Originally published at: Motorola Razr: celular dobrável entra em pré-venda por R$ 8.999 • Celular • Tecnoblog
Motorola Razr pode ser adquirido nas lojas da fabricante e nas operadoras Vivo, Claro e TIM; celular dobrável possui apenas eSIM
Intrigado como cobram tão caro por um celular desse nível, só porque é dobrável.
Marketing, construção de componente(s) novo(s) e principalmente P&D custa recursos. Muitos recursos.
Como falei em outro tópico:
R$ 4.000,00 acima de um top dessa geração só porque dobra? o cara tem que sofrer muito da síndrome de status pelatus* para comprar uma parada dessas.
*gastar o que não tem, para comprar o que não precisa e tentar impressionar quem não está nem aí para você.
A verdade é que cobram esses valores absurdos porque tem quem paga. Bens de consumo funcionam desta forma, paga-se caro para mostrar que tem dinheiro para esbanjar. Para quem realmente tem dinheiro, o valor é irrisório. O problema são os que não têm condições e compram por puro capricho e inflação de ego.
Metade do tamanho pelo quadruplo do preço.
“A Motorola pede que os usuários conservem o aparelho em bom estado, e diz que “protuberâncias são normais” na tela dobrável.”
Pedir pra conservar o aparelho em bom estado é o mesmo que dizer: Meu celular é mais frágil do que uma taça de cristal, qualquer vacilo e ele quebra. Quanto as protuberâncias serem normais, só faltou dizer que é uma feature.
Gente, vocês parecem que nasceram ontem.
Tecnologia nova custa caro, e sempre vai custar caro. Não por capricho das fabricantes, mas por questão de custo de P&D, custo de fabricação de componentes novos, fora o marketing envolvido.
Vamos para alguns exemplos de tecnologias que começaram proibitivas, mas foram amortizados com o passar dos tempo?
- Robôs aspiradores
- Novas gerações de consoles (lembram do valor do PS4 e 3 no lançamento?)
- TVs 4K
- Smartphones
- Celulares
- TVs
- Rádio
- Carros
Isso serve também para serviços como Internet, telefone fixo e voos. Nenhuma tecnologia ou serviço novo começa barato. Isso é amortizado com o tempo.
Daqui 3 ou 4 anos, celular dobrável vai ser tão trivial quanto smartphones comuns.
9mil em um Snapdragon 730? É lindo mas passo.
Normal o preço considerando dólar a mais de 4 reais e custos pra desenvolver uma tecnologia nova, P&D como já falaram. Pelo menos vem com fones premium Denon Audio e caixinha que vira alto falante.
Dou 7500 nesse dobrável, Motorola, é pegar ou largar.
Eu acabei de ver um comercial dele na Globo.
COMERCIAL NA TV.
A Motorola está apostando alto nisso… Embora o hate seja geral nos canais de tecnologia, eu não tenho dúvida que vai vender bem entre aqueles que só querem um celular diferente.
O preço está na média de um top de linha, o problema é que ele não tem specs de flagship.
Seria melhor custar 12mil e ser realmente um top de linha. Poderia ter feito apenas um lote especial e em seguida lançado essa versão mais barata, prq ai faria sentido.
Essa onda de dobráveis não vai pegar. Seria mais interessante investir em outras tecnologias, por ex baterias menores com mais capacidade.
Show! Muito bonito e funcional, vai vender igual água no deserto.
Galera quer que toda tecnologia já nasça barato, complicado…
Eu já tive VÁRIOS “celulares concha”(termo que era usado antigamente)
Motorola V360, Motorola V191 Nokia 6085, Nokia 6131,Nokia 2760.motorola V3 Black e um Startac analógico que não funcionava entre outros tantos “celulares concha”…
Agora isso ai é olho gordo da Motorola querer cobrar 9 mil reais num celular que é feito de cristal? Fala sério né… Se for para torrar R$ 9mil em um celular vou logo de iPhone 11 pro por um pouco a mais que não tem essas frescuras de “tomar extremo cuidado”.
Já tive um LG Sensations Baby e um K1 Prata.
O ponto não é o modelo da tela, seja ela móvel (dragonfly & butterfly da ZTE, flip, book) — embora essas peças também tenham passado por P&D para garantir que funcione por mais tempo que os modelos antigos — ou se é fixa (abraço como Mi Alpha, borda como o Galaxy SX Edge), mas sim o formato da tela.
Tela dobrável é tecnologia nova, para fabricar é um inferno. Até isso ser amortizado, vai ser isso aí mesmo: 9 mil, 13 mil.
1500 dólares * 4,31 + 7% de sales tax ~= 7000 reais
Ou seja, o preço está apenas 20% acima do valor nos EUA, acho que nenhum celular vendido aqui tem uma relação tão boa em relação ao preço lá fora.