dele eu vi uma discussão faz pouco tempo devido a um vídeo que ele fez novamente criticando pontos no Plasma.

Sim, por isso eu linkei esse vídeo.
E sim, eu sei que o maluco que tem Linux no nome é coisa de Linux, mas ao menos eu lembro que achei meio forçado algumas coisas que foram ditas. Mas enfim, pode ter sido só impressão.

Até pode ser isso, mas acho que não era sobre o Ubuntu. O YouTube recomenda muito vídeo antigo aqui. (Seria lindo se o YouTube desse um jeito de pesquisar no histórico de assistido por autor…)

Também uso o Relay, mas só a parte gratuita dele.

Um produto que eu gostava era o LockWise, mas durou muito pouco e eles cancelaram o produto pra incluir um gerenciador de senhas no app do Firefox, mas nunca funcionou bem, o LockWise era muito melhor.

O Firefox para Android era ruim, aí a Mozilla resolveu refazer o app todo do zero! Mas parece que depois disso ficou ainda pior :cry:

De todos os navegadores que testei pra Android, o Firefox é atualmente o pior.
E até mesmo no Ubuntu estou gostando mais de usar os navegadores baseados em Chromium, só continuo no Firefox por insistência.

No passado eu até colaborei com trabalho voluntário pra Mozilla, mas hoje em dia não dá vontade nenhuma de apoiá-los.

2 curtidas

Isso eu falo antes dele ter canal e sim o blog dele. Depois teve a época que defendia muito o Mint e logo se tornou praticamente um hater do Mint e hoje é indiferente ao Mint, mas prefere o tal Pop OS.

off topic

Engraçado que isso se aplica a várias pessoas em relação a várias coisas.

Antigamente ele era muito 8 ou 80, hoje ele é mais indiferente a tudo, no sentido de elogiar e criticar as coisas e conseguir ver coisas boas até mesmo no que ele antes tecia excesso de críticas. Por isso eu digo que ele amadureceu.
Quando ele tinha o blog sem interligação ao fórum, cansei de ter comentários deletados justamente por criticar a atitude dele. Mesma coisa me ocorreu no vídeo do Manjaro, no qual fez isso com diversas pessoas que tentaram corrigir as informações erradas que ele passou.
Hoje ele usa o Pop OS mas não defende com unhas e dentes, sabe lidar com criticas a distro e reconhece os problemas, já que nada é perfeito.
Mudou pra melhor ao meu ver.

Acompanhe mais tempo então e verá que pra ele o que vale de fato é a excelência em software. O cara tem MacBook, Notebook com Windows, Placa Nvidia, Usa Distros Linuxs com firmwares fechados e tu acha que puxa saco de algo open? kkk

Ter tudo não quer dizer que não possa ser puxa saco ou dar a impressão de ser, diga-se de passagem.

Mozilla tem uma situação meio complicada. O Gecko é, honestamente, velho, browser virou praticamente commodity e a principal fonte de renda é o competidor direto.

Eu, como usuário leigo, não vejo diferença entre o Firefox e outros navegadores em termos de funcionamento. Pra mim, todos funcionam iguais.

Tenho o Firefox e o opera instalados em meu celular, e o navegador da Mozilla é o principal.